domingo, agosto 03, 2025

- ANO 1873, há 152 anos: Concurso para padre de Óis da Ribeira!

O DL 172 de há 152 anos

O concurso para o provimento do titular da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, e outras do país, foi publicado no Diário do Governo nº. 172, de 2 de Agosto de 1873.
Há 152 anos.
O edital era da 1ª. Repartição da Direção Geral dos Serviços Eclesiásticos, do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e os interessados tinham 30 dias para apresentarem o necessário requerimento, separadamente para cada Igreja que pretendessem - devendo, porém e neste caso, colocar uma ordem de preferência.
O pároco de Santo Adrião de Óis da Ribeira era o padre encomendado Ricardo Tavares da Silva, natural da vila, que, não sabemos se por razão deste concurso, viria a ser substituído pelo padre Venâncio Pereira entre Julho/Agosto de 1876.
Os últimos sacramentos que ministrou em Óis da Ribeira foram os seguintes:
- BAPTIZADO: O de José Maria, filho do barqueiro Joaquim Alves da Costa e da costureira Maria Bárbara Soares dos Santos, irmão do barqueiro Zebedeu Alves da Costa. A 11 de Junho de 1876.
- CASAMENTO: O de Maria Angélica dos Santos e João Tavares da Silva. Ela, de 32 anos, solteira e lavradora, filha de Berardo dos Santos Oliveira e de Emília Pires da Maia. Ele, de 54 anos, solteiro e lavrador, filho de João Tavares da Silva, de Travassô. A 29 de Maio de 1876. O casal, entre outros, viria a ter o filho e futuro benemérito Manuel Maria Tavares da Silva, cujo nome foi dado à Rua do Cabo. 
- FUNERAL: O de Belarmina, filha de Maria Viegas, jornaleira, e de pai incógnito, de 11 meses e 7 dias. A 8 de Junho de 1876.

Sem comentários:

Enviar um comentário