sexta-feira, junho 28, 2019

O despacho governamental, há 70 anos, da ponte de Óis da Ribeira

A ponte do rio Águeda em Óis da Ribeira
Padre José Bernardino, pre-
sidente da Comissão da Ponte

O despacho go-
vernamental que determinou a construção da Ponte de Óis da Ribeira sobre o rio Águeda foi assinado a 18 de Maio de 1949 pelo Ministro 
José  F. Ulrich
MOP de 1949
das Obras Públicas.
Há 70 anos!!!
O ministra era José Frederico do Casal Ri-
beiro Ulrich e a Junta de Freguesia dele teve co-
nhecimento oficial por ofício da Junta Autó-
noma de Estradas (JAE), datado de 18 de Junho desse ano há e através da Direcção do Serviço de Pontes, que por este correio ministerial, também soube que foi fixado em 150 contos o montante da sua comparticipação obrigatória, que, segundo a DSP, de-
veria ser posta à disposição da JAE.
O mesmo ofício dava conta que  a construção da ponte iria realizar-se em regime de empreitada, para a qual iria ser realizado o necessário concurso público.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era presidida por Benjamim Soares de Freitas, que deu conhecimento do ofício à Comissão da Ponte, presidida pelo padre José Bernardino dos Santos Silva e que, entre outros ribeirenses, incluía os restantes membros da JFOR (Manuel Soares dos Santos e José Maria Estima) e o regedor (Manuel Maria dos Reis).
A Câmara Municipal de Águeda contribuiu com 50 para estes 150 contos. Os 100 contos do povo ribeirense foram entregues na Câmara Municipal no dia 7 de Julho desse ano de 1949. A CMA se encarregou de os enviar para a JAE. Há 70 anos! 

Sem comentários:

Enviar um comentário