quinta-feira, julho 04, 2024

- ANO 1918, há 106 anos: O casamento do professor Dinis Pires da Silva!

 


 
Professor Dinis Pires da Silva



- ANO 1918,
há 106 anos !
O casamento do
professor Dinis
Pires da Silva !

O óisdaribeirense professor Dinis Pires da Silva casou há 106 anos, aos 22 e a 4 de Julho de 1918, com Ana Sousa da Conceição, de 28, natural de Pelotas, Estado de Rio Grande do Sul (Brasil), filha adoptiva de Manuel Jacinto de Sousa e Ana Rocha de Sousa, de Travassô.
Professor do ensino primário, foi figura de destaque da vida política aguedense e chegou a ser vereador municipal. A Junta de Freguesia de Travassô, os anos 80 do século XX, atribuiu o seu nome à principal rua de Cabanões, onde viveu e faleceu. A rua que vai da ponte do rio Águeda até à pastelaria Sagrado Sabor.
O casal teve dois filhos, já falecidos: Fernando (?) e Célia e netas são Vera Lúcia da Silva Conceição, que mora na casa do avô (em Cabanões), as irmãs Rosa Maria e Ana Rosa, e os já falecidos capitão Vasco César Silva e professora Célia da Silva Conceição.
Dinis teve pelo menos três irmãos: os gémeos Artur e Maria da Assunção (Maria da Volta), que casou com José Maria da Conceição, de Recardães, e faleceu a 5 de Agosto de 1983, mãe de Zulamar (Zola), Ondina e Orlando Rino (Brasil, em Rio Grande). 
Artur casou com Orência Vergara Maciel, a 30 de Julho de 1934, em Rio Grande (Brasil), e lá faleceu a 10 de Fevereiro de 1995. 
Também irmão, era César Pires da Silva, que foi casado com a francesa Cecile Florence Charlotte Guillaume e faleceu a 31 de Julho de 1971. O casal era dono da casa apalaçada que depois foi de Armando Resende e demolida há alguns anos, frente à de José Resende, agora do seu neto João Gomes.
O professor Dinis Pires da Silva nasceu a 14 de Novembro de 1894 e era filho de Diamantino Francisco da Silva, estucador de Fermentelos, e de Ana Pires Soares, agricultora e de Óis da Ribeira. Faleceu a 14 de Janeiro de 1967, há 54 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário