sexta-feira, março 15, 2019

Memória de Elísio Pinheiro de Almeida

Elísio Pinheiro de Almeida e Maria-
na, a sua mãe, em Viana do Castelo

A memória de Óis da Ribeira leva-mos hoje a Elísio Pinheiro de Al-
meida, que nasceu a 15 de Março de 1908, há 111 anos. 
Foi amigo da sua e nossa fregue-
sia: em 1945, deu 100$00 para ajudar as obras de terraplanagem do terreno da primeira sala da escola primária; nos anos 60 do século XX, ofereceu os bancos do largo do Cruzeiro. Os mesmos que agora estão semi-abando-
nados no mesmo largo, mas no passeio do Café Central.

Um casamento, 
três filhas !

Elísio Pinheiro de Almeida era filho de José Pinheiro de Almeida, sapateiro, e de Mariana de Jesus 
Registo de
 nascimento
Viegas, governanta de casa. Neto paterno de Maria dos Santos Pinheiro e materno de Rosa Florinda Viegas, todos de Óis da Ribeira. Casou a 11 de Janeiro de 1936 com Rosa Rodrigues Ferreira, de Almear, em Travassô.
Elísio «migrou» para Viana do Castelo em data desconhecida de finais dos anos 30 do século XX,  já casado e chamado pelo irmão Eugénio, o mais velho, e por lá fez vida empresarial e familiar, lá falecendo aos 65 anos, de doença.
O casal teve três filhas, todas licenciadas: Maria de Lurdes, professora de Alemão (residente na Alema-
nha, onde casou com um cidadão local), Rosa Ma-
ria, professora do ensino secundário (viúva de um oficial falecido na Guiné) e Maria de Fátima, professora primária, ambas residen-
tes em Viana do Castelo. Todas na casa dos 70 para 80 anos.
Elísio Pinheiro de Almeida faleceu, de doença e aos 65 anos, a 12 de Julho de 1973, em Viana do Castelo.
Em Óis da Ribeira, viveu Alexandre Pinheiro de Almeida, pai de Eugénio (já falecido) e José (moradores em Viana do Castelo) e de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, empresário agro-pecuário de Óis da Ribeira.

2 comentários:

  1. Gostaria de expressar a emoção que estou sentindo neste momento, ao ter encontrado registro de parte da história de meus antepassados, neste artigo. A esposa do senhor Elísio Pinheiro de Almeida, senhora Rosa Rodrigues Ferreira,filha de José Ferreira Júnior e Maria Rodrigues, meus bisavôs, é minha tia avó. Sou neta de Adjuto Rodrigues Ferreira, seu irmão, que veio viver no Brasil ainda jovem, onde se casou e teve dois filhos, entre eles Aldo, meu pai.Tenho em mãos a certidão de batismo de todos os meus antepassados. Na certidão de batismo de minha tia avó Rosa Rodrigues Ferreira, consta o registro de seu casamento, datado do dia 11/01/1936 e o nome do esposo, foi assim que encontrei esta página na internet. Gostaria muitíssimo de contatar com meus familiares distantes,seria realmente de uma alegria imensa! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de registrar que graças a esta matéria de d´OIS POR TRÊS, conseguimos localizar e contatar pessoas amigas e que nos conduziram aos nossos familiares portugueses distantes. A valorização e divulgação da história local de nossas comunidades demonstra todo o respeito que devemos ter em relação a nossos antepassados, da mesma forma garantindo o acesso histórico às novas gerações.

    ResponderEliminar