segunda-feira, julho 13, 2020

Os dias 13 de Julho nos dias de Óis da Ribeira...

As primeiras marchas de Óis da Ribeira, em 2002,
há 18 ano e no «Jornal da ARCOR»


Os dias 13 de Julho 
em Óis da Ribeira 

1 - Ano de 1917
há 103 anos!
José A. Reis faleceu na 1ª. Guerra Mundial !

óisdaribeirense José Augusto dos Reis, combatente da 1ª. Grande Guerra Mundial, faleceu a 13 de Julho de 1917, no Hospital Militar nº. 35, em França. Há precisamente 103 anos!
A ficha individual de José
Augusto os Reis (CEP)
Solteiro e de 22 anos, tinha baixado ao hospital no dia 6 e não resistiu à meningite cérebro-espinhal que o atacou, sendo enterrado no cemitério de Calais Sul.
José Augusto nasceu a 6 de Outubro de 1895, filho de Manuel José dos Reis e Maria Rosa dos Reis, ambos de Óis da Ribeira. Partira para França a 22 de Fevereiro de 1917, como elemento do 1º. Corpo Expedicionário Português (CEP), integrando a 1ª. Bateria de Infantaria, do 3º. Batalhão, mobilizado pelo Regimento de Infantaria nº. 28,  no qual integrava a 4ª. Companhia. 
Familiares descentes seriam os seus primos-netos Magna, Odete e Manuel (já falecidos), Sara, José e Fausto (filhos de José Simões dos Reis, o Taipeiro) e Manuel e Cremilde (já falecidos), Iracene, Sesnando, Domitila, Otelina, Maria do Carmo e Creminda Alves dos Reis (filhos de Maria, a Taipeira).
Notícia das Marchas 2002

no «Jornal da ARCOR»

2 - Ano de 202,
há 18 anos !
As primeiras marchas
populares de Óis da Ribeira

A primeira edição das Marchas Populares de Óis da Ribeira realizou-se a 13 de Julho de 2002, há 18 anos.
As Marchas de S. João, como então foram designadas, foram programadas pela Tuna Musical de Óis da Ribeira, então presidida por Porfírio Tavares Pires e com imediata adesão da ARCOR, então liderada por Celestino Viegas e que se apresentou com três grupos - o das crianças do ATL e jardim de infância, o dos jovens e o dos seniores.
O desfile foi do Cruzeiro do Cabo, junto ao Café O Nelson, pela Manuel Tavares fora e até à sede da Tuna, então na Rua Adolfo Pires dos Reis (a do Viveiro), com a Marcha da Alegria, de Fermentelos, a abrir, seguida de três grupos da Arcor e, a finalizar, a Marcha da Tuna.

A exibições decorreram no pátio da então sede, agora abandonada pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
- NOTA: Alguém nos pode enviar fotografias destas primeiras marchas de
 Óis da Ribeira? Pode(m) fazê-lo pelo email doisportres2@gmail.com. 
Obrigados.




Sem comentários:

Enviar um comentário