quarta-feira, maio 15, 2024

- ANO 1776, há 248 anos: Os efeitos do terramoto de 1 755 em Óis da Ribeira!

A vila e concelho de Óis da Ribeira em 1758 (Arquivo do Distrito de Aveiro)
O primeiro falecimento de ÓdR após o terramoto
de 1755, o do médico Manuel 
Soares, no dia 29 
de Novembro e então registado pelo padre 
Francisco Almeida

- ANO 1776,
há 248 anos!
Os efeito do terramoto de
1 755 em Óis da Ribeira!


 O relatório dos efeito do terramoto de 1755, em Ois da Ribeira, foi elaborado e assinado pelo padre Francisco de Almeida, o então titular da Paróquia de Santo Adrião.
Os tempos de então não eram os de hoje, eram muito mais lentos - muito menos meios havia... -, e o relatório só foi oficialmente apresentado a 15 de Maio de 1776, há 245 anos.
O sacerdote respondia a um inquérito ordenado pelo Marquês de Pomba e dava conta que se sentiu entre as 9,06 e as 9,10 horas, durante quanto minutos mas, para usar a sua expressão, «sem muita bulha». 
Relatou também que, passados 40 dias e por volta da meia noite, se sentiu novo abalo, mas «com maior estrondo», embora sem que se verificasse qualquer alteração nas fontes e rios, nem a este chegou qualquer maré.
O sacerdote referiu também que «tão pouco rebentou fonte alguma» e que o povo fez, durante três dias consecutivos «muitas confissões e muitas penitências». Reportou também que o clero e o povo foram à Capela de Santo António, durante três dias consecutivos, «cantando a ladainha e chorando muitos amargamente», com o pormenor de irem descalços.
Óis da Ribeira, ao tempo, tinha «125 homens e rapazes da comunhão e 146 mulheres». Cabanões, que ao tempo era povoação meeira com Travassô, tinha «39 homens e 83 mulheres».

Sem comentários:

Enviar um comentário