domingo, junho 16, 2019

Comendador António Bernardino faleceu há 23 anos!

«Flores para Coimbra», disco de António Berna

O ribeirense
António Ber-nardino Pires dos Santos, Co-mendador da República Por-tuguesa, faleceu a 16 de Junho de 1996, há 23 anos!
O Berna, como era popular-
mente conhe-
cido (mesmo nos meandros culturais inter-
nacionais), terá sido o ribeirense mais conhecido
António Berna
do século XX, pelas suas virtudes como cantor de fados de Coimbra.
António Bernardino Pires dos San-
tos, o Berna, nasceu em Ois da Ribeira a 20 de Agosto de 1941, filho de Aires Carvalho e Santos e de Maria Pires dos Santos. Faleceu a 16 de Junho de 1996, vítima de doença. 

Condecoração 
e homenagem

Um ano antes, a 10 de Junho, fora condecorado pelo Presidente Mário Soares, com a Ordem do Infante D. Henrique, por «relevantes serviços prestados à cultura portuguesa».
Ois da Ribeira homenageou-o a 16 de Novembro de 1996, atribuindo seu nome à rua que vai da escola à pateira e realizando uma das maiores manifestações cívicas de sempre ao «cantor de fados de Coimbra que se assumiu sem medos ou recuos como uma voz da liberdade», com então afirmou Paulo Sucena, na cerimónia de evocação solene, considerando-o «inapagável da história da canção coimbrã».
A homenagem teve dimensão nacional, tendo o Presidente da República estado representado por Jorge Veiga (magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, onde Berna estudou). Presentes estiveram também as Academias de Coimbra, Aveiro e Lisboa (onde foi 17 anos presidente dos Serviços Sociais), Governador Civil de Aveiro (Antero Gaspar), Delegado Distrital do INATEL (Orlando Cruz), presidentes da Câmara (Denis Ramos Padeiro) e Assembleia Municipal de Águeda (Horácio Marçal).

Sem comentários:

Enviar um comentário