terça-feira, dezembro 15, 2020

Os dias 15 de Dezembro nos dias de Óis da Ribeira...

 

O médico Albano Tavares
da Silva e Cunha

O médico Albano Tavares, os candidatos António Fernando e Dinis, o Foral de Óis da Ribeira e a cedência da sede da Junta à Tuna

1 - Ano de 1872,
há 148 anos !
O médico Albano Tavares

O médico Albano Tavares da Silva e Cunha nasceu a 15 de Dezembro de 1872, há 138 anos e em Óis da Ribeira.
Licenciado pela Escola Médica do Porto, a 31 de Julho de 1897, era filho do lavrador José Tavares da Silva, de ÓdR, e de Maria da Graça, de Paradela e irmã de D. Manuel Baptista da Cunha (que foi Arcebispo de Braga e tem nome na rua que da Igreja de Águeda vai até à antiga EN1).
Casou 27 de Novembro de 1897, aos 25 anos e com Maria do Carmo de Jesus Neves, de 24 e de Portel, onde exercia medicina - de quem enviuvou a 22 de Abril de 1913. O casal teve os filhos Maria do Carmo e Mário, este quase licenciado em medicina, quando faleceu, de tuberculose, em Agosto de 1924 e quase pai. Em Dezembro seguinte, faleceu a irmã, de apendicite.
Casou em segundas núpcias com Elvira Amélia Macedo Souto, também em Portel e a 13 de Março de 1927, de quem também enviuvou a 15 de Dezembro de 1952.
Médico reputado e muito popular em Portel, foi atribuído o seu nome a uma rua desta vila. Era irmão do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e tio-avô dos irmãos Joaquim e José (já falecidos), Lurdes, Porfírio e Fernando Tavares Pires.
Albano Tavares da Silva e Cunha faleceu em Portel a 3 de Junho de 1959, aos (quase) 93 anos. A bisneta Maria Manuela vive em Vila Nova de Gaia.
Dinis Alves
António Fernando

2 - Ano de 1989,
há 31 anos !
António e Dinis: candidatos 
de ÓdR à Assembleia Municipal de Agueda

As eleições autárquicas de 1989, há 31 anos, tinham dois óisdaribeirenses nas listas da Assembleia Municipal de Águeda: António Almeida e Dinis Alves.
António Fernando Framegas de Almeida, então com 19 anos e metalúrgico, era o 26º. da lista do CDS. Já faleceu, de acidente de viação e a 3 de Agosto de 2010, deixando viúva e duas filhas.
Dinis da Conceição Alves, da Rua Adolfo Pires dos Reis (a do Viveiro) mas a residir em Águeda, industrial e então com 30 anos, era o 8º. candidato da lista do PS.
Nenhum deles foi eleito.
Foral de Óis da Ribeira

3 - Ano de 1983,
há 37 anos !
Foral de Óis da Ribeira

A Câmara Municipal de Águeda, na reunião de 15 de Dezembro de 1983, há 37 anos, ratificou a aquisição do Foral Manuelino de Óis da Ribeira.
O presidente era Dinis Ramos Padeiro, que informou a vereação da presença do arquiteto Armando Canelhas, no dia 13 anterior, no leilão da Azevedo & Burnay, arrematando o foral  por 155 000$00 - seriam agora 4.750,44 euros.
O presidente camarário anunciou também que, segundo Armando Canelhas, «havia grande interesse na aquisição do foral por muitos dos colecionadores presentes, em particular, por parte da Casa Ducal de Vila Viçosa». Casa Ducal que «viria a adquirir o foral da Vila de Paus, concelho de Albergaria-a-Velha, também leiloado».
O interesse manifestado pela Câmara de Águeda fez com que os colecionadores «desistissem das licitações, premiando com uma salva de palmas o propósito desta Câmara Municipal», lê-se na acta de há 37 anos, segundo a qual «os encargos com a aquisição rondarão os 200 000$00». Hoje, seriam 6.129,60 euros.
A sede da Tuna, agora AFOR

4 - Ano de 2012,
há 8 anos !
Junta cedeu sede à Tuna 
por comodato de 99 anos

A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira aprovou, a 15 de Dezembro de 2012, há 8 anos, o contrato de comodato que oficializou a cedência da antiga sede da Junta de Freguesia à Tuna Musical, por 99 anos.
O contrato já tinha sido analisado em sessões anteriores (e mesmo aprovado), mas só há 8 anos o documento estava, finalmente, nas condições legais para ser ratificado. E foi, por unanimidade.
O contrato viria a ser oficializado a 10 de Dezembro seguinte, no Cartório Notarial de Águeda, pelos presidentes Fernando Tavares Pires (JFOR) e António Horácio Tavares (direção da Tuna).  
5 - O último tecelão de Óis da Ribeira
Ver, de hoje, peça em separado

Sem comentários:

Enviar um comentário