![]() |
Os padres António Nunes da Fonseca e Francisco Júlio GranGeia Pinto |
![]() |
Os padres António Fonseca e Júlio Gangeia e o diácono Fernando Reis |
Filho de Domingos Nunes da Fonseca e Maria Custódia da Silva, frequentou o Colégio de Ermesinde e os Seminários de Vilar, de Santa Joana Princesa e do Cristo-Rei, nos Olivais (Lisboa), sendo ordenado presbítero em 29 de Junho de 1945, na igreja de Pardilhó, por D. João Evangelista de Lima Vidal, o então Arcebispo-Bispo de Aveiro.
O padre Fonseca ainda sacerdotou na sua paróquia natal, a de Monte (Arciprestado da Murtosa), depois de sair de Óis da Ribeira e Travassô, até 2005, e viveu os últimos anos da sua vida em Cedrim do Vouga, onde também paroquiou antes de, em 1969, chegar a Óis da Ribeira e Travassô, substituindo o padre Manuel Simões da Silva. Até 23 de Agosto de 1988, quando foi substituído pelo padre Francisco Júlio Grangeia Pinto, ainda hoje titular das duas paróquias, com a de Espinhel.
- NOTA: A 9 de Novembro de 2008, poucas semanas antes da sua morte, o padre António Fonseca esteve em Óis da Ribeira, participando nas cerimónias de bodas de ouro matrimoniais do casal Margarida Soares dos Reis e Santos e Diácono Fernando Reis - este, falecido a 6 de Novembro de 2019, aos 88 anos e de doença.
Sem comentários:
Enviar um comentário