terça-feira, março 12, 2019

O dia 12 de Março: teatro, nascimento e casamento em Óis da Ribeira!

GTA da Arcor 2005: Porfírio Pires, Óscar Almeida, Carlos
Pereira (tapado), Sandra Pereira, Cristina Silva, Arlindo 
Reis, Isaltina Pires, António Prazeres, Pedro Soares, Paulo 
Gomes, Liliane Alves e Paulo Rogério Framegas

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da Arcor estreou a peça «O Anjo Negro», de Aquilino Ri-
beiro, a 12 de Março de 2005 e estreado tam-
bém o palco do salão cultural. Há 14 anos!
Arlindo Reis foi o director de cena (ensaia-
dor), com os actores Liliane Alves (no papel de Mónica), Isaltina Pires (Doroteia), Paulo Gomes (Ricardo), Sandra Pereira (Francisca), Cristina Silva (Luciana), Pedro Soares (Luís Bravo), António Prazeres (Teodósio), Paulo Rogério (Filipe) e Óscar Almeida (Victor). Os pontos foram Carlos Pereira e Porfírio Pires, que também era o seccionista do GTA.
O grupo representou também a comédia «Um macaco a fazer contas», com interpretações de Paulo Gomes (no papel de Caleb), Pedro Soares (Mates), António Prazeres (Paulino), Paulo Rogério (Polícia) e Liliane Alves (dra. Ruas). 
O espectáculo do GTA da Arcor, de teatro e comédia, teve ilumi-
nação de Nuno Almeida e arranjos musicais de Ana Isabel Viegas.
O grupo actuou, depois, pelo menos em Eirol (dia 19), Valongo do Vouga (9 de Abril), Paradela (16) e em Óis da Ribeira (7 de Maio), interrompendo as actuações devido a compromissos profissio-
nais de dois dos seus elementos, que eram amadores.
A casa de César Silva

2 - César Pires da Silva
nasceu há 130 anos !

César Pires da Silva, ribeirense que foi dono da casa apalaçada demoli-
da há poucos anos, nasceu há 130 anos, no dia 12 de Março de 1989.
Sargento da Armada Portuguesa, era filho de Diamantino Francisco da Silva, estucador de Fermente-
los, e de Ana Pires Soares, domés-
tica de Óis da Ribeira. Neto paterno de João Francisco e de Feliciana da Silva, de Fermentelos, e materno de Joaquim António Pires Soares e Maria Roa Soares, de Óis da Ribeira. 
A profissão de marinheiro levou-o a muitos portos do mundo e por via disso (ou não, não sabemos...) num deles «achou» o amor e casou-se a 11 de Fevereiro de 1935, já com 36 anos, com Cécile Florence Alvarie Charlotte Guilhaume, cidadã francesa que era natural de Poitiers e que residiu muitos anos e faleceu em Óis da Ribeira, já viúva de César Pires da Silva - que faleceu a 31 de Julho de 1971. O casal não teve filhos.
César era irmão do professor Dinis Pires da Silva e de Maria Anunciação (Maria da Volta), mãe de Zulamar (a Zola), Ondina e Orlando Rino (ausente no Brasil).
Laura Estima
Manuel Tavares

Manuel Tavares e Laura,
casamento há 117 anos!

O benemérito Manuel Maria Tavares da Silva casou com Laura Ferreira Sucena a 12 de Março de 1902. Há 117 anos.
Carpinteiro e com 21 anos, Manuel era filho de João Tavares da Silva e de Maria Angélica dos Santos, emigrou depois para o Brasil e mais tarde  para Angola, onde angariou meios de fortuna. Laura, era agricultora e tinha 24 anos, filha de Manuel Sucena Estima e de Maria Luísa Ferreira, todos de Óis da Ribeira.
O casal teve os filhos Maria Augusta, Ana e Joaquim e Manuel veio a ser considerado benemérito de Óis da Ribeira, por ter apoiado as obras da capela de Santo António e a Igreja Paroquial e várias famílias carenciadas da localidade. Foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 2 de Janeiro de 1960 e 4 de Abril de 1962, quando abdicou, por doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário