segunda-feira, novembro 11, 2024

- ANO 1909, há 114 anos: O nascimento do maestro Óscar Pereira de Matos!

Óscar Pereira de Matos
O violinista Óscar P. Matos

- ANO 1909,
há 115 anos !
O nascimento do músico

e maestro Óscar Pereira 
de Matos!

Óscar Pereira de Matos foi músico, dirigente, professor e regente/maestro da Tuna Musical de Óis da Ribeira.
Nasceu a 11 de Novembro de 1909. 
Há precisamente 115 anos!
Violinista de formação musical e filho de Jacinto Pereira de Matos, ferreiro e um dos fundadores da Tuna, e de Ana Rosa dos Santos, governanta de casa, era neto paterno de Casimiro Pereira da Conceição e de Rosa Maria dos Reis, neto materno de Joaquim Alves da Costa, barqueiro (pai de Zebedeu), e de Maria Bárbara Santos.
Casou-se a 25 de Julho de 1930, há 94 anos, com Maria Bernardina Pinheiro dos Reis e o casal teve os filhos Hostilino, Glorentina (que morou em Mourisca do Vouga), Armando (Cantigas, na Venezuela), Carlos (Bigodes, em Fermentelos), Lúcia e Cidália - já todos falecidos.
Maria Bernardina faleceu a 13 de Janeiro de 1931 e Óscar casou em segundas núpcias com Cristalina Alves de Almeida, a 18 de Abril de 1949. Do casal, nasceram os filhos Idília (já falecida, em Travassô), Lucília e Madail Almeida Matos. Cristalina já era viúva e mãe de Idílio de Almeida Ferreira dos Reis.
Óscar Pereira de Matos voltou a enviuvar e casou em terceiras núpcias com Isaura Pinheiro das Neves, de 50 anos, solteira e da Rua Manuel Tavares (a do Cabo), em Óis da Ribeira, a 7 de Maio de 1966 e no Santuário de Fátima. O casal não teve filhos.
O violinista da Orquestra Típica
e Coral de Águeda


As outras músicas 
de Óscar Pereira
de Matos! 

A carreira artística de Óscar Pereira de Matos não se limitou à Tuna de Óis da Ribeira, tendo-se distribuído por colaborações regulares a várias bandas filarmónicas da região - por exemplo, de Casal de Álvaro, de Fermentelos e de Travassô.
Também a grupos de teatro amador (locais e outros), de contradanças e de bailes. A 6 de Maio de 1933, por exemplo, esteve em Valongo do Vouga - onde antes tinha sido regente da Tuna Valonguense - com o grupo Teatral «Os Modestos», de Óis da Ribeira, apresentando «um bom drama», chamado «O espectro do passado», e «uma excelente opereta», para além de «um mimo musical religioso, a três vozes».
Ele mesmo interpretou «uma canção patriótica» e, finalmente, «três simpáticas meninas foram aplaudidas com delírio das suas canções».
A Orquestra Típica e Coral de Águeda, fundada em 1970, na sequência de uma dissidência da Orquestra Típica da Região do Vouga (do Grupo Folclórico da Região do Vouga, de Mourisca do Vouga), teve-o como um dos fundadores, com os também óisdaribeirenses Aires Carvalho e Santos e HercílioAlves de Almeida.
- NOTA:  Óscar Pereira de Matos faleceu a 8 de Março de 1984, há 40 e aos 74 anos de idade, vítima de doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário