O presidente Fausto Oliveira (Câmara), Dinis Tavares (?), Vale Guimarães (o Governador Civil de Aveiro, a discursar), NN e Homem de Melo (Conde de Águeda) |
A cabine eléctrica de Óis da Ribeira |
- ANO 1951,
há 73 anos!
A electrificação da
vila de de Óis da
Ribeira!
O presidente da Câmara Municipal de Águeda afirmou, há 73 anos, que «estamos a tratar, com todo o incremento, da electrificação de Óis da Ribeira».
A notícia é retirada do «Jornal da ARCOR» de 31 de Dezembro de 2001 e também dá conta, ainda, que o presidente, que era o dr. Fausto Luís de Oliveira, precisava que «já pedimos à União Eléctrica Portuguesa que nos apresentasse a proposta para a construção dos ramais».
A electrificação só ficaria concluída em Agosto de 1958, apenas 7 anos depois, mas concretizando uma ambição antiga do povo óisdaribeirense. A rede de alta tensão vinha de Travassô, atravessando o Freixoeiro e o Rio Águeda, pelo Jardim, para a cabine expressamente construída, no caso junto à ponte - a mesma (ver foto) que ainda hoje conhecemos.
A Junta de Freguesia era presidida por Aires Carvalho e Santos, com o tesoureiro José Pinheiro das Neves e o secretário David Soares dos Santos - já todos falecidos. A 31 de Março de 1957, e com o pedido de eletrificação da vila, tinha entregue 30 000$00 à Câmara Municipal de Águeda - o equivalente, mais ou menos, a 16 000 euros actuais.
O processo teve andamento e, a 29 de Junho, o dr. Fausto Luís de Oliveira visitou os trabalhos - que estavam a ser executados pelos Serviços Municipalizados de Águas e Eletricidade e foram dados por concluídos a 31 de Agosto de 1958 , data em que a Junta de Freguesia tal assinalou em acta.
- NOTA: A inauguração ocorreu entre 27 de Julho e 28 de Agosto desse ano, em data que não conseguimos apurar mas que certamente foi de grande festa para o povo de Óis da Ribeira. Estiveram o Governador Civil de Aveiro (Francisco do Vale Guimarães), o presidente da Câmara Municipal de Águeda (Fausto Luís de Oliveira) e o deputado Manuel José Homem de Melo (Conde de Águeda).
Sem comentários:
Enviar um comentário