Vários bloggers nos tem contactado no sentido de quererem saber quem foi Santo Adrião, padroeiro de Óis da Ribeira. Francamente, não sei responder - apesar da minha curiosidade sobre esta figura da Igreja Católica ser já bem antiga.
Ao longo dos anos, folheei dezenas de documentos e fiz dezenas de consultas, e pouco fiquei a saber. Olho aqui apontamentos de há uns 14 para 15 anos e detenho-me num eventual acontecimento do tempo de Maximiano, narrando a história do jovem mártir Adrião, de 28 anos e casado com Natália (também venerada pela igreja), que aderiu à doutrina cristã, sendo por isso preso e torturado até à morte.
Depois de queimado, uma chuva tremenda e um tremor de terra possibilitaram aos seus irmãos levar os despojos para Constantinopla e mais tarde para Roma. Não tenho qualquer certeza sobre isso. Nem me lembro de onde retirei estes apontamentos - muito provavelmente de alguma literatura da Igreja
Uma outra informação colhida não me lembro de onde, aponta para o nome Santo Adrião como sendo a forma aportuguesada de Adriano, nome latino que deu o único imperador a Roma, que também foi nome de seis papas.
Este santo também é padroeiro da cidade do Porto.
2x3: A foto representa a imagem de Santo Adrião no altar-mor da Igreja Matriz de Óis da Ribeira - com a devida vénia retirada do Site do Padre Júlio Granjeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário