Edmundo Reis |
Celeste Tavares |
O regedor de Óis da Ribeira na data da revolução de 25 de Abril de 1974 era Edmundo Reis. Nasceu a 9 de Junho de 1907. Hoje se fazem 112 anos!
Edmundo Pereira dos Reis nasceu à meia noite desse dia 9 de Junho e era filho de Fernando Bernardino dos Reis e de Maria Anunciação Pereira, agricultores de Óis da Ri-
beira. Neto paterno de José Ber-
nardino dos Reis e Maria Angélica dos Reis, neto materno de António Simões de Carvalho e Ana Maria, todos de Óis da Ribeira.
Pe. Manuel
G. Almeida
|
O registo de baptismo de Edmundo Reis |
A família e
a política !
Edmundo Pereira dos Reis casou-se a 6 de Ju-
lho de 1929, aos 22 anos, com Maria Celeste Tavares e o casal teve os filhos Dália e Dinis, já falecidos, Clarice e Armando Tavares dos Reis. Netos residentes em Óis da Ribeira, na actualidade, são os irmãos Mário, Nelson e Isabel Tavares das Neves (filhos de Clarice), Carlos Manuel e António Manuel Almeida Reis (filhos de Dinis).
Homem ligado às causas públicas, foi, para além das funções de regedoria que exerceu na freguesia de Óis da Ribeira, dirigente local e concelhio de Águeda da extinta Acção Nacional Popular (ANP), o suporte político do regime de Marcelo Caetano, derrubado no dia 5 de Abril de 1974.
Devoto e muito ligado à Igreja, colaborou sempre com a Paróquia e a Irmandade das Almas e de S. Miguel de Óis da Ribeira.
Edmundo Reis faleceu a 12 de Dezembro de 1996, aos 89 anos, e o seu corpo está sepultado no cemitério de Óis da Ribeira. RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário