sábado, dezembro 05, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 5 de Dezembro...

Registo dos 
passaportes
de Albino 
Aurélia

As emigrações de Albino, Aurélia e José Maria, o ATL da ARCOR e a Pau de Canela d´Óis

1 - Ano de 1911,
há 109 anos!
Passaportes para o Brasil de três cidadãos óisdaribeirenses !

O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 5 de Dezembro de 1911, há 109 anos, passaportes para três cidadãos de Óis da Ribeira e para o Brasil: Albino, Aurélia e José Maria.
ALBINO Francisco de Carvalho, de 21 anos, carpinteiro e filho de Marcelino Francisco de Carvalho e Josefa Maria de Carvalho, emigrava para Pelotas, cidade do Estado do Rio Grande do Sul, onde actualmente reside outro óisdaribeirense: José Augusto, irmão de Maria do Carmo e Maria Eugénia Estima Ferreira dos Reis, da Rua Benjamim Soares de Freitas.
Solteiro, tinha uma cicatriz na face direita, olhos castanhos e cabelos e sobrolhos pretos, sabia escrever e dele nada mais sabemos.
AURÉLIA Pires Soares, 26 anos, solteira e costureira, era filha do lavrador Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares. Viajou para a cidade do Rio de Janeiro e de lá voltou em data desconhecida, casando em Óis da Ribeira com Bento Dias
 Ferreira, de quem enviuvou a 25 de Outubro de 1955. 
Registo do 
passaporte de
José Pinheiro
O casal morava numa casa demolida nos anos 70 do século XX e onde agora fica a padaria e pastelaria «Pau de Canela d´Óis», não teve filhos e Aurélia faleceu a 31 de Março de 1969.
JOSÉ MARIA Pinheiro, de 35 anos e lavrador, era filho do carpinteiro José Matos dos Reis e da costureira Ana Almeida Pinheira. 
Emigrou para o Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, e era casado com Maria Rosa de Almeida, com cerimónia realizada a 24 de Fevereiro de 1945. Do Brasil voltou em data desconhecida e faleceu a 12 de Julho de 1962, em Óis da Ribeira.


2 - Ano de 1997,
há 23 anos !
Jardim de infância da ARCOR
em sala da escola primária

O jardim de infância/ATL da ARCOR passou a funcionar na sala antiga da escola primária a 5 de Dezembro de 1997. Há 23 anos.
A direcção da ARCOR era presidida por Fernando Reis que, a 15 de Novembro desse ano, tinha solicitado a utilização da sala para esse fim, à Coordenação da Área Educativa (CAE) de Aveiro. 
A aprovação oficial foi decidida a 5 de Dezembro seguinte e nesse mesmo dia a ARCOR iniciou a transferência da valência, coordenada pela educadora Fátima Goulart, e que lá funcionou até 2 de Dezembro de 2001, depois de a direção de Celestino Viegas ter restaurado a sala da cave da sede - onde agora está instalada a Tuna / AFOR. Daqui e em 2005, ainda na direção de Celestino Viegas, foi definitivamente transferida para o Centro Social então já concluído. 

2 - Ano de 2009,
há 11 anos !
Pau de Canela d´Óis

A pastelaria e padaria «Pau de Canela d´Óis» fica no largo do Centro Social da ARCOR e abriu portas a 5 de Dezembro de 2009. Há 11 anos!
 O d´Óis Por Três, na altura, dava conta que «aparentemente, faz falta em Óis um estabelecimento comercial deste género, que nos sirva pão à hora, uns bons pastéis frescos e certamente umas boas bebidas a acompanhar».
O proprietário é o empresário Luís Figueiredo, de Valongo do Vouga, mas radicado em Óis a Ribeira, e a «Pau de Canela d´Óis», 11 anos depois, continua de portas abertas e a bem servir. 
Os contactos são os mesmos e fáceis: telefone 234608317 e email bossfigueiredo@gmail.com. 

Sem comentários:

Enviar um comentário