terça-feira, setembro 24, 2024

António Monteiro é o novo treinador da ARCOR Canoagem

António Monteiro

António Monteiro



António Monteiro é o novo treinador da ARCOR Canoagem. 
O que já nem é novidade no seu currículo como responsável técnico - a que se acrescentará (ver abaixo e resumidamente) a carreira como atleta de categoria internacional.
Por exemplo, foi atleta olímpico nos Jogos de Barcelona (em 1992), tendo disputado a
 prova de K4 1000 metros, fazendo equipa com António Brinco (também de Águeda e desde 2007
dirigente, treinador e atleta da ARCOR), Belmiro Penetra (do CN de Fão) e Rui Fernandes (do CN do Prado). Foram 15º.s classificados.
António Manuel de Oliveira Monteiro, de 52 anos, é natural do Ameal, lugar da freguesia de Águeda, onde nasceu a 15 de Abril de 1972. Começou a praticar a modalidade no rio Águeda e radicou-se em Óis da Ribeira pelo casamento. Foi atleta dos 3 clubes da cidade: Recreio (RDA), Ginásio (GICA) e Clube de Canoagem de Águeda (CCA).
É empresário do sector da panificação e pastelaria.
António Monteiro em 1992


Vice-campeão do
mundo de juniores e
medalha de prata na
Taça do Mundo!

A carreira internacional começou em Agosto de 1989, aos 17 anos, quando, em Halifax, no Canadá, disputou o campeonato do mundo de juniores e, em K4 500 metros, foi medalha de prata - vice-campeão do mundo -, fazendo equipa com Belmiro Penetra (do CN de Fão), Joaquim Queirós (da AD de Amarante) e António Brito (do CN de Prado).
Disputou, já como sénior, 9 campeonatos do mundo, com classificações que oscilaram entre o 6º. lugar (nos 200 metros de 1995, na Alemanha) e o 12º., na Dinamarca e em 1993, em K4, 10 000 metros. Foi muitas vezes campeão regional e nacional, para além de disputar múltiplas regatas internacionais.
Maio de 1998, foi tempo de vencer a prova de K2 200 metros da Taça do Mundo de Canoagem, disputada no Brasil. Onde também foi ainda segundo classificado nos 200 metros, em K1, e terceiro em K2, 1000 metros.
Treinou várias equipas de Águeda e também o Saavedra Guedes, de Pardilhó (em 2005 e depois). É membro da equipa técnica da ARCOR Canoagem desde Dezembro de 2020 e atleta Veterano B do clube.
A equipa arcoriana está em fase de formação, mas é certo que Paulo Oliveira e Alexandre Gomes serão adjuntos de António Monteiro. No Polo de Águeda, continuará João Paulo Brinco como técnico responsável e Fernando Guimarães e Hugo Costa como adjuntos.

Sem comentários:

Enviar um comentário