quarta-feira, novembro 27, 2019

Plano de actividades de 2020 da UFTOR para Óis da Ribeira

A vila de Óis da Ribeira
A iluminação do Cemitério Novo de Óis da Ribeira
Foto da página oficial de facebook da UFTOR

O plano de actividades da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira confirma o que o d´Óis Por Três oportunamente anunciou: a abertura de uma ligação directa entre os dois cemitérios óisdaribeirenses. Que, vejam lá..., a autarquia presidida por Sérgio Neves não quis confirmar anteriormente, como se guardasse um segredo de Polichinelo.
Sobre cemitérios, o órgão oficial da JF da UFTOR veio dar uma boa notícia: «Está em remodelação a iluminação pública dos cemitérios de Óis da Ribeira», informa na página de facebook, acrescentando que «encontrava-se em muito mau estado de conservação, o que levou a uma demora na sua reposição, ainda não concluída e que se vai alargar a outros locais públicos da freguesia, tal como tem sido feito até aqui, com várias iluminações repostas e remodeladas».
O d´Óis Por Três, a 1 de Novembro, deu conta AQUI da deficiente iluminação do Cemitério Novo, titulando que 4 dos 7 candeeiros estão apagados. O que causou alguns  amuos autárquicos. Afinal, não havia razão para amuos, antes para a reposição da iluminação. E o que remediado foi, remediado está.
Ainda sobre cemitérios, o executivo travassÓisense  anuncia a aplicação de ar condicionado na capela mortuária e novas capelas, sepulturas e passeios, construção de jardins nas zonas de terra no Cemitério Novo, pintura e recuperação dos candeeiros.
Sede da União de Freguesias em Óis da Ribeira

Plano para 20
em Óis da Ribeira

Vamos às anunciadas intervenções planificadas pela Junta de Freguesia de Sérgio Neves, especificamente para Óis da Ribeira e em 2020:
- Festa da Pateira: Continuar a aposta neste evento, para «trazer dinâmica e público ao parque e à freguesia».
- Canoagem: Trabalhar no novo projecto do hangar e material náutico para a pateira, já adquirido pela Câmara Municipal de Águeda e para a Junta de Freguesia protocolar com a Secção de Canoagem da ARCOR.
- Teatro: Reactivação do teatro em Óis da Ribeira. 
- Escola: Criação de um espaço multi-gerações.
- Pateira: Construção de bar e wc´s na zona nascente do parque infantil e geriátrico, parque de caravanas e reforço das mesas e bancos. Estabilização da margem, em frente ao restaurante.
- Rua dos Aidos: Negociação com proprietários para alargamento e beneficiação.
- Rua Nossa Senhora de Fátima: Requalificação da entrada (supomos que do lado de Espinhel, «obra» deixada pelo mandato de Mário Martins, o famoso muro do quintal de Armando Neves). Também a aplicação, na rua, de bandas redutoras de velocidade.
- Calçada: O plano de actividades fala do «empedramento de Óis da Ribeira (Santo António) a Requeixo«. Supomos que se referirá ao Caminho da Calçada, cujas obras foram interrompidas a 5 de Novembro de 2014. Há 5 anos, ver AQUI
- Surpel: Transformar a lixeira em zona verde.
Há outras tarefas gerais, comuns, supomos, às duas freguesias:
- Transporte das crianças para a escola primária.
- Feira do Mundo Rural, com a Cooperativa Agrícola de Águeda.
- Passeio de idosos, caminhadas, cicloturismo e zumba.
- Pavimentação de diversas ruas (apeloS à Câmara).
- Ligação, por passadiço, entre os parques da pateira de Óis da Ribeira e de Espinhel.
- Trilho pedestre entre a pateira e Requeixo.
- Acção social e educação.
- Sinalização e toponímia.
- Recolha de monos e verdes.
- Reforço dos parques e zonas verdes.
s&o

Sem comentários:

Enviar um comentário