sábado, novembro 03, 2018

Juntos de TravassÓis apontam dedos a Sérgio Neves

A lista do Juntos, nas Eleições Autárquicas de 1 de Outubro de 2017: José Garcia,
Marta Morais, Mário Martins, António Horácio Tavares e Filipe Almeida
Candidatos do Juntos na Autárquicas de 2017

O eleito Mário Martins, da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ri-
beira, pela lista do Juntos - Movimento Independen-
te, fez publicar no jornal Soberania do Povo a sua versão sobre a (dizemos nós) vergonhosa situação em que se encontra a po-
lítica local e na qual tam-
M. Martins
bém é autor e intérprete principal e animador.
Intitulou-a «DEPOIS DO SILÊNCIO 1 - A verdade dos factos que durante as próximas semanas irei escla-
recer» e o texto, textualmente, é o seguinte:

Começo pelo dia 13 de Outubro. A Assembleia de Freguesia, no uso da sua exclusiva competência, votou negativamente a primeira proposta que o Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, Sérgio Neves, agora demissionário, apresentou com os nomes de Ilda Pinheiro e  Manuel Marques. Perante esta rejeição, este dirigiu-se por várias vezes aos membros da Assembleia de Freguesia solicitando nomes de candidatos alternativos àqueles que tinham sido rejeitados. Com a melhor das intenções e de forma espontânea e em voz alta foi-lhe sugerido dois nomes, sendo eles António Horácio Pires Tavares e José Filipe Gonçalves Garcia.
O Exmo. Senhor Presidente agora demissionário declara que vamos votar nos moldes da votação anterior para vogais da Junta de Freguesia, António Horácio e José Garcia. É o próprio Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia quem distribui os papéis para a votação; o primeiro a votar, é o próprio, bem como quem realiza o escrutínio, seguido do natural anúncio dos resultados - 4 votos contra, cinco votos a favor, e anuncia, por fim, que a lista foi aprovada.
Estes acontecimentos foram presenciados por mais de meia centena de pessoas que assistiam aos trabalhos.
Face a este resultado, e porque a votação não lhe agradou, o Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia pede uma interrupção dos trabalhos e, quando volta, diz não aceitar a votação. Foi uma atitude infeliz, pois estes membros de Assembleia não estavam dispostos a deixarem-se espezinhar, pois têm conhecimento dos seus direitos e sabem que a Assembleia de Freguesia é SOBERANA.
Sérgio Neves

As três opções
de Sérgio Neves

O Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, Sérgio Neves, agora demissionário, nesta altura só tinha três opções.
A primeira opção, e a mais lógica e legal, em face das votações, seria dar posse aos vogais eleitos e constituir a Mesa da Assembleia e tudo funcionaria normalmente.
A segunda opção poderia seria propor a anulação do acto à Assembleia de Freguesia, pois só esta teria competência para anular a votação.
A terceira opção seria a demissão, embora seja um acto que demonstra falta de capacidade de liderança e até de cobardia, talvez por isso demorou um ano a ser tomada quando um minuto seria mais que suficiente e evitaria todas as humilhações a vergonha que o povo desta União de Freguesias sentiu neste último ano.
Um ano de mentiras, de calúnias, de suspeições falsas, sempre atribuindo a outros a culpa que não tinham, indicando-se o Sr. Sérgio Neves, Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, agora demissionário, como a solução.
A verdade, tal como o azeite, ficará sempre por cima.

Arrogância desmedida 
e falta de humildade !

Relembrando um passado recente, os Povos de Travassô e Óis da Ribeira, no dia 1 de Outubro de 2017, chamados a votar na eleição para a formação da sua Junta e Assembleia de Freguesia, não deram nenhuma maioria a nenhum dos concorrentes - PSD, PS e JUNTOS -, e a distribuição do resultado da eleição para os 9 lugares foi respectivamente 4-1-4, tendo a lista do PSD sido a mais votada e por direito, segundo a Lei, é-lhe dado o lugar de Presidente da Junta de Freguesia. Contudo, os restantes cargos para a Junta de Freguesia, embora por indicação do Exmo. Sr. Presidente, é a Assembleia de Freguesia que tem poder e competência, por votação, de aprovar ou não os nomes indicados. E aqui o Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia, agora demissionário, não foi capaz (ou não quis) de criar consensos necessários com as restantes forças políticas, demonstrando sempre uma arrogância desmedida e uma falta de humildade dialogante imprópria de quem quer, e sempre sonhou, ocupar cargos políticos, pois os interesses das Freguesias e das suas populações deverão estar sempre em primeiro.

Traições, mentiras,
mau-tratos, gozos e 
humilhações !

A acusação de coligação dos Exmos, Membros da Assembleia de Freguesia eleitos pelo PS e JUNTOS esbarra na presença em todos os actos e reuniões para os quais foram convocados, em todas as votações realizadas - relembre-se que existiram listas cujos resultados foram de 5 votos favoráveis, 4 favoráveis e 3 favoráveis - e em todas as advertências feitas ao Exmo. Sr. Presidente da Junta que estaria a cometer várias irregularidades, chegando mesmo a utilizar competências que não eram suas, de modo a justificar os seus insanos actos.
A falta de soluções profícuas é da inteira responsabilidade do Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia que, na vez de solicitar a anulação de uma deliberação da Assembleia de Freguesia e apresentar todas as propostas possíveis, as restringiu a exactamente metade das que poderiam ser feitas.
Quem actuou de modo traidor e mentiroso perante as populações não foram os Exmos. Membros da Assembleia de Freguesia eleitos pelo Juntos, que viam, reunião após reunião, as suas responsabilidades e direitos gozados, maltratados e humilhados, chegando ao cúmulo de só o abandono dos trabalhos os proteger perante uma ditadura.
Os 4 eleitos do Juntos: José Garcia, Mar-
ta Morais, Mário Martins (de Travassô) 
e António H. Tavares (Ois da Ribeira)

JUNTOS digerem bem
os resultados eleitorais

A Lei e o Tribunal deram razão a quem a tinha.
Todos os cidadãos de Travassô e Óis da Ribeira tiveram acesso a grande parte, se não toda a informação e alguns tiveram a oportunidade de ver com os os seus próprios olhos, assistindo a esta sessão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro.
Os Exmos. Membros da Assembleia de Freguesia eleitos pelo JUNTOS conseguem «digerir» muito bem o resultado eleitoral que apresenta do Exmo. Sr. Sérgio Neves como o cidadão que encabeça a lista mais votada e nunca em momento algum deixou de reconhecer as responsabilidades do Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira.
Aproveito a oportunidade para apresentar cumprimentos.
MÁRIO MARTINS
- NOTA: Títulos e entretítulos do d´Óis Por Três

Sem comentários:

Enviar um comentário