lin
O Foral de Óis da Ribeira foi adquirido pela Câmara Municipal de Águeda a 13 de Dezembro de 1983! Mas a decisão camarária tinha sido tomada na reunião do dia 7 desse mesmo mês.
Há 42anos!
O presidente camarário era Deniz da Cruz Ramos Padeiro e o executivo aprovara a (possível) aquisição no leilão dos livreiros Azevedo & Burnay, em Lisboa, por unanimidade e na reunião de 7 de Dezembro desse mesmo ano, delegando a representação na tentativa de compra no aguedense Almiro Canelas, arquitecto e especialista na área - que residia na capital.
O executivo camarário estabeleceu, para a possível aquisição, o preço máximo de 200 000$00. Seriam agora 7 150 euros. O foral acabou por ser adquirido por 155 000$00. Agora, pela conversão da PORDATA, seriam cerca de 5 600 euros.
A Junta de Freguesia da UFTOR em 2016 e na governação de Mário Martins, assinalou os 500 anos da atribuição do foral, nomeadamente descerrando uma placa comemorativa no Largo do Centro Social - como se pode ver na imagem superior.
- NOTA: Hoje e 42 anos depois, a verdade é que, na vila de Óis da Ribeira, ainda nunca foi publicamente exposto o foral. O que é uma pena, pois é assim que se manda para canto a história e a memória da vila.
Sem comentários:
Enviar um comentário