A vila de Óis da Ribeira |
A iluminação do Cemitério Novo de Óis da Ribeira Foto da página oficial de facebook da UFTOR |
O plano de actividades da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira confirma o que o d´Óis Por Três oportunamente anunciou: a abertura de uma ligação directa entre os dois cemitérios óisdaribeirenses. Que, vejam lá..., a autarquia presidida por Sérgio Neves não quis confirmar anteriormente, como se guardasse um segredo de Polichinelo.
Sobre cemitérios, o órgão oficial da JF da UFTOR veio dar uma boa notícia: «Está em remodelação a iluminação pública dos cemitérios de Óis da Ribeira», informa na página de facebook, acrescentando que «encontrava-se em muito mau estado de conservação, o que levou a uma demora na sua reposição, ainda não concluída e que se vai alargar a outros locais públicos da freguesia, tal como tem sido feito até aqui, com várias iluminações repostas e remodeladas».
O d´Óis Por Três, a 1 de Novembro, deu conta AQUI da deficiente iluminação do Cemitério Novo, titulando que 4 dos 7 candeeiros estão apagados. O que causou alguns amuos autárquicos. Afinal, não havia razão para amuos, antes para a reposição da iluminação. E o que remediado foi, remediado está.
Ainda sobre cemitérios, o executivo travassÓisense anuncia a aplicação de ar condicionado na capela mortuária e novas capelas, sepulturas e passeios, construção de jardins nas zonas de terra no Cemitério Novo, pintura e recuperação dos candeeiros.
Sede da União de Freguesias em Óis da Ribeira |
Plano para 20
em Óis da Ribeira
Vamos às anunciadas intervenções planificadas pela Junta de Freguesia de Sérgio Neves, especificamente para Óis da Ribeira e em 2020:
- Festa da Pateira: Continuar a aposta neste evento, para «trazer dinâmica e público ao parque e à freguesia».
- Canoagem: Trabalhar no novo projecto do hangar e material náutico para a pateira, já adquirido pela Câmara Municipal de Águeda e para a Junta de Freguesia protocolar com a Secção de Canoagem da ARCOR.
- Teatro: Reactivação do teatro em Óis da Ribeira.
- Escola: Criação de um espaço multi-gerações.
- Pateira: Construção de bar e wc´s na zona nascente do parque infantil e geriátrico, parque de caravanas e reforço das mesas e bancos. Estabilização da margem, em frente ao restaurante.
- Rua dos Aidos: Negociação com proprietários para alargamento e beneficiação.
- Rua Nossa Senhora de Fátima: Requalificação da entrada (supomos que do lado de Espinhel, «obra» deixada pelo mandato de Mário Martins, o famoso muro do quintal de Armando Neves). Também a aplicação, na rua, de bandas redutoras de velocidade.
- Calçada: O plano de actividades fala do «empedramento de Óis da Ribeira (Santo António) a Requeixo«. Supomos que se referirá ao Caminho da Calçada, cujas obras foram interrompidas a 5 de Novembro de 2014. Há 5 anos, ver AQUI
- Surpel: Transformar a lixeira em zona verde.
Há outras tarefas gerais, comuns, supomos, às duas freguesias:
- Transporte das crianças para a escola primária.
- Feira do Mundo Rural, com a Cooperativa Agrícola de Águeda.
- Passeio de idosos, caminhadas, cicloturismo e zumba.
- Pavimentação de diversas ruas (apeloS à Câmara).
- Ligação, por passadiço, entre os parques da pateira de Óis da Ribeira e de Espinhel.
- Trilho pedestre entre a pateira e Requeixo.
- Acção social e educação.
- Sinalização e toponímia.
- Recolha de monos e verdes.
- Reforço dos parques e zonas verdes.
s&o
Sem comentários:
Enviar um comentário