As três salas da Escola Primária ee Óis da Ribeira, agora infelizmente desactivadas... |
Aires Carvalho |
Os dias 28 de Maio nos
dias de Óis da Ribeira...
1 - Ano de 1959,
há 61 anos !
A Junta de Freguesia
e a escola nova de ÓdR!
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 28 de Junho de 1959, há 61 anos, deu por concluídos os trabalhos do novo edifício escolar e concluiu que seria oportuno convidar a Câmara Municipal de Águeda para se resolver o programa da inauguração.
O executivo camarário era presidido pelo engº. Gil Pires Martins, natural de Fermentelos, e a Junta de Freguesia óisdaribeirense por Aires Carvalho e Santos, com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro José Pinheiro das Neves.
Infelizmente, o d´Óis Por Três, apesar das diligências efectuadas, não conseguiu apurar o dia da inauguração da escola. E se a houve.
Altar da Capela
de Santo António
|
2 - Ano de 1964,
há 56 anos !
Festa de Santo António
com bandas e orquestras
A comunidade católica de Óis da Ribeira celebrou Santo António com um programa que, há precisamente 56 anos, decorrer no sdias 27 , 28 e 29 de Junho de 1964 e envolveu duas bandas de música e duas orquestras.
Foi o seguinte:
- Dia 27, um sábado: Vários divertimentos populares.
- Dia 29, domingo; Arruada das Bandas de Casal de Álvaro e Travassô, em saudação aos habitantes, missa solene, sermão e procissão. O arraial foi com as duas bandas, e prolongou-se noite fora, concluindo com lindo fogo de artifício.
- Dia 29, segunda-feira: Arraial com as orquestras «Perús», do Troviscal, e «Faraós», da Mamarrosa.
Eram tempo de grandes festas religiosas. Agora, nem o Padroeiro Santo Adrião é lembrado e festejado.
Manuel Tavares |
Adolfo Reis |
3 - Ano de 1984.
há 36 anos !
Ruas Manuel Tavares
e Adolfo Pires dos Reis
A assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, por proposta da Junta de Freguesia, aprovou a atribuição dos nomes de Manuel Tavares e Adolfo Pires dos Reis respectivamente às Ruas do Cabo e do Viveiro.
Manuel Tavares foi grande dinamizador de obras de interesse da freguesia, casos da Igreja Paroquial e da capela de Santo António), para elas contribuindo generosamente com meios financeiros e trabalho.
Adolfo Pires dos Reis doou a sua casa de família da Rua do Viveiro, onde mais tarde veio a funcionar a sede da Tuna Musical e um armazém da Junta de Freguesia. Infelizmente, está agora e desde há anos abandonada pela Junta da União de Freguesias.
A Junta de Óis da Ribeira de então era presidida por Isauro Carvalho Santos, com o secretário António Framegas Fernandes da Silva e o tesoureiro Daniel Pereira Marques.
4 - Ano de 20013,
há 17 anos !
Homenagem póstuma ao
Comendador António Bernardino
O Comendador António Bernardino (Berna) foi postumamente homenageado por um grupo de antigos estudantes da Universidade de Coimbra, a 28 de Junho de 2003, por ocasião dos 7 anos do seu falecimento.
O programa incluiu uma romagem ao cemitério e uma noite de fados de Coimbra, nas escadas do adro de Igreja, perante centenas de pessoas e a vereadora Nair Barreto exaltou António Berna, que considerou «nome grande do fado coimbrão e um combatente da liberdade».
António Bernardino Pires dos Santos, casado e pai de uma filha, era filho de Aires Carvalho dos Santos e Maria Pires dos Reis, da Rua Manuel Tavares (Cabo).
A 10 de Junho de 1995, fora agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, por «serviços relevantes prestados à cultura». Faleceu a 16 se Juno de 1996, em Lisboa e de doença.
Sem comentários:
Enviar um comentário