segunda-feira, março 15, 2021

* ANO 1931: Um hidroavião pousou nas águas da pateira...

O primeiro avião que pousou na pateira. A 15 de Março de
1931, conforme se pode ler na imagem 
Eurico Tavares

A 15 de Março de 1931, um hidroavião pousou nas águas da pateira, o que foi a grande novidade desse tempo de há 91 anos! E empolgou as gentes de Óis da Ribeira, que dele se aproximaram em bateiras.
Para o ver ao perto.
A lenda local tem atribuído essa «apateiragem» ao óisdaribeirense Eurico de Almeida Tavares da Silva (foto), que realmente tal fez mas em data muito posterior, já nos anos 40 e tal e quando foi militar da Marinha Portuguesa e pelos céus da pateira - ou ribeiro, como lhe chamavam -, veio saudar o seu povo conterrâneo.
O d´Óis Por Três também já cometeu esse lapso, o de dizer que esta imagem é da «apateiragem» de Eurico Tavares e com ele induziu os leitores em erro. Disso nos desculpamos.
A verdade é que Eurico Tavares, que foi também violinista e cantor de excelência da Tuna de Óis da Ribeira, com grande êxito em Portugal e na Venezuela, para onde emigrou, não poderia ter sido o piloto do hidroavião que, há 90 anos, pousou na pateira. Nasceu a 22 de Setembro de 1922, não poderia pilotar a aeronave com a idade que tinha nessa data. Ainda não tinha sequer 9 anos!
A ligação da foto de 1931 a ele tem a ver, apenas, com o facto de ser de autoria do pai, como se pode ler na legenda, referindo que se trata de uma «Recordação do dia 15 de Março de 1931 - O primeiro hidroavião 49 que pousou nas águas da pateira», da Foto Tavares.
Foto Tavares que era de Joaquim Tavares da Silva, irmão do benemérito Manuel Maria Tavares da Silva e pai de Eurico Tavares e que ficava ao lado da Igreja, onde agora é o armazém e funerária de Fernando Pires (dele sobrinho, pelo seu casamento com Isabel Tavares). 
Alguém saberá mais sobre isto? Gostávamos de aqui dar mais pormenores.

Outros anos,
outros factos !
Elísio Pinheiro, ARCOR Teatro, Manuel Melo (Tim-Tim) 
e fonte de Santo António

Elísio Pinheiro

1 - ANO 1908, 
há 103 anos!
ELÍSIO: O óisdaribeirense Elísio Pinheiro de Almeida nasceu a 15 de Março de 1908, há 112 anos. Faleceu a 12 de Julho de 1973, em Viana do Castelo.
Filho de José Pinheiro de Almeida, sapateiro e político republicano, e de Mariana de Jesus Viegas, dona de casa, era neto paterno de Maria dos Santos Pinheiro e materno de Rosa Florinda Viegas, todos de Óis da Ribeira. Casou a 11 de Janeiro de 1936, aos 27 anos, com Rosa Rodrigues Ferreira, de Almear (Travassô).
O casal radicou-se em Viana do Castelo e, todas professoras, teve as filhas Maria de Lurdes (ausente na Alemanha), Rosa (falecida a 19 de Dezembro de 2019) e Maria de Fátima Ferreira Pinheiro, moradora em Viana do Castelo.
Foi amigo da freguesia: em 1945, deu contribuição financeira para ajudara terraplanagem da nova escola; em finais dos anos 50, ofereceu os bancos que foram colocados no então largo do Cruzeiro, agora Largo do Centro Social - onde agora está a rotunda do foral manuelino de Óis da
Ribeira. 
Sobrinho residente em Óis da Ribeira é Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, filho do (já falecido) irmão Alexandre,
Firmino Santos

2  - ANO 1980, há 41 anos !
ARCOR TEATRO: O Grupo de Teatro da ARCOR apresentou-se em Mourisca do Vouga no dia 15 de Março de 1980, com a peça «A Rosa do Adro», dois monólogos e a comédia «O gabinete do regedor».
O ensaiador era Firmino Santos e actores (amadores) foram António Carlos Almeida e Clara Santos (nos papeis principais),os irmãos Isabel e Mário Neves, Custódio Ferreira, os irmãos Leonildo e Danilo Costa, Aurélio Reis, Manuel Duarte de Almeida (Capitão) e Diamantino Correia. O ponto foi Maria José Duarte de Almeida.
O grupo estreara a 8 de Março e actuou de Novo em Óis da Ribeira (dia 16) e também em Loure (23) e Borralha (29), pelo menos.

Manuel Ferreira
(Tim-Tim)


3 - ANO 2001, há 20 anos!
TIM-TIM: O óisdaribeirense Manuel de Melo Ferreira faleceu a 15 de Março de 2001, nos Estados Unidos, onde estava emigrado.
Era filho de Manuel Ferreira Patacão, de Aveiro, e Jacira Pires de Melo, de Óis da Ribeira e moradores da Rua Manuel Tavares (Cabo), na casa que agora é de Porfírio Tavares Pires.  Esteve muito ligado ao teatro amador e desporto popular do seu tempo e foi casado com Eugénia  Reis, da Borralha. O casal teve os filhos Ricardo e Jason.
Nasceu a 6 de Dezembro de 1949 e faleceu vítima de doença, aos 51 anos. Era popularmente conhecido por Manuel Tim-Tim.

A Fonte de Santo António


4 - ANO 2003, há 18 anos!
FONTE DE SANTO ANTÓNIO: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, há 18 anos, repôs a fonte de Santo António, passando-a para o lado sul da estrada que do templo liga à pateira.
A anterior estava não funcional há muitos anos e «soterrada» pela elevação da estrada. O executivo era liderado por Fernando Tavares Pires e a água passou a ser canalizada da rede pública, desde a Rua da Pateira e por conduta instalada (enterrada) nas propriedades de Maria Eugénia Estima Ferreira dos Reis e José Maria de Almeida Gomes.
Infelizmente, já foi alvo de vários actos de vandalismo, desde o corte de árvores (pinheiros mansos) à pré-destruição da torneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário