segunda-feira, maio 05, 2025

A Tuna / AFOR no ano dos 127 anos de história!

 

Os órgãos sociais da Tuna/AFOR, eleitos a 26/01/2024 e para 2024/2026. De pé: Marisa Silva, Mariana
Alegria, Romeu Fernandes, Susana Gomes, Mário Marques, Luís Branco, Inês Reis, João Baptista, CarinaNunes, Sandra Marques, Carlos Vidal e Aurélio Reis. Sentados: Victor Fernandes, Luis Neves
e António Soares

Luís Neves: de músico e
secretário e vice-presidente
a presidente da Tuna/AFOR
António M. Reis

O ano de 2024, para a Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira 
(AFOR))
 começou praticamente, com a assembleia eleitoral intercalar, na sequência da auto-demissão do presidente António Manuel Reis.
A AG teve participação de 40 associados, 36 dos quais votaram na Lista A e única, liderada pelo músico Luís Neves -, que era secretário do executivo demissionário, já tinha sido vice-presidente e é trineto materno de Jacinto Pereira de Matos, um dos fundadores.
Registaram-se também 2 votos em branco e 2 nulos.
A AG eleitoral foi dirigida pelo 1º. secretário Carlos Emanuel Vidal e também músico - na ausência da presidente Carla Tavares, que, entretanto, o felicitou os eleitos e sugeriu que «na tomada de posse temos que atualizar a foto!».
Também Jorge Élio Framegas, antigo presidente da direção da Tuna e o responsável pelas obras da (antiga) sede, a da Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro), e criador das Marchas Populares, parabenizou os novos órgãos sociais tunantes e «especialmente a nova direcção», que era (é) presidida por Luís Neves, seu familiar próximo.
Jorge Élio Framegas é neto paterno de Zulmira Matos (irmã de Óscar) e bisneto paterno de Jacinto Pereira de Matos. Liderou a Tuna de 1999 a 2001, sendo depois presidente da assembleia geral (em 2002/2004) e, mais tarde, também suplente de outros órgãos sociais.
Carla Tavares
(PdAG)
António Soares
(PdCF)


Os dirigentes tunantes
para o triénio 2024/2026!


Luís Carlos dos Santos Neves assumiu a presidência da direção da Tuna / AFOR para o triénio 2024/2026.
Os eleitos da votações intercalar de 26 de Janeiro de 2024 foram os seguintes:
- ASSEMBLEIA GERAL: Carla Eliana da Costa Tavares (presidente), Carlos Emanuel da Silva Vidal (1º. secretário) e Marisa Ferreira da Silva (2ª. secretária). - Suplentes: Romeu de Castro Fernandes (filho do vice-presidente da direção) e Susana de Oliveira Gomes (filha de José Maria Gomes, músico, ex-dirigente e responsável pelas contratações da Tuna / AFOR).
- DIREÇÃO: Luís Carlos dos Santos Neves (presidente), Victor Manuel da Costa Fernandes (vice-presidente), Mariana Braz Alegria (1ª. secretária), Luís Filipe Ferreira Branco (2º. secretário), João Estima Baptista (tesoureiro), Carina Sofia Camacho Nunes (1º. vogal) e Sandra Cristina Estima Marques (2º. vogal). - Suplentes: Guilherme Fernando Barbosa da Rocha e Mário Fernando de Almeida Marques (sobrinho de José Maria Gomes).
- CONSELHO FISCAL: António Manuel Dias Soares (presidente), Maria Armanda Coelho Marques (1a. vogal), Paulo Jorge dos Santos Gomes (2º. vogal, presidente da Assembleia de Freguesia). - Suplentes: Aurélio Matos dos Reis (bisneto do fundador e familiar de Luís Neves) e Inês Alexandra Framegas dos Reis (trineta do fundador e sobrinha de Aurélio Reis).

AG de posse, contas
e orçamento! 

A assembleia geral da Tuna / AFOR de 24 de Março de 2024 deu posse aos eleitos do novo triénio e aprovou o plano de actividades e o orçamento para 2024. Por unanimidade e, este, no valor de 66 646 euros. 
As principais receitas tinham a ver com serviços prestados (com uma previsão de 15 000 euros), os donativos (de 28 406), os protocolos com a Câmara Municpal de Águeda (de 22 240) e as íquotizações (1000).
Quando a despesas, avultavam as das obras na escola primária (21 300 euros), o apoio a deslocações de músicos (12 000) e eventos culturais (10 000), direção musical (4 000), formadores e material de apoio da escola de música (2 500), compra e reparação de instrumentos (11 500), acessórios (500), fardamentos (1000) e seguros (700), entre outras.
Os trabalhos foram presididos por Carla Tavares e, disse ela, s
e «algo ficou patente, foi a importância de aumentar a comunicação/relação com os ribeirenses». - Ver AQUI
A mesma AG da Tuna / AFOR aprovou, também por unanimidade, as contas de 2023, que envolveram receitas de 48 778,58 euros e despesas de 48 306,13. Logo, um saldo positivo de 472,45 euros. 
A expectativa da direção presidida por Luis Neves era que fosse a última na sede da Rua Jacinto Bernardo Henriques, à ponte - «uma vez que os trabalhos de melhoria no edifício da escola primária vão começar em breve».
Onde será a nova sede.- Ver AQUI

A Tuna / AFOR na exposição

A Tuna / AFOR na
exposição dos
«Sons de Águeda»!

A Tuna/AFOR participou na exposição «Sons de Águeda: as Filarmónicas, memória e futuro», aberta no dia 1 e patente ao público 
Luís Neves recebeu prenda
até 28 de Março de 2024, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).
A iniciativa envolveu todas as outras 5 bandas de Águeda - as duas de Fermentelos (a Velha e a Nova), a Alvarense (de Casal de Álvaro), a Castanheirense (de Castanheira do Vouga) e a 12 de Abril (de Travassô). 
Estava integrada na Semana Aberta 24 da ESTGA/UA e foi organizada pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro (SBIDM-UA), através da área de Museu e Arquivo na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA).

Obras na Escola,
a nova sede!

A Tuna / AFOR adjudicou, em meados de Março de 2024, a
Obras na escola primária
caixilharia de alumínio que substituiu todas as janelas e portas da fachada principal da antiga escola primária
«Infelizmente, as madeiras das janelas estão podres, muito devido ao abandono e à falta de manutenção», comentou Luís Neves, o então recém-eleito presidente da direção da Tuna / AFOR, confirmando que o objectivo é que «a mudança de sede ocorra até ao final deste ano» - o de 2024.
Ponto muito crítico do edifício da antiga escola primária - que vários anos abandonada pela Junta de Freguesia da UFTOR - era o telhado (que foi requalificado, como se pode ver na foto).

Mara Brites, Matilde Marques, Tiago Morgado, Eduardo
Pereira, maestro António Bastos, Inês Reis e o presidente
Luís Neves. Na frente, Beatriz Almeida e Gabriel Lima


Jovens músicos da Tuna
na Orquestra Municipal
de Águeda !


Um grupo de 8 músicos da Tna / AFOR (na foto ao lado) 
participou no Estágio da Orquestra Municipal de Águeda.
O presidente Luís Neves, a propósito, considerou que tal participação foi «antes de qualquer interesse da associação, principalmente uma experiência enriquecedora para os músicos, principalmente os mais pequenos».
O estágio foi organizado pela União de Bandas de Águeda (UBA) e culminou com um concerto no Centro de Artes de Águeda, no dia 30 de Março de 2024.
- A Tuna/AFOR actuou a 7 de Abril nas festas de Nossa Senhora da Anunciação, em Mamodeiro (Aveiro) - onde abrilhantou a missa e a procissão.
E, a esse tempo, tinha previstas as seguintes participações:
- Dia 12 de Maio: Festa de Nossa Senhora de Fátima, em Óis da Ribeira.
- Dias 27 e 28 de Julho: Festa do Peixe da Pateira, em 19ª. edição e organização da Tuna/AFOR.
- Dia 4 de Agosto: Festa de Santo António, na Giesta, Oiã (de manhã).
- Dia 4 de Agosto: Festa de S. Lourenço, em Alviães, Oliveira da Azeméis (de tarde).
- Dia 11 de Agosto: Festa de Nossa Senhora das Neves, em Vila Nova de Monsarros, de Anadia.
- Dia 18 de Agosto: Festa de S. Joaquinm, em Santiais, Estareja.
- Dia 11 de Setembro: Festa de Nossa Senhora da Ajuda, em Paredes, Águeda.
O desfile do 25 de Abril de 1974

A Tuna/ AFOR no
desfile do 25 de Abril!

A Tuna/AFOR participou no defile que, em Águeda, comemoraou os 50 anos do dia 25 de Abril.
O desfile, denominado da «Liberdade e Democracia», partiu da Avenida 25 de Abril  com participação de muitas associações de todo o município. Também da ARCOR!
Aberto pela Orquestra Filarmónica 12 de Abril, de Travassô, o desfile continuou até ao Monumento da Mulher e Monumento dos Combatentes, seguindo-se o hastear da bandeira, a inauguração das obras do parque do caminho de ferro e seguiu para o Centro de Artes de Águeda (CAA), onde decorreru a  sessão solene comemorativa do histórico dia da democracia portuguesa.
O telhado da escola

O telhado e o piso
da escola primária!


A Tuna / AFOR iniciou a 29 de Abril de 2024 os trabalhos de limpeza do telhado da antiga escola primária.
O objectivo era começar a requalificar o edifício - justamente começando pelo telhado... - para depois aplicar a caixilharia (já adjudicada) em todas as janelas e portas da fachada principal.
Infelizmente e no interior, as madeiras das janelas estavam  podres, muito devido ao abandono e falta de manutenção a que o edifício esteve sujeito nos últimose seguidos anos - quando, como se sabe, esteve sob «administração» da Junta de Freguesia da UFTOR.
A chaminé do telhado caiu e a «reparação» foi, aparentemente, mal feita, ficando a água das chuvas a infiltrar-se na parede e lesando o interior do edifício.
- A Tuna / AFOR participu nas festas de Nossa Senhora de Fátima, a 12 de Maio de 1974, fazendo uam arruada e abrilhantando a missa solene e a procissão pelas ruas da vila.
Apresentou-se com 34 músicos e, no adro e após a procissão, deu um pequeno concerto.
Inês Vergara


A Tuna / AFOR na

abertura da Feira do
Mundo Rural

A Tuna / AFOR assumiu a 30 de Maio de 2024 - e com brilhantismo!!!... - o concerto de abertura da Feira do Mundo Rural, que até 2 de Junho decorreu no Parque de Nossa Senhora do Amparo, em Travassô.
A instituição musical óisdaribeirense foi dirigida pelo maestro António Bastos e, a solo, teve participação da cantora soprano Inês Margaça (na foto). Num concerto de grande qualidade e muito aplaudido.
A Tuna /AFOR e a ARCOR participaram no evento com espaços de gastronomia.
- A 3 de Junho de 2024 - ver AQUI -  a Tuna / AFOR participou nas festas da 1.ª Comunhão e da Profissão de Fé da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Quer na sempre muito emotiva e festiva celebração da Eucaristia, quer na procissão que deu volta ao Largo do Centro Social (o do Cruzeiro) e regressou ao templo - em cujo adro deu um mini-concerto.
Apoio da HFA


Apoio da HFA às
obras da Tuna/AFOR!


A Tuna / AFOR foi uma das três instituições que a HFA apoiou em Junho de 2024 e no âmbito do seu programa «Hoje Fazemos o Amanhã».
A iniciativa da empresa Henrique, Fernando e Alves (a HFA, SA, de Águeda) dependeu de candidaturas e visava «auxiliar financeiramente projectos inovadores, que visem a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e das instituições». 
A Tuna / AFOR recebeu 3 000 euros.
-  A caixilharia nova do edificio da escola começou a ser instalada nos dias 2 e as obras continuaram até 26 de Junho de 2024.
«Faltam apenas alguns pormenores de finalização, que serão resolvidos na próxima semana», disse o presidente Luís Neves, acrescentando que «a instalação foi realizada pela QUAL» e que «a remoção da caixilharia velha esteve a cargo da associação, no sentido cortar os custos, onde possível foi».
Gabriel e Mateus Nunes

Mariim Almeida

Jovens músicos da
Tuna /AFOR premiados
no Concurso 
de Interpretação!

O Conservatório de Música de Águeda realizou, a 25 de Junho de 2024, o seu segundo Concurso de Interpretação e teve participação de 4 jovens músicos da Tuna / AFOR.
O evento foi organizado pelos professores 
Beatriz Almeida
do Departamento Curricular de Instrumentos de Sopro de Madeira do Conservatório e as classificações dos 
músicos tunantes, na Categoria B, 2º. grau, foram as seguintes:
- 1º. lugar: Beatriz Ferreira de Almeida.
- 2º. lugar: Gabriel Nunes Lima.
- Menção honrosa: Mateus Nunes Lima.
- Aluno do 3º. grau: Martim Framegas de Almeida.
Gabriel Nunes Lima (1º. prémio na categoria A) e Martim Framegas de Almeida (3º. prémio na categoria B) já tinham participado na primeira edição, em Junho de 2023.

A Escola de Música na Sala Velha


Apoio da Câmara 
para a cultura da
Tuna / AFOR !

A Tuna /  
AFOR recebeu 24 757,64 euros em Julho de 2024 e no âmbito do plano de apoios da Câmara Municipal de Águeda a associações culturais, recreativas e juvenis.
A associação óisdaribeirense estava empenhada na requalificação do edifício da antiga escola primária (com três salas e logradouro) - a sua futura sede, que lhe foi concedido por contrato de comodato de 28 de Setembro de 2023, e a comparticipação municipal apareceu mesmo na hora para a tesouraria.
As obras, aliás, já tinham começado.
 - como o d´Óis Por Três atempadamente vinha noticiando -, prevendo-se que a escola de música, na chamada sala velha do edifício (ver as imagens), pudesse começar já em Setembro. Logo se veria. E viu-se: foi a 5 de Outubro.
Os apoios atribuídos foram assim divididos:
- Plano de actividades: 3 195 euros.
- Instrumentos e fardamentos: 11 200 euros.
- Escola de Música: 800 euros.
- Obras: 9 562, 64 euros.
Óscar Saraiva e
Tiago Morgado

Tiago Morgado com
prémio do Conservatório
de Música!


O clarinetista Tiago Morgado é músico da Tuna / AFOR) e concluiu, a 3 de Julho de 2024, o seu 8º. grau do Conservatório de Música de Águeda.
«Com muito bom nível, devo dizer», considerou Óscar Saraiva, o seu professor na altura, acrescentando que «é um dos grandes alunos que tive no Conservatório de Águeda, daqueles tipo «geração antiga», com a dedicação vontade, talento e trabalho dignos dos «eleitos», daqueles que realmente querem ser sempre melhores».
«Águeda tem aqui um excelente clarinetista», concluiu Óscar Saraiva, que também era (é) maestro da Banda Alvarense, de Casal de Álvaro.

Concerto da Tuna / AFOR em Ovadas (Resende)

A Tuna em Ovadas de
Resende e em serviços
de Agosto na região!

A Tuna / AFOR actuou a 21 de Julho de 2024 - na festa de Nossa Senhora dos Remédios, no lugar de Granja, freguesia de Ovadas, no município de Resende.
Muito aplaudida no concerto da tarde (ver a foto), depois das cerimónias religiosas e sob direcção musical do maestro António Bastos, em chão onde já se tornou tradicional exibir-se nesta festividade local, com repertório de excelência e qualidade.
Ver vídeos na página oficial da instituição AQUI, igualmente AQUI e também AQUI.
A Tuna / AFOR, entretanto, tinha, há um ano, 5 serviços agendados para o mês de Agosto.
Os seguintes:
- Dia 4: Festa de Santo António, na Giesta, freguesia de Oiã, em Oliveira do Bairro e de manhã.
- Dia 4: Festa de S. Lourenço, em Alviães, no município de Oliveira de Azeméis e à tarde.
- Dia 11: Festa de Nossa Senhora das Neves, em Vila Nova de Monsarros, concelho de Anadia. Com arruada (9 horas), missa e procissão (10) e concerto, com a Banda Marialva, de Cantanhede (17 horas).
- Dia 18: Festa de S. Joaquim, em Santiais, no município de Estarreja.

A Festa do Peixe na
19ª. edição e a cave da
sede da Ponte! 


A 19ª. edição da Festa do Peixe Frito da Tuna / AFOR realizou-se a 27e 28 de Julho de 2024 e atingiu os objectivos.
Desde logo começando pela localização, que foi uma estreia: o parque sul da pateira. Onde, a brincar, a brindar e a bem comer, lá se foram 300 quilos de peixe da pateira. Para além da  diversificada ementa que os acompanhou nos dois dias da festa tunante.
A nova localização merececeu generalizado aplauso e unânime e positiva opinião do público - depois das experiências do parque norte (em 17 edições) e, em 2023, do logradouro da sede, junto ao rio Águeda.
- O bar da comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima de 2025 começou, a 13 de Sembro de 2024, a funcionar na cave da sede da Tuna/AFOR, a da Rua da Ponte - a Jacinto Bernardo Henriques, onde já tinha sido a sede da ARCOR.
Adriana Ferreira
A mudança deveu-se à necessidade de a Tuna/AFOR ter espaço disponível para as obras de requalificação das salas da antiga escola primária.

A Escola de Música
na Escola Primária

A escola de música da Tuna / AFOR começou a funcionar na escola primária no dia de 5 de Outubro, com 13 alunos e 5 professores.
«Optámos por não cativar mais alunos, enquanto as salas não estiverem prontas. Preferimos criar condições para, num futuro próximo, podermos receber mais alunos», considerou o presidente Luís Neves, explicando que «apesar de ser mais comum fazer-se cativação em Setembro/Outubro, iniciar estudos musicais pode ser feito em qualquer altura do ano».
Os 13 alunos da escola tunante estuda(va)m em horários das manhãs e tardes de todos os sábados e com 6 professores/monitores.
O cartaz 
Os seguintes:
- António Bastos: Formação musical e clarinete. É o maestro da Tuna/AFOR.
- Tiago Morgado: Clarinete. Estudante universitário e intrumentista da Tuna/AFOR.
- Eduardo Framegas: Trompete. Instrumentista da Tuna/AFOR.
- Mara Brites e Matilde Marques: Saxofone. Estudantes universitárias e instrumentistas da Tuna/AFOR.
- Adriana Ferreira: Flauta. Estudante universitária e executante da Orquestra Filarmónica 12 de Abril, de Travassô.
- A VIII Mostra de Sopas da União de Freguesias e Travassô e Óis da Ribeira foi cancelada devido ao mau tempo. Estava prevista para o dia 26 de Outubro de 2024 e iria decorrer no parque de Almiar - onde, no mesmo dia, se realizaria o Festival DROP, evento de instrumentos musicais de sopro e que já tinha sido adiado de 21 de Setembro, neste caso devido aos incêndios que deflagaram na região.
A mostra teria a participação das duas associações de Óis da Ribeira: a ARCOR Social e a Tuna / AFOR. Para além das instituições de Travassô.
A Tuna/AFOR na «Amor à escuta»

A exposição
«Amor à escuta»
no CAA !

A Tuna /AFOR) foi uma das 6 filarmónicas de Águeda que estiveram representadas na exposição «Amor à escuta», que, na tarde de 27 de Outubro de 2024, foi inaugurada na Sala Estúdio do Centro de Artes de Águeda (CAA).
A mostra pretendeu «homenagear as bandas 
Edson Santos e a farda
da Tuna / AFOR
filarmónicas do concelho e o seu longo 
percurso de dedicação e amor à música», conforme na altura declarou Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municial de Águeda (na foto ao lado) e, por coincidência bisneto de Abílio Viegas - que foi músico da Tuna de Óis da Ribeira.
A exposição «Amor à escuta» esteve patente ao público até ao dia 29 de Dezembro de 2024 e as entradas eram livres.
- A ARCOR e a Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) associaram-se para festejar o S. Martinho, com um magusto comum, a partir das 17 horas do dia 15 de Novembro de 2024.

O concerto dos 127 anos da Tina / AFOR

A festa e as memórias  
dos 127 anos 
da Tuna / AFOR!

A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) festejou dos 127 anos nos dias 23 e 24 de Novembro de 2024.
O sábado de 23 foi tempo de arruada festiva pelas ruas da vila e, já no domingo, o de abrilhantar a missa solene e fazer romagem aos cemitérios da vila.
O programa continuou no 
restaurante «Pôr do Sol», com um mini-concerto (na imagem) dirigido pelo maestro António Bastos, o almoço de confraternização e as sempre laudatórias orações do momento.
O presidente Luís Neves lembrou as obras de recuperação da antiga escola primária, a nova sede da Tuna/AFOR e para onde se estava (e está) gradualmente a mudar a Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
A mudar aos poucos, foi dito, e para «o chão comum de todos o ribeirenses».
Recordou Carlos Matos (o Bigodes, falecido a 14 de Novembro de 2022) e «outros músicos que já não estão entre os vivos» - o último dos quais, eraAlípio Framegas, falecido a 10 de Maio de 2024, aos 92 anos.
Salientou também José Maria Gomes, que considerou «o nosso músico mais experiente», que estava na sala e «termina este ano a sua actividade musical dita normal», após mais de 30 anos de serviços à Tuna.
Os 127 anos na «Soberania do Povo»

Inovar e formar, sem
perder a identidade!


O presidente Luís Neves, referindo-se ao futuro próximo,  anunciou objetivos como «continuar a inovar, atrair crianças e jovens, fortalecer a formação musical e adaptar-se aos novos tempos, sem nunca perder a sua identidade».
Outros oradores foram:
- FILIPE ALMEIDA, presidente da Assembleia Municipal de Águeda: «A sinergia de amizades, a presença das bandas do concelho, de jovens e de muitos ribeirenses» é sinónimo de futuro».
- SOFIA FRAMEGAS, secretária da Junta de Freguesia da UFTOR: «A Junta está disponível para parcerias», com agradecimentos «a quem faz a música, músicos e maestros».
- EDSON SANTOS, vice-presidente da Camara Municipal e  bisneto materno de antigo tuno (Abílio Viegas): «Queremos trabalhar ao vosso lado e queremos que trabalhem ao nosso lado».
- CARLA TAVARES, presidente da AG da Tuna /AFOR, regozijando-se com a actividade associativa: «O segredo está nas pessoas». Também com «o sangue novo» da actual direcção e com o facto de a escola ser «chão comum de todos os ribeirenses».
- O Concerto de Natal da Tuna / AFOR inicialmente marcado para 14 de Dezembro de 2024, mas foi adiado para a noite de 28 do mesmo mês, devido ao funeral de António Maria Dias de Almeida - que foi marido de Lucília de Almeida Matos, neta paterna de Jacinto Matos (um dos fundadores da Tuna) e filha de Óscar Pereira da Matos (que foi músico, dirigentes e regente da mesma instituição).
- NOTA: O d´Óis Por Três conclui hoje o relato de memórias da Tuna / AFOR dos anos de 2015 a 2024 e, dia-a-dia, desde 23 de Abril de 2025. Penitenciamos-nos de quaisquer eventuais imprecisões e/ou omissões, com uma absoluta certeza: tudo fizemos para uma evocação rigorosa e que mais não quis que homenagear a Tuna/AFOR pela sua recente integração na União de Bandas de Águeda.
Aceitamos reparos e aditamentos, pelo email doisportres@gmail.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário