terça-feira, setembro 10, 2024

E nada, nada, nada... para Óis da Ribeira!

O cartaz oficial do evento
Cicloturismo da Junta de Freguesia 
de TravassÓis em 2016


A Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - TravassÓis... - vai realizar o seu passeio de cicloturismo de 2024, no próximo dia 22 de Setembro. 
O passeio começa e acaba em Travassô,como se pode ver no cartaz oficial - que está aqui ao lado.
Vá lá que, enfim.., embora de «raspão», a caravana até passa pelo território da nobre, histórica, esquecida, abandonada e desprezada vila de Óis da Ribeira.
O que é o que é e vale o que vale, nem mais nem menos! 
É a realidade travassÓisense dos dias de hoje, de ontem e do futuro!!!
A inscrição é obrigatória, por 8 euros (para maiores de 3 anos), e dá direito a uma t-shirt e uma pulseira que serão entregues na altura da inscrição e respectivo pagamento - nas secretarias da Junta de Freguesia e locais habituais.
A partida será às 8,30 horas, do adro da Igreja de S. Miguel de Travassô, passando os cicloturistas pela Fontinha, por Segadães, Trofa e Aguieira, pela Cumeada, Ameal e Assequins, pela cidade de Águeda (com lanche de reforço, sandes, fruta e sumos), Paredes, Casaínho(s) e Oronhe, por Espinhel, Óis da Ribeira e Cabanões, até ao parque fluvial de Almiar, em Travassô - no limite com o rio Vouga, Alquerubim e Eirol.
O convívio será neste parque fluvial do rio Vouga, em Almear.
A actividade insere-se na Semana Europeia da Mobilidade e tem apoio da Câmara Municipal de Águeda e da empresa Manuel da Silva Henriques, Lda.
O cartaz oficial do evento

DROP - o Festival 
de Instrumentos 
de Sopro!


O mesmo parque de Almear vai ser palco horas antes (pela tarde e noite de sábado, dia 21 de Setembro) do DROP - Festival de Instrumentos de Sopros, que terá instrumentos de sopro convencionais e não convencionais.
O festival, a partir das 15 horas, terá participação da Fanfarra Káustica (às 22,30 horas), do Feel The Steel (das 17 as 19,30) e do Brass Band e do Dozen Brass Band (das 18 às 21,30). O multifacetado artista Bitocas mostrará a «Viagem do Centro do Som» (às 15,30 horas) e a noite fechará com o DJ Rui Veiga, da meia noite até lá pela uma hora da madrugada.
A organização é da Junta de Freguesia da UFTOR e da Luarky - Associação Cultural e Recreativa -  que, curiosamete e por singular coincidência, tem sede na Rua Comendador António Bernardino (no bloco de apartamentos), em Óis da Ribeira, e que, segundo a sua página oficial de facebook, «nasce(u) de uma vontade de dar vida a projetos de gaveta».
Bem que os poderia dinamizar e desengavetar em Óis da Ribeira.
As promessas de há 3 anos...


Tudo em Travassô e
nada, nada para... Óis
da Ribeira!

O d´Óis Por Três congratula-se com estas dinâmicas culturais e recreativas mas não deixa de reparar que a Junta de Freguesia da (des)UFTOR  «puxa» tudo para Travassô e deixa a vila óisdaribeirense a chuchar no dedo, quando a este tipo de organizações.
O ano de 2024, em Travassô e por acção do empreendedorismo juntista, já teve a Feira do Mundo Rural (que decorreu de 30 de Maio a 2 de Junho) e vai ter mais estas duas iniciativas: o DROP (Festival de Instrumentos de Sopro) e o cicloturismo (que passa por Óis).
Então..., cuidamos e perguntamos nós, e a festa da pateira de Óis da Ribeira?
Foi subinhadamente prometida na campanha eleitoral de 2021, isso é verdade e como se pode ver na imagem. Mas já passaram os anos de 2022, de 2023 e de 2024 e, nicles..., nada, nada, nada...,  não houve festa da pateira para ninguém
Não se realiza(rá)?
A pateira só serve para criar rendimentos para a autarquia?
Os eleitos de Óis da Ribeira não reparam nestas coisas?
Isto, desculpem lá qulquer coisinha..., somos só nós a perguntar.
- AMANHÃ: A Festa da Pateira de 2019 e as eleições autárquicas de 2025

Sem comentários:

Enviar um comentário