quarta-feira, outubro 09, 2024

- ANO 1988, há 36 anos: A entrada do Padre Júlio Grangeia em Santo Adrião de Óis da Ribeira!


Os padres António Nunes Fonseca, que deixou Óis da Ribeira a 2 de Outubro de
1988, e Francisco Júlio Grangeia Pinto, que entrou a 9 - hoje se fazem 36 anos. 
Aqui, com o óisdaribeirense Fernando Reis (diácono já falecido)
Padre F. Júlio Grangeia Pinto




- ANO 1988,
há 36 anos!
A entrada do Padre Júlio
Grangeia em Santo Adrião
de Óis da Ribeira!


O padre Francisco Júlio Grangeia Pinto deu entrada na Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira a 9 de Outubro de 1988.
Há precisamente 36 anos!

O sacerdote tina 30 anos e «rodava» da Paróquia de Santa Eulália de Águeda e substituía o padre António Nunes da Fonseca - que por 18/19 anos tinha sido pároco em Óis da Ribeira e Travassô e da paróquia saíra uma semana antes - a 2 de Outubro desse mesmo ano de 1988.
Júlio Grangeia, assim popularizado e mais tarde e até agora imortalizado como o «padre da internet» - pela sua ligação a esta nova forma de evangelização e comunicação pastoral, actualmente tão vulgar...-, foi recebido à entrada da ponte, pela Comissão Fabriqueira e pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, seguindo em cortejo para a Igreja de Santo Adrião - onde estava D. António Baltazar Marcelino, o então Bispo de Aveiro, que celebrou Missa, acolitado pelos padres Castro e Nestor e os diáconos Fernando Reis Duarte de Almeida e Afonso Henriques.
O padre Júlio Grangeia é natural de Ílhavo, onde nasceu a 2 de Março de 1958, e foi ordenado a 29 de Janeiro de 1984 (aos 26 anos), na Igreja de Santa Eulália de Águeda - paróquia na qual iniciou a sua missão sacerdotal.
- NOTA: Ainda hoje é, passados 36 anos, o pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira, acumulando com as paróquias de S. Miguel de Travassô e de Nossa Senhora da Assumpção, de Espinhel. Também já foi Arcipreste de Águeda.

Sem comentários:

Enviar um comentário