sexta-feira, novembro 01, 2024

A renúncia, há 7 anos, de 5 socialistas de Óis da Ribeira!


Romeu Fernandes e Ana Sofia Framegas desvincularam-se da estratégia e posições do PS de
TravassÓis e da sua eleita (Júlia Melo) na Assembleia de Freguesia. Alexandre Resende Pires,
à direita e segundo da lista, continuou «fiel» à líder e sua guru. Que substituiu, em 2021

Rosa Almeida
Rúben Santos

Um  grupo de 5 jovens candidatos do PS, todos de Óis da Ribeira, demarcaram-se, a 31 de Outubro de 2017, das posições da candidata eleita pelo partido e membro da Assembleia de Freguesia de TravassÓis - Júlia Melo - então anunciando a sua «desvinculação à lista» e sublinhando que, e citamos o comunicado, «não queremos estar associados a uma lista que está a relegar para segundo plano os interesses dos ribeirenses».
Os subscritores da renúncia foram Ana Sofia Resende Framegas (quarta candidata da lista do PS), Romeu da Costa Fernandes (6º.), Rosa Lina Almeida (9ª.) e Rúben Santos (11º.), para além de Diana Moreira. 
Curiosamente, ou talvez não, Alexandre Resende Pires, o segundo candidato da lista socialista, não assinou o documento, o que significaou, por evidente exclusão de partes, que estava de acordo com a estratégia seguida pelo partido e/ou pela guru Júlia Melo.
Republicamos o comunicado, na íntegra:
«Não podemos concordar
 que esquemas, manobras
de diversão, insultos e até

mesmo violência física 
manchem o nome
da nossa freguesia»
- Grupo de Jovens candidatos
 do PS de Óis da Ribeira

Amigos:

Vimos por este meio, comunicar publicamente, a nossa desvinculação à lista do PS candidata à União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
É com muita pena nossa, que não honramos a palavra dada a muitos de vós e, principalmente às 102 pessoas de Óis da Ribeira, que confiaram em nós. No entanto, não podemos, nem queremos compactuar com o que tem vindo a acontecer sistematicamente, desde o passado dia 1 de Outubro.
Prometemos lutar por uma mudança em prol dos interesses da freguesia, demos a cara por um projeto em que acreditámos e hoje, sentimo-nos defraudados.
A nossa posição sempre foi de nos mantermos fiéis aos princípios e ideologias do Partido, não querendo alianças fictícias, mantendo sempre a coerência e a transparência.
Negociar, sim, vender-nos nunca!
Defendemos, estar à altura de dizer não sempre que assim se justificar...Todavia, dizer sim, sempre que fosse em benefício da população, esquecendo qualquer tipo de interesses pessoais.

«Não queremos cargos políticos,
temos, sim, vontade de melhorar Óis
 da Ribeira, de contribuir de forma
eficaz para o seu desenvolvimento,
sempre respeitando os outros»

*
« (...) Negociar, 
sim, vender-nos nunca!
Estes não são, de todo, os valores do nosso Partido. 
O Partido Socialista nos seus estatutos, define-se como uma “organização política de homens e mulheres, empenhada na construção de uma sociedade livre, igualitária, solidária, económica e socialmente desenvolvida e ecologicamente sustentável”. Assente em 3 princípios fundamentais : Democracia, liberdade de expressão e autonomia.
O princípio democrático remete-nos para a “designação dos titulares dos órgãos do partido e da definição das orientações políticas do partido”. 

A liberdade de expressão, que por sua vez, permite a “formação de correntes de opinião interna compatíveis com os objetivos do Partido e a liberdade de expressão pública de cada militante no respeito pela disciplina partidária. 
Por fim, a autonomia em relação a qualquer outra organização política.
Estes são os valores do PS, são os valores em que
«Não queremos estar associados a uma
lista que está a relegar para segundo
plano os interesses dos Ribeirenses»
acreditamos e pelos quais nos regemos, estes são os valores que podem impulsionar uma freguesia e a vida das suas gentes.
Não podemos concordar que esquemas, manobras de diversão, insultos e até mesmo violência física manchem o nome da nossa freguesia.
Não queremos estar associados a uma lista que está a relegar para segundo plano, os interesses dos Ribeirenses.
Não temos pretensão a cargos políticos, temos, sim, vontade de melhorar Óis da Ribeira, de contribuir de forma eficaz para o seu desenvolvimento, sempre respeitando os outros e, sobretudo, respeitando-nos a nós mesmos.
Não podemos exigir dos outros, aquilo que não fazemos porque a nossa liberdade termina onde começa a dos outros.

Sofia FramegasRomeu FernandesRosa LinaRúben dos Santos, Diana Moreira
O comunicado - ver AQUI

A carreira dos 5
ex-socialistas !

Hoje e 7 anos depois, o que é feito destes 5 jovens agora ex-socialistas?
Vejamos:
1 - ANA FRAMEGAS: Ana Sofia Resende Framegas «transferiu-se» para o Juntos - Movimento Independentes de Travassô e Óis da Ribeira, foi eleita para a AFTOR e, desde 2023, é secretária da Junta de Freguesia.
2 - ROMEU FERNANDES: Romeu da Costa Fernandes «transferiu-se» para o Bloco de Esquerda (BE) e foi o primeiro da lista deste partido nas eleições autárquicas locais de 2021.
3 - DIANA MOREIRA: Diana Moreira Martins, tal como o marido (Romeu) «transferiu-se» para o Bloco de Esquerda e foi a nº. 9 da lista local de 2021.
4 - ROSA LINA: Rosa Lina de Oliveira Almeida abandonou, tanto quanto julgamos saber, a actividade política.
5 - RÚBEN SANTOS: Rúben Joel Ferreira dos Santos também est(ar)á afastado da actividade política.
O socialista Alexandre dos Reis Resende Pires, que há 7 anos não acompanhou os outros 5 na saída do  (sendo da mesma lista) - é o actual eleito do PS na AFTOR, em regime de substituição, já que a eleita Júlia Melo não assumiu o cargo, depois das eleições de 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário