sexta-feira, janeiro 09, 2026

- ANO 1930, há 96 anos: Passaporte para Maria Emília e filhos emigrarem para o Brasil!


Registo do passaporte de Maria Emília


O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 9 de Janeiro de 1930, há 96 anos, o passaporte para a óisdaribeirense Maria Emília Tavares da Silva e Cunha emigrar para o Brasil.
Fez-se acompanhar pelos filhos Henrique, então com 19 meses de idade, e Ascenção Pires Soares (costureira e de 20 anos) e Maria de Lurdes Soares da Cunha (costureira, de 13 anos). Partiu para o Brasil no diaa 25 seguinte e para a cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, onde já estava o seu marido Anacleto Pires Soares - com quem casara a 23 de Setembro de 1905.
Maria Emília era cozinheira e tinha 44 anos de idade. Nascera em 29 de Abril de 1885, em Óis da Ribeira, filha de José Tavares da Silva e Maria da Graça Cunha. 
- NOTA: Maria Emília era irmã, pelo menos, do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e do médico Albano Tavares da Silva e Cunha (que trabalhou e faleceu em Portel). E sobrinha materna do Arcebispo Primaz de Braga, D. Manuel Baptista da Cunha, Maria Emília faleceu em Óis da Ribeira a 26 de Maio de 1962.

Sem comentários:

Enviar um comentário