As festas da pateira decorriam no largo em frente ao restaurante Pôr do Sol. Não sabemos se esta imagem (da net e de 1984, é de um desses dias |
O cartaz oficial da Festa da Pateira |
A União de Freguesias de TravassÓis lançou mais uma festança, à conta do erário público: a festa da Pateira e em Óis da Ribeira. E em dois dias: 3 e 4 de Agosto de 2019.
A vida é isto mesmo, é assim: podemos ter a freguesia virada de pantalhas, as ruas esventra-
das e feitas picadas de África, as valetas continuarem por limpar e por assear espaços públicos e, sobre tal, não se conhecer nenhuma posição pública da Junta de Freguesia.
E sobre a limpeza da pateira? O rio Águeda? A despoluição do Rio Cértima?!!!
Poder, pode...
Mas que importa isso?
O importante para as instituições autárquicas é fazer festas: os eleitos são agora, por afirmação factual, verdadeiros comissários de festas, mordomos e/ou juízes. A política pode esperar...
Olhem só para as centenas de milhares de euros que todos os anos a Câmara Municipal de Águeda gasta em festas, festinhas e festanças, enquanto, por exemplo não arranja alcatrão para as ruas de Óis da Ribeira! E, por exemplo, nos fez esperar 15 anos pela conclusão das redes de água e saneamento.
Mês sem festa, nem é mês!
Luas, insufláveis e tasquinhas na festa |
Programa com 5 luas
e outras coisas mais!
A verdade e actualidade política actual é que mês sem festa, nem é mês!
Vamos, porém, ao que politicamente se passa e demos, então, conta do programa da Festa da Pateira, em Óis da Ribeira, segundo a propagan-
da espalhada nas redes sociais da autarquia local:
- SÁBADO, dia 3 de Agosto: Actividades desportivas (16 horas), actuação da banda «5 Luas» (das 19 às 20 e das 22 às 24) e, noite adentro, um DJ (meia noite).
- DOMINGO, dia 4 de Agosto: Caminhada (9,30 horas), com t-shirt e reabastecimento, ao custo de 3 euros por inscrição - nas secretarias da Junta e da Arcor e na rulote O Nelson. Aparentemente, e pela leitura do programa, nele fazendo fé..., não há música neste dia, mas não faltarão insufláveis e tasquinhas das instituições da freguesia.
A autarquia travassÓisense convida a população «para mais um evento organizado pela nossa Junta de Freguesia, em colaboração com as nossas associações». Acrescenta que «22 anos depois voltamos a ter a Festa da Pateira de Óis da Ribeira».
Não tem esta é coisa a ver com o que eram as festas da Pateira. Pensa o d´Óis Por Três de que!
Para o blogue a questão não está em a junta recuperar algo perdido a 22 anos. Está sim em falar em coisas que não são competência da junta de freguesia como rios, estradas etc e dar como comparação com a festa...enfim...
ResponderEliminar