quinta-feira, outubro 22, 2020

Os dias 22 de Outubro nos dias de Óis da Ribeira...

O registo de baptismo de
Manuel Joaquim de Almeida
Passaporte para o Brasil, ordenação 
diaconal  e obras da ARCOR

1 - Ano de 1882,
há 138 anos!
Passaporte de Manuel Joaquim de Almeida

O Governo Civil de Aveiro emitiu, há 138 anos, passaporte para o cidadão oisdaribeirense Manuel Joaquim de Almeida. Exactamente a 22 de Outubro de 1882.
Era filho de José Francisco da Silva, lavrador de Cabanões - lugar que, ao tempo, era meeiro de Óis da Ribeira e Travassô, e de Josefa Marques Ferreira, de Óis da Ribeira. Neto paterno de José Francisco da Silva (o mesmo nome), da Trofa, e de Maria Josefa, de Oronhe. Neto materno de José Marques de Almeida e de Maria Ferreira Estima, que era (esta) de Espinhel.
Manuel Joaquim de Almeida tinha 24 anos, nascido a 24 de Novembro de 1957, e viajou para o então denominado Império do Brasil. Nada mais sabemos dele.
O registo de casamento de José  Simões
Pires e Rosa da Conceição Pereira
2 - Ano de 1910,
há 110 anos !
Passaporte do Governo Civil para o Brasil e para José Pires

óisdaribeirense José Simões de Pires teve passaporte do Governo Civil de Aveiro emitido a 21 de Outubro de 1910, já depois da implantação da República.
Filho de João Simões Pires, natural de Oiã (Oliveira do Bairro), e de Rosa Augusta Regalada, residente em Espinhel, era casado com Rosa da Conceição Pereira (em cerimónia realizad a 17 de Outubro de 1908), costureira e falecida a 27 de Maio de 1957, em Almear (Travassô).
José Simões Pires era carpinteiro, tinha 23 anos e 1,65 metros de altura, olhos, sobrolhos e cabelos castanhos, sabendo escrever - o que não era muito vulgar por esse tempo,
Emigrou para o Rio de Janeiro, no já dito Império do Brasil, e dele mais nada sabemos.
O (já) padre 
Carlos Reis

3 - Ano de 1995,
há 25 anos !
O diaconado de Carlos
Manuel Almeida dos Reis

O óisdaribeirense Carlos Manuel de Almeida Reis foi ordenado diácono a a 22 de Outubro de 1995, há 25 anos, na Sé de Aveiro.
Filho de Manuel Fernando de Almeida Marques e de Rosa Maria dos Reis Santos, ao tempo emigrados na Venezuela, ali nasceu a 21 de Janeiro de 1971, estudou nos seminários de Calvão, Aveiro e Coimbra e, já com estudos teológicos, colaborou nas Paróquias de Santo António dos Olivais, Angeja e S. João de Loure (Albergaria, Arcos e Tamengos (Anadia) e Oliveira do Bairro.
ordenação sacerdotal foi a 14 de Julho de 1996, na Sé Catedral de Aveiro, e celebrou Missa Nova uma semana depois, a 21 de Julho e em Ílhavo. E a 28, na Igreja Paroquial de Óis da Ribeira, a terra natal de seus pais e sua residência. 
Há precisamente 24 anos!
A ARCOR há 19 anos...
4 - Ano de 2001,
há 19 anos !
As obras da 2ª. fase
do Centro Social

As obras da segunda e decisiva fase do centro social da ARCOR e sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira começaram a 22 de Outubro de 2001. Há 19 anos!
Os trabalhos envolveram a movimentação de terras da (então) futura cave do centro social, o que na altura foi considerado um grande atrevimento, deliberado pela direcção de Celestino Viegas. A foto mostra a cave e a placa da 1ª. fase. A parede que ali se vê foi demolida a 9 de Novembro de 2001, para facilitar o magusto e festa de S. Martinho que ali ocorreu no dia 10 seguinte. 
A festa foi a primeira iniciativa realizada no centro social e, na prática, também a primeira actividade directiva no sentido de angariar fundos para a obra.

1 comentário:

  1. "Concurso aberto para a sede da UFTOR..."

    Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um mentiroso.

    ResponderEliminar