domingo, maio 04, 2025

A Tuna que em 2023 recebeu a escola como «prenda» para nova sede!

A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira de 2023
O protocolo de 23/09/2023

A escola cedida à Tuna / AFOR


O ano de 2023 está, em termos tunantes, principalmente assinalado pela assinatura do contrato de comodato de cedência, pela Câmara Municipal de Águeda, da escola primária à Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
A 28 de Setembro de 2023.
Confirmava-se, assim, a notícia avançada pelo d´Óis Por Três, a 20 de Julho desse mesmo ano - ver AQUI -, apontando a aprovação da cedência, na reunião do executivo desse mesmo dia. E assim foi.
O edifício de três salas e logradouro tinha sido cedido à Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) por protocolo com a Câmara Municipal de Águeda, assinado a 16 de Janeiro de 2020.
Junta que depois a cedeu à Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa, que mais tarde dela abdicou. Em altura qe permitiu que, sendo cedidaa Tuna / AFOR, passou a ser de Óis da Ribeira - como sempre deveria ter sido.
Os empossados de 25/02/2023: Luís Branco, Guilherme Rocha, 
Carina Nunes, João Baptista, António Soares, Victor Fernandes, 
António Reis, Carla Tavares, Carlos Vidal, Mariana Alegria,
Sandra Marques e Luís Neves. Faltam, na foto, Carla 
Ferreira, Maria  Armanda Marques e Paulo Gomes)

A nova direção
e as contas e plano
de actividades !

 O plano de actividades de 2023 iniciou-se a 14 e 15 de Janeiro, com o Cantar dos Reis.
A Tuna / AFOR participou, a 4 de Fevereiro, na inauguração das obras de ampliação, requalificação e arranjos exteriores do edifício da Junta de Freguesia e Unidade de Saúde de Travassô, numa cerimónia presidida por Manuel Bizarro - o então Ministro da Saúde.
- A assembleia geral de 25 de
O desfile em Travassô
Fevereiro de 2023 deu posse aos  órgãos sociais eleitos para o triénio de 2023/25 (na foto) e aprovou, por unanimidade, as contas de 2022 e o plano de actividades e orçamento de 2023.
O orçamento foi de 57 430 euros e, do plano de actividades, sobressaiu, relativamente a anos anteriores, o «desaparecimento» de dois objectivos relevantes: a construção da sede e as marchas populares.
Os donativos (23 430 euros) eram a maior receita prevista, seguindo-se os 18 000 (de eventuais apoios camarários) e os 15 000 de serviços prestados.
Quanto a despesas, a direção de António Manuel Reis, orçamentou a previstas para eventos de interesse cultural (14 000 euros), apoio a deslocações (11 250), compra de instrumentos (10 000), reparação/aquisição de viatura (9 000), obras na sede (4 000).
As contas de 2022 tiveram um défice de 2 718,95 euros e o concerto dos 125 anos, com o cantor FF e no Centro de Artes de Águeda, teve elevada «responsabilidade» neste défice, já que deu prejuízo na ordem dos (mais de) 3 000 euros. - Ver AQUI
O concerto na Confraria de Águeda

A Tuna/AFOR ficou
Confrade dos Sabores 
do Botaréu!

A Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) foi, a 4 de Março de 2023, entronizada como Confrade de Honra da Confraria Etnogastronómica Sabores do Botaréu, de Águeda, e, na altura, anunciou a sua tradicional Festa do Peixe.
Aos poucos, ia recuperando da 
O desfile da Confraria
pandemia COVID 19 e, felizmente, retomando as suas actividades externas normais.
Vejamos algumas das actividades já então programadas:
- Dia 22 de Abril: Concerto da Primavera, no salão cultural da ARCOR, em Óis da Ribeira.
- Dia 7 de Maio: Participação nas festas de Nossa Senhora de Fátima, em Óis da Ribeira.
- Dias 15 a 18 de Julho: Participação na Feira do Mundo Rural, em Travassô, com concerto e stand.
- Dia 2 de Julho: Festa de S Pedro, em Segadães.
- Dias 29 e 3 de Julho: Organização da Festa do Peixe da Pateira, em Óis da Ribeira.
- Dia 8 de Agosto: Festa de S. Simão, na Gesta, em Oiã.
- Dia 13 de Agosto: Festa de Eirol.
- Dia 15 e Agosto: Festa de Nossa Senhora do Amparo, em Travassô.
- Dia 3 de Setembro: Festa de Nossa Senhora das Pressas, na Veiga, em Valongo do Vouga.
- Dias 25 e 26 de Novembro: Comemorações dos 126º. aniversário, com programa em preparação.
- Dezembro: Concerto de Natal, em data a indicar.

