terça-feira, março 09, 2021

* ANO 2009: Os altares da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira!

Altares da Igreja de santo Adrião de Óis da Ribeira
António Monteiro e monsenhor João
Gaspar Vigário Geral da Diocese
Santo Adrião
 
O altar-mor e altares laterais da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira começaram a ser restaurados a 9 de Março de 2009. Há 12 anos.
Os custos foram suportados por um benemérito anónimo e os trabalhos estiveram a cargo do professor António Monteiro, técnico de arte sacra - que também ficou responsável pela restauração de algumas imagens, prevendo-se, na altura, que demorassem 7 meses - devido à delicadeza que os caracterizavam.
O templo é de idade desconhecida, mas seguramente muito antiga, sabendo-se que a imagem do padroeiro Santo Adrião, no nicho da frontaria é da primeira metade do século XIV, em calcário e de oficina coimbrã - segundo o livro «Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Aveiro | Zona Sul», publicado em 1959.

Outros nos,
outros factos!
Tunante Serafim Reis, combatente Manuel Carvalho da 1ª. Grande Guerra, Comissão Fabriqueira e teatro da ARCOR
Serafim Reis
 
1 - ANO 1887, há 134 anos!
SERAFIM REIS: O tunante Serafim Maria dos Reis nasceu às 10 horas da noite de 9 de Março de 1887, filho do lavrador António Maria Marques Saldanha e de Cecília Maria dos Reis.
Neto paterno de Manuel Marques Saldanha e Ana Marques, materno de Domingos Francisco dos Reis e Ana Maria dos Reis, casou a 15 de Setembro de 1916 coim Ana Rosa da Conceição Reis, que era de Travassô. Enviuvou a 11 de Maio de 1963 e faleceu a 8 de Fevereiro de 1970, aos 83 anos.
O casal teve os filhos Celeste e Silvério, já falecidos. Neta residente em Óis da Ribeira, na Rua da Pateira, é Maria Clarinda dos Reis Framegas, filha de Celeste (e Élio).
Serafim foi proprietário, lavrador e músico, da Tuna de Óis da Ribeira e da Banda de Travassô.  A 8 de Junho de 1936 ajudou a salvar de afogamento um cidadão de Traassô, de nome José Rolo, que se afogava no rio Águeda, frente ao Valbom, com os óisdaribeirenses José Ferreira da Maia (pai e filho). 
Manuel Carvalho


- Ano de 1919, há 102 anos!
MANUEL CARVALHO: O combatente Manuel Tavares de Carvalho desembarcou em Lisboa no dia 9 de Março de 1919, há 102 anos e depois de participar na 1ª. Grande Guerra Mundial, integrando o 1º. Corpo Expedicionário Português (CEP).
Natural de Casal de Álvaro, nasceu a 8 de Agosto de 1895, filho dos lavradores José Tavares Lavoura (de Segadães) e de Ana Pinheiro de Lima (de CdA). Mobilizado pelo Regimento de Infantaria nº. 28, partiu para França da 22 de Fevereiro de 1917, como soldado (o nº. 627) da 9ª. Companhia, do 1º. Regimento do 3º. Batalhão, com a placa de identificação nº. A-4313. Já em França, passou para o 1º. Grupo da Companhia de Pioneiros.
Embarcou para Portugal integrado no Batalhão Pioneiros, no dia 7, e chegou a Lisboa a 9 de Março de 1919. Há 102 anos.
Casou com Otília Soares dos Reis a 11 de Maio de 1931 e o casal teve os filhos Manuel (já falecido) e Maria Otília, casada com Arménio Framegas Pinheiro de Almeida e moradores na casa que foi dos pais, na Rua Nossa Senhora de Fátima.
Manuel Tavares de Carvalho faleceu a 12 de Fevereiro de 1979, aos 84 anos. RIP!!!

Padre A.
Fonseca

- Ano de 1980, há 41 anos !
FABRIQUEIRA: A Comissão da Fábrica da Igreja (a Fabriqueira) da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira foi empossada a 9 de Março de 1980 anos, há precisamente 41 anos.
O presidente, por inerência de funções, era o padre António Nunes da Fonseca, pároco local, e comissários foram também empossados Manuel Soares dos Reis (secretário), João Bernardino Gomes Soares (tesoureiro) e, já falecidos, os vogais Mário Pires Tavares das Neves, António Simões Pinheiro das Neves e Hernâni Framegas dos Reis.
O juíz da Irmandade das Almas e de S. Miguel foi Fernando Reis Duarte de Almeida, também já falecido.

Elenco de «A palavra de Deus foi cumprida».
Faltam os irmãos Ana e Óscar Almeida

- Ano de 2002, há 19 anos !
ARCOR TEATRO: O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR apresentou-se em Paradela com a peça «A palavra de Deus foi cumprida», de Francisco Leotes Bastos e ensaiada por Firmino Santos.
A estreia rinha sido a 16 de Fevereiro, incluindo a comédia «Leis Modernas», sendo o elenco formado (ver foto), por Porfírio Pires, António Prazeres, Paulo Gomes, José Fernando Martins, Carla Carvalho e Firmino Santos. Em baixo, Carlos Pereira, Hernâni Pires, José Manuel Gomes, Isaltina Pires, Liliane Gomes e Clara Santos. 
O GTA actuou também, e pelo menos, em em Eirol (dia 23 de Fevereiro), Crastovães (2 de Março), Taipa (16) e Oiã (23), Fermentelos (6 de Abril) e Óis da Ribeira (dia 13).

Sem comentários:

Enviar um comentário