Maria da Graça Sucena
Estima (em cima) e
Sebastião Pires dos
Reis (ao lado).
Sebastião foi vogal da
Junta de Freguesia da
Ribeira em dois
mandatos, entre
1935 e 1940
|
Sebastião Pires dos Reis foi registado e baptizado a 15 de Maio de 1892, hoje se fazem 126 anos.
Nasceu a 8 de Maio anterior, às 4,30 horas da madrugada, e era filho de José Constan-
tino dos Reis e de Maria Rosa da Maia, am-
bos lavradores da vila de Óis da Ribeira.
Sebastião era um de vários irmãos de larga família ribeirense: Manuel (Regedor Velho), Rosa, Ana, Fernando, Augusto e outros, que emigraram para o Brasil e por lá ficaram. Netos, todos eles, de José Francisco dos Reis e Maria Teresa Almeida (paternos) e de Francisco Gome dos Reis e Maria Pires da Maia (maternos).
Padrinhos de Sebastião foram Sebastião Pereira da Conceição, lavrador, e Emília Pires da Maia, ambos de Óis da Ribeira, e o celebrante o padre Abel Gomes da Conceição e Silva.
Maria Olinda
Estima Reis
|
Família de políticos
Sebastião Pires dos Reis faleceu a 11 de Outu-
bro de 1980, aos 88 anos de idade e em Óis da Ribeira. Foi homem activo da vida pública de
Manuel Estima
Reis (Neca)
|
Herança deixou, para os seus vindouros, se não em bens, o «vício» da política e do serviço público.
Netos, na actualidade e residentes em Óis da Ribei-ra, são os irmãos Selda e Paulo Rogério dos Reis Santos Framegas, filhos de Maria Olinda e Messias Framegas - que foi candidato do CDS nas listas au-
tárquicas locais (as de OdR) em 1979 e 1982.
O filho Paulo Rogério, também pelo CDS (em 1989, 1993 e 1997), pelo PS (em 2001) e pela LIOR (em 2005). E vários anos membro da Comissão Fabriqueira e dos órgãos sociais da Arcor. A espo-
sa e nora de Messias, Elsa Resende Framegas, foi candidata do PSD (em 2013 e 2017). A neta Sofia Framegas, bisneta de Se-bastião Pires dos Reis, foi candidata do PS em 2017.
Manuel Estima dos Reis (Neca, na foto), filho de Sebastião e Maria da Graça, integrou a lista do CDS nas eleições autárquicas de 1985 (em OdR) e a da Assembleia Municipal de Águeda (em 1976).
Na actual vila de travassois temos um presidente regedor muito activo na vida pública, tendo, por exemplo alcançado o feito de adiar por mais um mês a desgraça da nossa tão nobre gente que o sustenta e pela qual ele tem um profundo desprezo.
ResponderEliminar