As Jornadas da Juventude com a Tuna/AFOR
Jornadas da Juventude, 
o estágio na Orquestra
Municipal e o Concerto                                        da Primavera !


Um grupo de jovens músicos da Tuna / AFOR associou-se à passagem dos ícones das Jornadas Mundiais de Juventude 2023 que, a 15 de Março, peregrinaram na Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, visitando a igreja matriz e a ARCOR, antes da Capela de Santo António e o adeus na pateira.
A recepção foi na entrada da vila, junto à ponte e com a participação da Irmandade de S. Miguel e Almas e do grupo de músicos
Tiago Morgado, Mara Brites, Matilde
Marques, Eduardo Pereira e Inês Reis
tunantes que acompanharam este  simbólico e emotivo momento e depois integraram o cortejo até ao  adro, onde decorreu cermónia evocativa e festiva, presidida pelo padre Júlio Grangeia.
- O estágio organizado pela Orquestra Municipal de Águeda  (OMA) teve a participação de 5 jovens músicos da Tuna/AFOR: Tiago Morgado, Mara Brites, Matilde Marques, Eduardo Pereira e Inês Reis.
Os 5 jovens músicos da foto, aqui mesmo ao lado!
«Foi a primeira vez e a convite da UBA e todos eles ribeirenses e frutos da nossa escola de música», fez questão de considerar a instituição musical de Óis da Ribeira - agora denominada Associação Filarmónica mas herdeira e continuadora das tradições da «velha» Tuna.
O estágio decorreu de 5 a 8 de Abril de 2023, com organização da União de Bandas de Águeda (UBA), em 
parceria com a Câmara Municipal de Águeda.
- A Tuna / AFOR realizou o
 Concerto da Primavera no dia 22 de Abril, com participação do Coral do Orfeão de Águeda!
A presença do Orfeão de Águeda em Óis da Ribeira repetia o Concerto de Natal de 15 de Dezembro de 2008, quando entã encheu o salão da ARCOR - em mais uma excelente tarde de cultura, apoiada pela Junta de Freguesia e que, já agora, começou com o «Grupo Johnny's Gang», grupo de jazz, depois, com o «Confutatis Brass Quintet», formado por músicos da Orquestra Filarmónica 12 de Abril, de Travassô - um dos quais o óisdaribeirense João Gonçalo. 
O Orfeão da cidade aguedense voltou a Óis da Ribeira no dia 20 de Dezembro de 2015, actuando no Concerto de Natal da Tuna - que se realizou n Igreja local e, então, um acontecimento inédito no templo paroquial óisdaribeirense.
Na véspera, a Tuna de Óis da Ribeira actuara no Concerto de Natal de Águeda, actuando com o Orfeão de Águeda, na Igreja Matriz da cidade paroquial de Santa Eulália.
O Concerto da Primavera com o Orfeão de Águeda

Tuna fora da UBA
mas com o Concerto
da Primavera!

A Tuna / AFOR continuava fora do circuito de concertos organizado pela União de Bandas de Águeda (UBA), patrocinados pela Câmara Municipal, no âmbito do programa Cultur’Águeda.
Até Setembro, estavam garantidos 16 concertos mas nenhum em Óis da Ribeira - vila que, não por acaso, era (é) uma das «catedrais» da musicais de Águeda.
Não parou a direcção tunante, não perdeu entusiasmo, e a 22 de Abril (ver foto) organizou o Concerto da Primavera, na Igreja Matriz da Paróquia de Santo Adrião e com a magnífica participação do Coral do Orfeão de Águeda.
O concerto, vale da pena recordar, foi de alta qualidade, foi emotivo, bonito e sensibilizante, motivante... e repetindo a excelente qualidade artística de outras presenças do Coral do Orfeão de Águeda em iniciativas da Tuna/AFOR.
O prémio para Tiago Morgado

Tiago foi vencedor e
prémios para tunantes
e Senhora da Fátima !

óisdaribeirense Tiago Soares Morgado, instrumentista da Tuna / AFOR e aluno do Conservatório de Música de Águeda, venceu a Categoria F do 1º. Concurso de Interpretação de Madeiras.
O evento foi a 28 de Junho e, também músicos da Tuna /AFOR, Lara Gomes Brites foi segunda classificada da Categoria A e Martim Framegas de Almeida o terceiro da Categoria B.
Os três foram brilhantes e com direito a merecidíssimos parabéns e fartos aplausos.
- Dia 7, domingo: Festa de Nossa Senhora de Fátima, em Óis da Ribeira, com participação da Tuna / AFOR, dirigida pelo maestro António Bastos, com arruada na vila, missa solene e procissão presididas pelo padre Júlio Granjeia.
O concerto do masterclass de Maio de 2023

Concerto do Mastersclass 
de clarinete e saxofone !

O concerto de encerramento do Masterclass da Tuna/AFOR) foi a 21 de Maio e suscitou fartos e merecidos aplausos do público que se deslocou ao salão cultural da ARCOR.
Os formadores foram os professores Tiago Abrantes (que se iniciou na Banda Alvarense, de Casal de Álvaro) e Fernando Ramos que, respectivamente, «formaram» os naipes de clarinete (9 formandos) e saxofone (5).
E que magnífico «trabalho» fizeram! Que beleza de harmonia emanaou do palco! Parabéns!
O masterclass decorreu nos dias 20 e 21 de Maio, sábado e domingo de 2023, e imediatamente antes do excelente concerto do palco arcoriano, realizou-se a sessão de entrega dos respectivos diplomas.
A Câmara Municipal de Águeda anunciou oficialmente que vai «cancelar as atividades previstas para a celebração do Feriado Municipal» planeadas para os dias 27, 28 e 29 de Maio de 2023.
O que, na prática, implicou o cancelamento do concerto da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR), previsto para o dia 28.
O concerto da Tuna/AFOR na Feira do Mundo Rural

A Feira do Mundo
Rural de 2023 e
a escola para a Tuna!
 
A vila de Óis da Ribeira  participou na segunda edição da Feira do Mundo Rural e a Tuna /AFOR teve honras de palco para o seu concerto nocturno - o de abertura do evento, a 15 de Junho (na foto). 
Outra associação presente foi a ARCOR, assim como a Comissão de Festas de Nossa Senhora de Fátima.
- A Câmara Municipal de Águeda aprovou, a 13 de Julho,  um conjunto de apoios a  55 associações culturais e a Tuna / AFOR foi contemplada com 15 562,60 euros, para apoio à escola de música e aquisição e/ou manutenção de instrumentos e fardamentos.
- A sessão da Câmara Municipal de Águeda de 20 de Julho de 2023 votou a proposta de cessação do contrato de comodato atraés do qual, a 20 de Janeiro de 2020, cedeu a escola de Óis da Ribeira à Delegação de Águeda de Cruz Vemelha.
O objectivo, que se confirmou, foi que fosse cedida ser cedida à Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR). Ver início deste trabalho.
A Festa do Peixe

A Festa do Peixe sem
missa e sem concerto!
Os serviços de Tuna!


A 18ª. edição da Festa do Peixe da Tuna / AFOR começou 29 e acabou a 30 Julho de 2023. 
«O evento será apenas Festa do Peixe, na sua essência gastronómica. Haverá música ambiente, mas nada mais que isso», disse a Tuna/AFOR, na altura e dandoconta, a pergunta nossa, que nesse ano não se realizaria o habitual concerto da instituição. E também não se celebraria tradicional missa campal.
Entretanto e proximamente, tinha agendados os seguintes serviços:
- Dia 6 de Agosto: Festas de Santo António, na Giesta (em Oiã, Oliveira do Bairro, às 8 horas), e a de Nossa Senhora da Ouvida e S. Lourenço, em Alviães (em Palmaz, em Oliveira de Azeméis (às 15).
- Dia 13 de Agosto em Eirol: Festa da padroeira Santa Eulália e do Mártir S. Sebastião.
- Dia 15 de Agosto: Festa de Nossa Senhora do Amparo, em Travassô.
- Dia 20 de Agosto: Festas de Nossa Senhora da Memória, no Paço (em Esgueira, às 9 horas) e de S. Joaquim, em Santiais (em Estarreja, às 14).
- Dia 10 de Setembro: Festa de Nossa Senhora das Dores, em Recardães.
- Dia 1 de Outubro: Festa de S. Miguel, em Recardães.
- Dias 25 e 26 de Novembro, sábado e domingo: Festa do 126º. aniversário.
Crianças do workshop «Momento»

Workshop «Momento»
e Mostra de Sopas e o
(não) magusto!

A sede da Tuna / AFOR foi espaço para o workshop «Momento», com «pauta» da d´Orfeu Associação Cultural, de Águeda, e celebrando o Dia Mundial da Música.
A iniciativa decorreu a 30 de Setembro de 2023 e foi dirigida por António Bastos (homónimo do maestro da Tuna / AFOR), que é autor, instrumentista e produtor musical.
O workshop foi expressamente dirigido aos músicos da instituição óisdaribeirense e, citando a d´Orfeu, aconteceu «nesta missão bem orelhuda de aliar a música ao humor».
«Orelhuda» por ser em vésperas do 22º. Festival Gesto Orelhudo, que ia decorrer no Centro de Artes de Águeda (CAA), de 3 a 6 de Outubro de 2023.
- A Tuna / AFOR e a ARCOR participaram, a 7 de Outubro de 2023, na sétima edição da Mostra de Sopas das associações da União de Freguesias.
A iniciativa teve lugar no Adro da Igreja de S. Miguel de Travassô e «mobilizou» muitos amigos e colaboradores do movimento associativo travassÓisense. 
- A Tuna/AFOR não realizou o seu magusto, que também era (é) tradicional no seu plano de actividades..
«Ainda se ponderou organizá-lo, mas foi-se adiando a decisão, devido às chuvas, e acabámos mesmo por não avançar com nada», disse-nos fonte tunante/aforiana.
As comemorações dos 126 anos da Tuna/AFOR


Os 126 anos e 3
novos músicos!

A Tuna / AFOR festejou 126 anos a 26 e 27 de Novembro e o presidente António Reis afirmou que «a Câmara Municipal de Águeda mostrou confiança em nós» quando lhe cedeu o edifício da escola primária de Óis da Ribeira.
«A Câmara entendeu as nossas necessidades», disse o líder executivo da Tuna/AFOR, sublinhando que a
Beatriz Almeida e Elisabete Martins,
filha e mãe «tunantes»... da AFOR
instituição vai passar a ter «condições para o ensino e os ensaios» e, por outro lado, anunciando a sua fé no sentido de os 127 anos serem festejado nas instalações da escola escola primária.
«Pedimos o apoio de todos, para que possamos concretizar as obras de adaptação do edifício», disse António Reis - que pouco depois suspenderia o seu mandato.
O vice-presidente Edson Santos representou a Câmara e a Junta de Freguesia da UFTOR fez-se representar pela secretária Ana Sofia Framegas. Curiosamente, um bisneto e uma trineta de músicos tunantes.

Mãe e filha na Tuna/AFOR!

Rita Fernandes
Momento significativo e muito aplaudido foi o da apresentação dos 3 novos músicas
deste ano: Beatriz Almeida, Elisabete Martins (que já a 4 de Março de 2023 tinha estado na cerimónia da entronização da Tuna/AFOR, como confrade de honra da Confraria Enograstronómica Sabores do Botaréu) e Rita Fernandes (que se estreara no aniversário, toca flauta transversal e é filha da saxofonista Elisabete Martins).
Novidade, tanto quanto julgamos saber, foi facto de, pela primeira vez no histórico comemorativo da Tuna/AFOR, instituição muscial de Óis da Ribeira, estarem representadas todas as outras 5 bandas do município de Águeda: a Marcial (Velha) e a Nova, de Fermentelos, a 12 de Abril, de Travassô, a Alvarense, de Casal de Álvaro, e a Castanheirense, de Castanheira do Vouga.
Todas associadas da União de Bandas de Águeda (UBA), instituição que a Tuna/AFOR pretendia integrar.
A romagem ao cemitério em 2023

Arruada, sufrágio,
concerto e festa!

A festa começou no sábado, dia 26 de Novembro de 2023, com a arruada de saudação aos habitantes da vila. 
A missa solene de domingo foi acompanhada pelos músicos e coral tunante/aforianos, celebrada pelo padre Júlio Grangeia - o titular da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Seguiu-se a romagem aos cemitérios, em um outro momento muito significativo, de memória e saudade por aqueles - e muitos foram..., - que, sendo músicos, maestros, dirigentes e associados fizeram/fazem parte da família tunante.
Momento que aconteceu e foi partilhado junto à placa de evocação entre os dois cemitérios - ver a foto.
O solo de Mara Brites
O solo de Inês Reis

Os solos de Mara
e de Inês !


O Concerto de Natal da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira foi a 23 de Dezembro de 2023.
A direção foi do maestro António Bastos e então demos conta doa solos de duas jovens instrumentistas da instituição musical óisdaribeirense
- MARA BRITES, em saxofone alto: Interpretou «Santana, a portrait», peça de um álbum do guitarrista Carlos Santana.
- INÊS REIS, em flauta: Interpretou «Theme From Schindler’s List», da trilha sonora de filme original de Steven Spielberg, composta por John Williams.
Ambas são herdeiras de famílias de músicos e tunantes: Inês, trineta materna do fundador Jacinto Pereira de Matos; Mara, neta de José Maria Almeida Gomes; filha do músico Sérgio Brites.
- NOTA: Os dados históricos da Tuna/AFOR que temos vindo a publicar são da nossa exclusiva responsabilidade e, como temos referido, poderão pecar por defeito (por omissão) e algumas imprecisões, de que antecipadamente nos penitenciamos. A ideia é, modestamente e tão só, homenagear a Tuna pela sua entrada oficial como membro aa União de Bandas de Águeda (UBA).
(continuará)

Sem comentários:

Enviar um comentário