domingo, setembro 22, 2024

- ANO 1369, há 655 anos: A doação real das terras de Óis da Ribeira ao Conde de Barcelos!


Rei D. Fernando I

D. João Afonso Tello de
Meneses, 4º. Conde de
Barcelos e 4º. de Ourém

- ANO 1369,
há 655 anos!
A doação real das terras
de Óis da Ribeira ao
Conde de Barcelos!

O Rei D. Fernando I, apelidado de «O Formoso» e «O Inconstante», doou as terras de Óis da Ribeira ao Conde de Barcelos no dia 22 de Setembro de 1369.
Há 655 anos!
A carta real foi passada em Coimbra, neste dia de há mais de seis séculos e meio, e em nome de D. João Afonso Tello de Meneses, o 4º. Conde de Barcelos e 1º. Conde de Ourém (ver a imagem), para ele «passando toda a parte, direito e quinhão que ele, Senhor Rei, tinha nas vilas de Óis da Ribeira e de Requeixo», segundo historia Landelino de Miranda Melo, no seu livro «Travassô e Alquerubim e outras localidade da Região do Vouga».
Curiosamente, quer Óis da Ribeira quer Requeixo aparecem designadas como vilas, embora o foral óisdaribeirense só tenha sido atribuído por D. Manuel I a 2 de Junho de 1516. O autor, neste sobredito livro, refere que «Óis e Requeixo aparecem designadas umas vezes por vilas e outras vezes por aldeias».
- NOTA: Já agora, e ainda segundo o mesmo livro de Laudelino de Miranda Melo, o Rei D. Duarte, em 1433, confirmou à condessa D. Joana de Castro «parte da aldeia de Óis da Ribeira». E que também pertenceu, sem citar datas, a D. Afonso, terceiro filho do Duque de Bragança.

Sem comentários:

Enviar um comentário