segunda-feira, agosto 04, 2014

A Festa do Peixe da Tuna de Óis da Ribeira





A 9ª. Festa do Peixe Frito da Pateira, realizada a 19 e 20 de Julho, pela Tuna de Óis da Ribeira, superou em muito as melhores expectativas.
Os ribeirenses têm aderido de forma crescente, ano após ano, mas notou-se maior crescimento na participação das freguesias e municípios mais próximos. E de bem mais longe, à procura desta tradicional iguaria gastronómica.
Peixe da pateira, pescado e amanhado fresco, temperado e frito por quem bem sabe da tradição, resulta no êxito desta iniciativa da Tuna, e o empenho de cada vez mais apaixonados,que teimam em manter ou melhor reavivar a tradição.
A logística foi significativamente valorizada com a instalação de uma tenda, com apoio da União de Freguesias de Travassô e Ois da Ribeira, que permitiu resguardar o local dos possíveis incómodos provocados pela natureza - sol, vento, chuva e humidade -, e também aumentar a área utilizável.
A direcção da Tuna agradece a todos quantos, de forma empenhada e dedicada,  contribuíram para a realização do evento. E foram muitos. Podemos afirmar que, dos 8 aos 80, se faz a tradição, desde a apanha do peixe até à chegada à mes. Isto, para quem teve a oportunidade de o apreciar, porque houve quem o pretende-se fazer mas, lamentavelmente não o pudemos satisfazer, devido à procura ter ultrapassado a oferta.
Breve referência à actuação da Tuna, na tarde de 20 de Julho, no já tradicional mini-concerto que segundo vários acompanhantes, “terá sido um dos melhores dos realizados nas festas do peixe”.
ANTÓNIO M. MELO

Foto DAQUI
Texto DAQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário