A Assembleia Popular de Óis da Ribeira contra a União de Freguesias. |
O dia 28 de Julho de 2019 é tempo de Festa do Peixe da Tuna /AFOR e do Encontro da Aveiro Volkswagen Group (AVG), ambos a decorrer na margem da pateira de Óis da Ribeira.
O encontro de carros da marca alemã é entre as 10 e as 19 horas, na margem da pateira e com observação livre das viaturas e pontos de venda da artigo da marca. A Festa do Peixe inclui missa campal (às 10,30 horas), peixe fito a partir do meio dia e até acabar e concerto musical da Tuna /AFOR, por volta das três e meia da tarde, no coreto.
Que outras coisas terão acontecido em Óis da Ribeira, neste mesmo dia mas de outros anos?
Algumas. Vamos ver:
Aniceto F. Estima |
nandes Estima, filho Manuel Fernandes Estima, lavrador de Cabanões, e de Mariana Jacinta Estima, governanta de casa de Óis da Ribeira. Foi combatente da 1ª. Grande Guerra Mundial e casou com Maria Pinheiro de Almeida a 18 de Julho de 1919. O casal teve os filhos Maria Dulce e José Valentim e, já falecidos, Carmen e Arménio Pinheiro Estima.
Era regedor de Óis da Ribeira quando faleceu, a 15 de Janeiro de 1929, vítima da queda da parede da casa de habitação que andava construir, na viela do Benjamim, Rua Manuel Tavares (Cabo).
- 1899, há 120 anos: Nasceu Vitória Pires Tavares, filha do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e de Maria Rosa Soares. Emigrou para o Brasil com as irmãs Carmen e Clarinda - esta por lá casando com outro ribeirense, Anselmo Soaresndos Santos, e por lá ficaram. Era tia materna de Porfírio, Lurdes, José (já falecido) e Fernando Tavares Pires - irmã de sua mãe, Neófita Alda Pires Tavares. E também irmã de Adelaide, que casou em Cabanões e foi mãe de José e Joaquim Pires de Carvalho (Foca). E de Arménio Pires Tavares, já falecido, em Angola, e pai de Mário e Cecília Tavares das Neves.
Padre Carlos Reis |
- 2012, há 7 anos: Assembleia popular de Óis da Ribeira, convocada pela Assem-
bleia de Freguesia, presidida por Manuel Soares (PSD) e para analisar e votar a eventual criação da União de Freguesias, neste caso com a de Travassô.
A sessão não chegou ao fim, abandonada pelos populares óisda-
ribeirenses participantes e antes de se registar qualquer votação. Mal se adivinhava o que viria a sair na rifa do futuro.
Outros acontecimentos... «aconteceram». Registamos estes.
Sem comentários:
Enviar um comentário