Sérgio Soares |
ARCOR Canoagem |
Os canoístas Pedro Filipe Carvalho (em K1 juniores), Bruno Manuel dos Reis Brandão/Óscar David Matos de Almeida (em C2 juniores) e Sérgio Miguel de Almeida Gomes Soares (em C1 seniores) venceram o campeonato nacional de Maratonas II, que há 23 anos se disputou em Vila Velha do Ródão.
Os atletas da ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira estiveram em grande plano no
Registo do baptismo do´ professor Luís, a 31 de Maio de 1896 |
1 - ANO 1896,
há 125 anos !
- PROFESSOR LUÍS
MARA DE ALMEIDA: O professor Luís Maria de Almeida Santos nasceu a 22 de Maio de 1896, há 125 anos.
Filho do também professor Camilo Ferrão de Almeida Santos, de Carapinheira do Campo (Montemor-o-Velho), e de Maria Teresa Almeida, de Óis da Ribeira, era neto paterno de José dos Santos e Maria Cordeira, de CdC/Montemor, e materno dos óisdaribeirenses Jacinto Bernardo Henriques e Joaquim Rosa de Almeida. Foi baptizado a 31 de Maio, pelo padre António Francisco Alves, tendo como padrinhos o avô materno e Mariana, esposa de Luís Maria de Almeida.
Luís Maria casou a 30 de Dezembro de 1921 com Maria Emília Cruzeiro Gomes, natural de Oiã, e irmã do conceituado diplomata, poeta e escritor António do Cértima.
Notícia da época, DAQUI |
Pe. José Bernardino |
2 - ANO 1912,
há 109 anos
- PADRE JOSÉ BERNARDINO SOLTO DA CADEIA: O padre José Bernardino dos Santos Silva foi solto há 112 anos, sob fiança, depois de cumprir prisão nas cadeias do Alto do Duque e do Limoeiro, em Lisboa, durante 5 meses e por «suspeitas de alta traição» à pátria. Ver AQUI
José Bernardino dos Santos Silva era filho de Manuel Tavares Duarte e de Maria José dos Santos Silva e celebrou missa nova no Dia de Reis de 1903, aos 22 anos. Paroquiou Trofa e Óis da Ribeira (onde entrou a 6 de Abril de 1908) e também exerceu em Coimbra e no Estado do Espírito Santo (Brasil), onde foi um dos construtores da Igreja da cidade de Muqui.
Monárquico convicto, foi denunciado pelo regime republicano, esteve preso, foi libertado e fugiu para o Brasil, sendo julgado à revelia pelo Tribunal Militar de Coimbra.
Já em Portugal, foi presidente da comissão da ponte (de ainda antes da implantação da República) e à comissão voltou, depois do regresso do Brasil. Então, foi Consultor Diocesano, pároco e arcipreste de Águeda e depois pároco de Óis da Ribeira. O Papa Pio XI elevou-o à dignidade de Camareiro Secreto, com o título de Monsenhor e Águeda, então, prestou-lhe «justa e eloquente
homenagem».
Faleceu a 18 de Janeiro de 1960, na sua casa de Óis da Ribeira - cujo espaço e quintal são agora propriedade da ARCOR, imediatamente a poente do centro social.
A notícia do atentado a Manuel Tavares |
Manuel Tavares |
3 - Ano 1912,
há 109 anos !
- AGRESSÃO E ATENTADO A MANUEL TAVARES: O futuro benemérito Manuel Maria Tavares da Silva foi agredido na calada da noite, por engaboados e no dia da chegada do padre José Bernardino a Óis da Ribeira, a 22 de Maio de 1912.
Manuel Maria Tavares da Silva esteve emigrado no Brasil, fez fortuna em Angola e foi benemérito da freguesia, razão que levou à atribuição do seu nome à rua que vai do largo do Centro Social ao do Cruzeiro (a antiga Rua do Cabo).
Foi autor de um projecto para a ponte de Óis da Ribeira (nos anos 20 do século XX) e liderou as obras de restauro da igreja paroquial, no final da década de 50 e princípio da de 60. Presidiu à Junta de Freguesia de 2 de Janeiro de 1960 a 4 de Abril de 1962 - altura em que abandonou o cargo, devido a doença.
Teve os filhos Albano, as gémeas Ana e Mariana, Alfredo, Joaquim e Maria Augusta Tavares da Silva. Bisneto materno de Manuel Tavares é João Paulo Resende Gomes, que foi presidente da direção da ARCOR.
O elenco de «A Prima Eugénia» (2004) |
4 - ANO 2004,
há 17 anos !
- TEATRO DA ARCOR
A sala da Casa do Povo encheu e os aplausos brindaram a actuação deste excelente grupo de teatro», relatava o jornal «Região de Águeda», referido que «a direção da Casa do Povo ofereceu um pequeno convívio, que serviu para troca de impressões e forma de agradecimento pela prestação deste grupo que promove o teatro amador».
Sem comentários:
Enviar um comentário