quinta-feira, setembro 17, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 17 de Setembro...

Comendador Almeida Roque e Celestino Viegas
Dádiva à ARCOR, Crisma, 
Assembleias de Freguesia, Tuna e a UFTOR

1 - Ano de 1999,
há 21 anos !
Comendador Almeida Roque deu 25 000
euros à ARCOR !

O comendador António Soares de Almeida Roque entregou 5000 contos (25 000 euros) à ARCOR, a 17 de Setembro de 1999, faz hoje 21 anos. Seriam agora 36.221,14 euros.
A dádiva destinava-se a apoiar obras de construção do centro social e foi a primeira, de várias, com que ajudou a construir a obra do século, para as gentes de Ois da Ribeira. O comendador Almeida Roque esteve nas antigas instalações da ARCOR (onde agora é a pastelaria Canela d´Óis), acompanhado por Celestino Viegas, e foram recebidos pela direcção da ARCOR, ao tempo presidida por Fernando Reis. 
O comendador António Soares de Almeida Roque faleceu a 18 de Maio de 2018 e é sócio honorário da associação, por deliberação unânime da assembleia geral.
Os 22 crismados de há 14 anos!



2 - Ano de 2006,
há 14 anos !
Os 22 crismados de
Santo Adrião !

A Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira esteve em festa no dia 17 de Setembro de 2006, há 14 anos: o Crisma de 22 jovens!
A cerimónia de concessão do Sacramento do Crisma (ou Confirmação) decorreu da missa dominical desse dia e teve presidência de Monsenhor João Gaspar, que integra(va) a Comissão de Cultura da Diocese de Aveiro - instituição cujo objectivo é atentar as dinâmicas culturais e com intervenção no âmbito do diálogo entre a Fé e a Cultura. E também membro da Cúria Diocesana, entre outros órgãos eclesiais.
A sede da Tuna, agora AFOR 

3 - Ano de 2012,
há 8 anos !
Assembleia de Freguesia
aprovou sede para a Tuna

A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira aprovou, a 17 de Setembro de 2012, a cedência, por 99 anos, da sua antiga sede à Tuna Musical.
A proposta de comodato já tinha sido votada na Assembleia de Freguesia de 23 de Julho, com votos favoráveis de quatro eleitos do PSD e dois do PS (pois faltou Carla Tavares, a líder da lista). Houve necessidade de fazer correcções jurídicas, razão que levou a nova votação - que foi pacífica e aprovou a cedência do edifício público à agora Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
A sede (foto) fica à entrada de Óis da Ribeira, imediatamente junto à ponte sobre o rio Águeda, e foi construído na década de 60 do século XX (em data entre 1960 e 1963), pela Junta de Freguesia então presidida por Armando Ala de Resende, com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Custódio Lopes Correia


4 - Ano de 2012,
há 8 anos !
Políticos de Óis preferiram 
Travassô a Espinhel 

A Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira manifestou-se, há precisamente 8 anos, a favor a agregação a Travassô, mas dando prioridade à autonomia da autarquia.
Os trabalhos decorreram a 17 de Setembro de 2012 e os eleitos da AFOR foram unânimes no desejo de «a freguesia ficar como está» - no seguimento, de resto, da posição claramente demonstrada na assembleia popular que se realizou a 28 de  Julho.
As razões avocadas tinham a ver com a maior afinidade social (e até territorial), para além da existência de serviços públicos em Travassô - que não existem em Espinhel. Ois da Ribeira, recordemos, já há mais de 50 anos que está religiosamente ligada a Travassô.
Votaram a favor, para que a história registe os seus nomes, os quatro eleitos do PSD na AFOR: Manuel Soares, Germano Venade, Pedro Soares e Paulo Gomes. E um do PS, Luís Neves. Faltou Carla Tavares, líder da lista do PS, e absteve-se o também socialista Carlos Pereira.

Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário