A limpeza da pateira dos anos 90 do Século XX, vista do lado de Óis da Ribeira |
O aterro da ponte, que se vê ao fundo, há 23 anos e onde agora fica a chamada ponte nova de Óis da Ribeira |
- ANO 2001,
há 23 anos!
O aterro da ponte
e a nova... ponte!
A não dragagem da pateira!
O Instituto Nacional da Água (INAG) deu luz verde, há precisamente 23 anos, para obras no aterro da ponte de Óis da Ribeira.
Os trabalhos deviam-se aos danos causados pelas cheias, que causaram milhares de contos de prejuízos aos lavradores, quer nos campos de Cabanões, quer principalmente nos de Óis da Ribeira - o que levou a vigorosa intervenção da Junta de Freguesia presidida por Fernando Tavares Pires junto da Câmara Municipal de Águeda.
O objectivo era controlar as cheias.
Hoje, como se sabe, tudo foi substituído pela nova ponte, inaugurada a 14 de Outubro de 2017, depois de meses e meses de obras paradas.
O desassoreamento da pateira foi outro caso de há 20 anos, já que a CPU, uma empresa de Lisboa, deu como concluído o estudo para os trabalhos de desassoreamento da pateira - que, em futuro próximo, ia ser apresentado às Juntas de Freguesia ribeirinhas - as de Óis da Ribeira, Fermentelos e Espinhel.
- NOTA: Quanto ao desassoreamento da pateira, ainda não foi feito e por ele se espera. A última dragagem da lagoa foi feita nos anos 90 do Século XX e os detritos foram totalmente despejados nos campos de Óis da Ribeira. A imagem de cima relembra a tubaria que, meses atrás de meses, esteve instaladada nas águas da lagoa, para o espectivo desassoreamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário