quinta-feira, março 15, 2018

Os bens da Junta Cultual de Óis da Ribeira

Página da revista da Junta


Os 94 bens da Igreja de Óis da Ribeira que foram arrolados a favor do Estado, a 1 e Agosto de 1911, forma devolvidos a 11 de Março de 1915. Há 103 anos!
O rol envolvia bens mobiliários e imobiliários e a Junta da Paróquia de Óis da Ribeira (a correspondente às actuais Juntas de Freguesia) era formada pelo presidente Ricardo Pires Soares (padre), o tesoureiro Albano Joaquim de Almeida e os vogais Jacinto Matos dos Reis e João Bernardino dos Reis.
O pároco da freguesia era o padre José Bernardino dos Santos Silva, que não quis 
Joaquim António
P. José Bernardino 
participar na reunião. Além dos 94 bens, também passaram para o Estado a casa da residência paroquial (composta por casa de sobrados, currais, uma vinha e quintal - o chamado Passal), o cemitério junto da Igreja e a Capela de Santo António. Também 15 terrenos e baldios, com áreas que variavam entre os 150m2 (o adro) e os 4 230 (a pedreira das Quintas).
Os bens passaram para a Comissão Cultual a 12 de Abril de 1912. A CC tinha sido constituída no dia 5 anterior e era formada por Joaquim António Pires Soares, Manuel Francisco dos Reis e António José da Costa (efectivos), Albino Rodrigues, Alberto Marques e João Maria dos Reis (suplentes).
- NOTA: Dados retirados da revista
da Junta de Freguesia de OdR

Sem comentários:

Enviar um comentário