sexta-feira, setembro 05, 2025

A lista do PS só com um candidato de Óis da Ribeira: Mário Vieira!

A candidata Elisa Pires
Mário Pires Vieira


A lista do PS para as eleições autárquicas de 2025 tem apenas um candidato óisdaribeirense na União de Freguesias de Travassô e Óis da Rbeira (UFTOR): o veterano Mário Pires Vieira.
Os socialistas tem vindo a perder influência eleitoral na vila de Óis da Ribeira. Vá lá saber-se a razão.
Longe, na verdade, já vão os tempos em que venceram as eleições locais e conquistaram a presidência da Junta de Freguesia, elegendo os respectivos presidentes: Isauro Carvalho de Almeida e Santos (em 1976 e em 1982) e Agostinho Albino Pires Tavares (em 1979). Ambos já falecidos.
O PS, de resto, não apresentou listas nas eleições de 1993 e de 2005 e a de 2001 foi resultante de um fugaz «casamento» com o CDS, então liderado por Aníbal Marques Saraiva - que mais tarde viria a ser candidato da Bloco de Esquerda (em 2005 e nas 
nas intercalares de 2019) e da CDU (em 2017) .
O último assinalável resultado socialista em Óis da Ribeira foi o das eleições de 2009, quando se candidatou Carla Tavares, que teve 220 votos e conquistou três mandatos da Assembleia de Freguesia - contra os 277 do PSD de Fernando Tavares Pires (4 mandatos).
Foram, de todos os tempos democráticos, as mais renhidas eleições para a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Vital Santos e Diamantino Correia
A. Horácio Tavares

As eleições da União

de Freguesias !

O tempo eleitoral da União de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) começou em 2013 e venceu a lista socialista liderada por Mário Ramos Martins, de Travassô.
Incluía os óisdaribeirenses Vital de Oliveira Almeida Santos (em 4º. lugar) e Diamantino Alves Correia (5º.), que foram ambos eleitos para a AFTOR e se podem (re)ver na foto. 
Seguiram-se, também de Óis da Ribeira, António Horácio Pires Tavares (em 7º. lugar e que, temporariamente, chegou a integrar o executivo), António Jorge dos Reis Brandão (11º.), Soraia Filipa de Almeida Gonçalo (12ª.), Armando Figueiredo dos Reis (13º.), Carla Andreia de Oliveira Costa (14ª.), João Bernardino Dias Figueiro Viegas (18º.), Ana Isabel Lopes da Costa (19ª.) e Danilo Soares da Costa (20º.).
Também Fernando Jorge Tavares (em 26º. lugar), Hugo Daniel Polido Pinheiro (27º., de ÓdR mas morador em Travassô), Maria José dos Reis Carvalho (23ª.), Agostinho Albino Pires Tavares (24º.), Eugénio dos Reis Pinheitro (27º.), Vasco de Almeida Reis, de ÓdR mas morador em Travassô  (34º.) e José Melo de Oliveira (43º., da Rosália).
O PS de 2013: Romeu Fernandes, Ana
Sofia Framegas e Alexandre Pires

Os futuros 4
ex-socialistas! 

As eleições de 2017, com Júlia Maria Pinheiro de Melo na liderança, incluíram os óisdaribeirenses Alexandre dos Reis Resende Pires (o nº. 2), Ana Sofia Resende Framegas (4ª.), Romeu de Castro Fernandes (6º.), Rosa Lina Oliveira de Almeida (9ª.), Rúben Joel Ferreira Santos (11º.), Carlos Alberto Almeida Reis (13º.), Soraia Filipa Gonçalo (15ª.), Maria da Ascensão dos Santos Cunha e Melo d´Arienzo (27ª.) e Maria Ascensão Ferreira Tavares (Daniel), a 30ª. da lista.
Ana Sofia Resende Framegas (a actual secretária da Junta de Freguesia, eleita pelo Juntos), Romeu de Castro Fernandes, Rosa Lina Oliveira de Almeida e Rúben Joel Ferreira dos Santos viriam a «desobrigar-se» do partido (o PS), por discordarem do método que a eleita Júlia Maria Pinheiro de Melo seguiu nas AFTOR´s - no caso da (não) eleição do executivo do presidente Sergio Neves. 
A eleita do PS e os 4 eleitos do Juntos de Mário Ramos «chumbaram» todas as propostas de formação do executivo apresentadas por Sérgio Neves. O que, ao fim de 11 sessões da mesma AFTOR de posse, acabou por resultar nas eleições intercalares de 24 de Fevereiro de 2019.
Júlia Melo e Alexandre Pires

As intercalares de

2019 e as de 2021 !

As eleições intercalares de 2019, quanto ao PS de TravassÓis, reapresentaram Júlia Maria Pinheiro de Melo (a nº. 1 da lista e reeleita) e o óisdaribeirense Alexandre dos Reis Resende Pires (o nº. 2).
De Óis da Ribeira, candidatarm-se também Soraia Filipa de Almeida Gonçalo (em 4º. lugar), Tiago Rodrigues Tavares (em 6º.), Mariana Framegas Carvalho dos Santos (8ª.), Mário Pires Vieira (10º.), Carlos Alberto de Almeida Reis (13º.), Maria Ascenção Ferreira Tavares (15ª.) e Maria da Ascensão Santos Cunha e Melo d´Arienzo (a 27ª., filha de Anacleto Melo).
A lista das últimas eleições autárquicas, em 2021 e de parte do PS de TravassÓis, manteve Júlia Melo como líder (eleita, mas não tomando posse) e Alexandre Pires (que assumiu o mandato na AFTOR, até ao final do mandato que está a decorrer).
Outros candidatos de Óis da Ribeira, há 4 anos, foram Mariana Framegas Carvalho dos Santos (a 6ª. da lista), Mário Pires Vieira (7º.) e 
Armando Figueiredo dos Reis (13º.).
J. Paulo Pires
Sofia Fragoso

As candidaturas
em... família! 

O veterano candidato Mário Pires Vieira, de 83 anos, é, em 2025, o único óisdaribeirense da lista socialista liderada por Elisa Pires.
Metalúrgico aposentado e filho de Manuel Vieira Gomes e de Izilda Pires Viegas (já falecidos), já fez parte das listas do PS em 1982, em 1985 e em 1989, sempre em 9º. lugar; também em 2019 (10º.) e em 2021 (7º.).
O filho João Paulo Martins Pires (foto) foi candidato da Aliança Povo Unido (APU), a actual CDU, em 1989 (o segundo da lista de Vital Santos), do CDS/PP em 1993 (8º. da lista de Manuel Joaquim de Oliveira Dias de Carvalho, da Beatriz) e das listas do PSD de Fernando Tavares Pires em 1997 e 2001 (ambas em 8º. lugar) e de 2005 (em 11º.). E do Bloco de Esquerda  nas intercalares de 2019, quando foi o 4º. da lista de Aníbal Saraiva.
O filho Mário Jorge Martins Pires Vieira foi o 9º. da lista do CDS/PP de Eugénio dos Reis Pinheiro em 1989.
A sobrinha Ana Sofia Vieira Fragoso (foto) foi candidata do CDS + Independentes de Ricardo Almeida nas eleições intercalares de 2019 (em 2º. lugar da lista) e nas de 2021 (a 10ª.)
Edson Carlos Viegas dos Santos, o actual vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda (do Juntos e ex-PS), é filho de uma prima materna de Mário Pires Vieira. Neto materno de José Pires Viegas (Zé Mau), bisneto de Abílio Viegas e Silvina Pires.
- NOTA 1: Esta memória eleitoral autárquica poderá ter alguma imprecisão e/ou omissão de que, desde já, nos penitenciamos. Quaisquer esclarecimentos ou correcções podem ser enviados para o email doisportres2@gmail.com. Obrigados.
- NOTA 2: A lista do CDS/ PP + Independentes reforçou-se no Juntos Por Águeda», rever AQUI
- AMANHÃ: A (não) renovação dos Juntos Por Águeda de TravassÓis.

Sem comentários:

Enviar um comentário