O Diário do Governo nº. 86, de 19 de Abril de 1906, com a criação da escola feminina de Óis da Ribeira |
Conde de Águeda |
A escola primária feminina de Óis da Ribeira viria a ser inaugurada a 3 de Dezembro de 1906 e a comunidade óisdaribeirense rejubilou e houve festa rija, com foguetes e duas tunas.
As duas tunas, de Óis da Ribeira e Travassô, abrilhantaram a festa e «acompanharam sempre, tocando ambas ao banquete belas e variadas peças, que muito agradaram».
Passaporte de Angelino |
há 110 anos !
- VENÂNCIO, ANGELINO E JOSÉ
EMIGRARAM PARA O BRASIL: Os óisdaribeirenses Vênancio, Angelino e José emigraram para o Brasil há precisamente 110 anos, fixando-se os dois primeiros em Pelotas, cidade do Estado do Rio Grande do Sul, e o terceiro no Rio de Janeiro.
Os passaportes foram emitidos pelo Governo Civil de Aveiro a 19 de Abril de 1911, pouco depois da implantação da República, e dos três emigrantes podemos recordar as seguintes particularidades e dados biográficos.
Regressou em data desconhecida a Portugal, casando-se a 10 de Novembro de 1919, com Vitória da Conceição Reis, de Cabanões. Descendentes e moradores em Óis da Ribeira, são os netos Assilénio e Maria José dos Reis Carvalho e Santos, irmãos de Horácio (já falecido, em Fujacos), Adérito (morador em Eirol) e Alba (em Requeixo) - filhos de Maria Gomes dos Reis (a Maria do Emílio, já falecida). Outra filha residente em Óis da Ribera foi Madalena, que casou com Dinis Alves de Oliveira (Sapateiro), mãe de Maria Manuela (esposa de Lito), já falecidos, pa 23 de Janeiro de 2004, 8 de Dezembro de 2004 e 1 de Março de 2012.
José Rodrigues
1.2 - JOSÉ Rodrigues, de 26 anos e trabalhador rural, era solteiro e natural de Lourizela, freguesia do Préstimo, onde nasceu a 21 de Novembro de 1883.
Sabia escrever e residia em Óis da Ribeira e era filho de Maria de Jesus, provavelmente criada de servir de alguma família local. Tinha 1,61 metros de altura e uma cicatriz no sobrolho direito.
Emigrou para o Rio de Janeiro em 1911 e regressou a Portugal em data indeterminada, casando-se a 12 de Janeiro de 1920, com Maria Gaspar de Jesus, de Requeixo. Enviuvou a 4 de Outubro de 1961 e faleceu a 3 de Março de 1962. Não sabemos se deixou descendentes.
Venâncio Santos
1.3 - VENÂNCIO Soares dos Santos, de 31 anos, nascido a 3 de Março de 1880, solteiro e carpinteiro, era filho de Joaquim António Soares de Freitas e de Maria José dos Santos, ambos de Óis da Ribeira. Irmão, pelo menos, de Benjamim (futuro presidente da Junta e benemérito da freguesia) e de Isaac, que também emigraram para Pelotas, em outras datas.
Venâncio media 1,70 metros de altura, cabelo, olhos e sobrolhos castanhos e sabia escrever. Sobrinhos-netos residentes em Óis da Ribeira, netos do irmão Manuel, são os irmãos Margarida e Manuel Soares (filhos de David), Zulmiro, Estela, Lurdes e António Carlos (de Deolinda), São, João, Isaura e Albertino (de Isaura), Zulmira e Fatima (de Zulmiro) e Júlia (de Lurdes). Neta de Aires, é Maria Ascensão (filha de João).
2 - ANO 1980,
há 41 anos !
- JOSÉ CID, EUROVISÃO E
TELEVISAO A CORES NA ARCOR: O dia 19 de Abril de 1980, há 41 anos, foi o do Festival da Canção da Eurovisão e o da primeira televisão a cores em Óis da Ribeira, na antiga sede da ARCOR, na cave da onde agora é a da Tuna / AFOR.
Óis da Ribeira que, vale a pena recordar, se viu, assim, em toda a rede europeia de televisão, e a cores, pois parte do vídeo promocional de José Cid foi gravado nas margens da pateira.
José Cid vencera o festival da canção da RTP desse ano e, a 17 de Março, montou o seu cavalo pelo enlameado caminho da margem de Óis da Ribeira, para imagens que todo o mundo eurovisivo viu neste dia 19 de Abril de há 40 anos.
Ate as crianças da escola primária lá foram ver o cantor, relata(va) o «Jornal da ARCOR».
Nunca a vila de Óis da Ribeira foi vista por tanta gente, ao mesmo tempo. Centenas de milhões pessoas!
Cid interpretou a canção «Um grande, grande amor» e recebeu 93 pontos no Festival da Eurovisão, ficando em honroso 7º. lugar entre 19 concorrentes, a até aí melhor pontuação e classificação de cantores portugueses - com a de Carlos Mendes em 1972 (também 7º. lugar mas com 70 pontos).
- José Cid no Eurofestival, AQUI
O elenco de «A Menina Feia» |
3 - ANO 1992,
há 29 anos !
- «A MENINA FEIA» PELO GRUPO
O grupo era formado por Ondina Gomes, Carlos Reis, Nazaré Pinheiro, Dália Reis, Madalena Reis, Jorge Brandão, Hernâni Pires, Elizabete Fernandes, Hélder Prazeres e Carlos Gomes (de pé, na foto), Paulo Gomes, Rui Teixeira, Susana Pinheiro, Arlindo Reis, Susete Melo (Travassô) e Paulo Rogério. Falta João Viegas, que foi o produtor.
O grupo estreou-se a 22 de Fevereiro de 1992 e, pelo menos, actuou em Eirol (14 de Março), Requeixo, Alquerubim, Mourisca do Vouga e Branca, nestes casos em datas que não conseguimos apurar.
Sem comentários:
Enviar um comentário