terça-feira, agosto 06, 2024

- ANO 1890, há 134 anos: Passaportes para o Brasil e para 3 «Manuéis» de Óis da Ribeira!


A casa construída por
Manuel Filipe Soares
M. Marques
Maurício

- ANO 1890,
há 134 anos !

Passaportes para o Brasil
e para  3 «Manuéis» de 
Óis da Ribeira!

O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 6 de Agosto de 1890, há 134 anos, passaportes para três óisdaribeirenses de nome Manuel. Todos para o Brasil e para o Rio de Janeiro.
Manuel Filipe Soares, de 29 anos, casado e carpinteiro, era filho de Manuel Pereira da Conceição e de Teresa Maria Soares de Freitas. Sabia escrever, tinha 1,66 metros de altura e marcas de bexigas no rosto. Fez fortuna e, em 1904, construiu a casa apalaçada da Rua Benjamim Soares de Freitas (ver foto), que foi da família Resende e é hoje do dr. João Gomes, ex-presidente da ARCOR.
Manuel Marques Maurício, de 35 anos e filho de Delfina Marques, de Cabanões, ao tempo lugar meeiro de Óis da Ribeira e Travassô. Tinha 1,60 metros de altura, sabia escrever e tinha vários sinais no rosto. Construiu casa em Cabanões (onde agora é a de Manuel Rodrigues, esta construída de raiz) e, em 1915, a primeira capela ao lado esquerdo do Cemitério Velho de Óis da Ribeira.
Manuel Tavares Pinheiro, de 23 anos de idade, filho de José Ferreira Baeta e de Ana Maria dos Santos Pinheiro, casado e alfaiate. Tinha 1,68 metros de altura, tinha vários sinais no rosto e sabia escrever. Era irmão de José Tavares Pinheiro, que foi pai de Severino, Modesto, Clemente, Esmeralda, Mercedes e outros, todos já falecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário