segunda-feira, dezembro 14, 2020

Hangar de ARCOR Canoagem vai precisar de 300 000 euros!

Atletas da ARCOR Canoagem no treino de ontem, 13 de Dezembro de 
2020, no passadiço em frente ao hangar e em plena cheias da pateira
Fotos de Carla / Rui Ferreira



Treino a «dobrar» na manhã de ontem

As obras de ampliação e o equipamento do hangar da ARCOR Canoagem vão custar «cerca de 300 000 euros», disse Sérgio Varela, porta-voz de comunicação da Comissão Coordenadora da Secção de Canoagem.
O processo administrativo camarário está em fase final de avaliação, para a desejada aprovação e, segundo este dirigente da nova Comissão Coordenadora, «já tem pareceres favoráveis de várias entidades». Todavia, «ainda não está licenciado», acrescentou o dirigente arcoriano, a pergunta do d´´Ois Por Três.
- dÓpT: Que características particulares terá o novo equipamento?
- Sérgio Varela (SV): Devido às restrições ao aumento da área de implantação, o projeto ficou condicionado a esse fator e por isso teve que ganhar um segundo piso para poder ir de encontro às novas necessidades de espaço e funcionalidade da secção de canoagem da associação.
- dÓpT: Qual é a previsão de data do início dos trabalhos?
- SV: Enquanto não sair o licenciamento, não poderemos fazer uma previsão. - dÓpt: As obras vão ser feitas por administração direta ou por concurso?
- SV: Caberá à direção da ARCOR decidir. 
- dÓpT: Qual é o custo previsional das obras?
- SV: Cerca de 300 000 euros. A construção propriamente dita está orçamentada em 200 000. O restante montante será para apetrechamento, arranjos exteriores e acessibilidades.
Sérgio Varela

Apoios da Câmara, IPDJ
e da sociedade civil !

O projecto de ampliação do hangar é da autoria do arquiteto João Domingues e do engenheiro Luís Ferreira, ex-diretor da ARCOR e deu entrada na Câmara Municipal de Águeda em Abril de 2020. 
A autarquia municipal já anunciou uma comparticipação de 200 000 euros para a obra. 
- dÓpT:: Que tipo de campanha vai fazer a ARCOR Canoagem para angariar as verbas necessárias, para além 200 000 euros? Faltarão 100 000 euros...
- SV: Vamos recorrer a programas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que existem para o efeito e a outras ferramentas do mesmo género.
- dÓpT: Será suficiente?
- SV: Se for necessário e viável, iremos também recorrer à ajuda da sociedade civil. Agradecemos e contamos com todas as ajudas.
- dÓpT: Que tipo de candidaturas vão apresentar aos programas de apoio da Câmara, para optimizar a ARCOR Canoagem?
- SV: A época desportiva da canoagem tem início apenas em Janeiro e, por isso, as candidaturas aos apoios da Câmara Municipal para a canoagem têm um prazo diferente das restantes modalidades. Será até 31 de Janeiro de 2021.
- dÓpT: Têm, seguramente, já algumas ideias e expectativas. Podem falar disso?
- SV: Poderá, eventualmente, haver enquadramento para algum apoio para apetrechamento, mas para a construção, atendendo a que o município já está a disponibilizar uma verba avultada, será difícil encontrar enquadramento.

5 comentários:

  1. Estamos todos na sarjeta, mas ainda bem que alguns de nós estão olhando para as estrelas...
    Porque aqueles que não fazem nada, estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo. Mas, como já construíram o castelo no ar, não tenham vergonha dele. Porque, está onde devem estar. Agora, dêem-lhe alicerces.

    ResponderEliminar
  2. Mas afinal quem é que gere a instituição???
    Porque o construir pode ser uma tarefa lenta e difícil de anos. E o destruir pode ser o ato impulsivo de um único dia!!!

    ResponderEliminar
  3. Mas sem sombra de dúvidas que é uma obra fundamental para o futuro da canoagem em Ois da Ribeira.

    ResponderEliminar
  4. Enquanto Ribeirenses não podemos discordar de tal afirmação!
    Mas, hoje em dia com estas modernices todas do bem estar sustentável, levanta se aqui uma dúvida essencial e incontornável!
    Qual ou quais retornos destes investimentos todos para a instituição e nem só? Porque afinal de contas, estes investimentos ao serem na nossa freguesia, têm como promudial fundamento o alavancar o bem estar da população e assim projectar a vila para um futuro melhor!
    Porque campeões já os temos, mesmo que mal aproveitados e não tinham instaloces condignas!
    É que se depois o mundo não corresponder em todos os aspectos aos nossos desejos, a culpa não é deles, mas sim dos que querem impor os seus desejos ao mundo com o dinheiro dê-nos todos.

    ResponderEliminar
  5. Pois é verdade. Campeões já os temos e que se fizeram sem condições, mas hoje nem com todas as condições, os cpnseguimos ter! O que falta? Espirito de sacrifício? Mas já agora quem é o novo treinador da Arcor? Tem muitas provas na canoagem.....

    ResponderEliminar