Joaquim António |
A Junta da Pa-
róquia de Óis da Ribeira, a ante-
cessora da en-
tão futura Junta de Freguesia e presidida pelo padre Manuel Pires Soares, tomou posse há precisamente 159 anos: a 18 de Maio de 1860.
O sacerdote era natural de Óis da Ribeira e membro da numerosa e poderosa família Pires Soares, irmão, entre outros, de Joaquim António Pires Soares (que viria a ser secretário e presidente da Junta e se vê na foto) e do padre Anacleto Pires Soares, que integrou a Batalhão Académico por altura da guerra civil entre D. Pedro e D. Miguel - quando cursava o 3º. ano jurídico da Universidade de Coimbra. Liberal, contra a vontade do pai, este retirou-lhe o apoio e sustento, o que o obrigou a abandonar os estudos universitários e seguir a vida eclesiástica.
Assinatura do padre Manuel Pires Soares |
Junta de 1860,
há 159 anos!
O executivo empossado a 18 de Maio de 1860 sucedia ao oficializado a 12 de Novembro de 1958 e que, segundo os dados recolhidos da obra «Óis da Ribeira ! A Historia, as sedes e as Juntas», também era presidido pelo padre Manuel Pires Soares.
Tinha também o mesmo secretário: o referido irmão, o padre Anacleto Pires Soares. Outros elementos empossados há 159 anos foram os vogais dr. Ricardo Tavares da Silva e José dos Santos Silva.
O organigrama administrativo do tempo incluía José Maria de Almeida (juiz da Igreja e tesoureiro, que substituía José Pires Soares) e o regedor Jacinto Pires Soares (que também transitava do anterior mandato.
Sem comentários:
Enviar um comentário