terça-feira, junho 22, 2021

* ANO 2006: Câmara Aberta em Óis da Ribeira! 1ª. grande guerra, futebol e canoagem!

O presidente Fernando Pires e os vereadores Jorge
Almeida e Elsa Corga. Atrás, ladeando estes, estão
Diamantino Correia e Vital Santos, da LIOR


O saneamento e a regularização do piso das ruas estiveram no centro das preocupações denunciadas pelos autarcas e população de Óis da Ribeira, no decorrer da Presidência Aberta da Câmara Municipal de Águeda, então presidida por Gil Nadais.
A reunião do executivo camarário com os eleitos de Óis da Ribeira, no dia 22 de Junho de 2006, há precisamente 15 anos, foi precedida de uma visita à freguesia e realizou-se na sede da JF de Ois da Ribeira - instalada no edifício do Centro Social da ARCOR, instituição que nem chegou a ser visitada.
O presidente da Junta de Freguesia, Fernando Pires, deixou bem claro esperar que o saneamento seja uma realidade em 2007. Jorge Almeida, vice-presidente da Câmara, na altura e presidente agora, comentou que «a adesão à SIMRIA irá fazer com que seja esta entidade a liderar o processo».
O saneamento, como se sabe, só viria a começar a 3 de Setembro de 2018, 12 anos depois, e só concluído em Junho/Julho de 2020, quando foram asfaltados os arruamentos intervencionados.
Outro assunto da visita camarária teve a ver com os lotes para habitação, tendo o presidente Fernando Pires levado a comitiva a visitar o desaterro do Surpel, de 7.000 metros quadrados de baldios da Junta de Freguesia, que o pretendia transformar em dez lotes para habitação a custos controlados.
“Os casais estão a deslocar-se para fora da freguesia porque não há terrenos para construir”, disse Fernando Pires. O presidente da JF disse que a autarquia oferece aterro a qualquer pessoa interessada, “desde que seja para consumo próprio e não para comercialização”.
Como se sabe, e passados 15 anos, nada disso aconteceu.
- Ver AQUI



Outros tempos,
outros factos ! 
Manuel Carvalho na 1ª. Grande Guerra Mundial, futebol da ARCOR venceu Espinhel e canoagem com 8 títulos regionais !

Manuel T. Carvalho

A ficha militar de
Manuel T. Carvalho

1 - ANO 1917,
há 104 anos !
- MANUEL CARVALHO NA 1ª. GRANDE GUERRA MUNDIAL:  O óisdaribeirense Manuel Tavares de Carvalho partiu para França e para a 1ª. Grande Guerra Mundial a 22 de Junho de 1917, há 104 anos.
Integrou a 9ª. Companhia do 1º. Regimento do 3º. Batalhão, passando para o 1º. Grupo de Companhias de Pioneiros, como soldado nº. 627 e placa de identidade A.3135.
Nasceu a 8 de Setembro de 1895, filho dos lavradores José Tavares Lavoura, de Segadães, e Ana Pinheiro Lima. Mobilizado pelo Regimento de Infantaria nº. 28, da Figueira da Foz, voltou de França a 9 de Março de 1919, no barco «Helena», condecorado com a medalha comemorativa da expedição a França, depois de um castigo de 10 dias de detenção, por «ter faltado ao trabalho», não sabemos qual.
Casou a 11 de Maio de 1931, em Óis da Ribeira, com Otília Soares dos Reis, nascida a 26 de Março de 1908 e filha de João Bernardino dos Reis e de Ana Rosa Soares dos Reis, ambos lavradores. O casal teve os filhos Manuel dos Reis Tavares (falecido, a 2 de Fevereiro de 2000) e Maria Otília dos Reis Tavares, casada com Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, moradores na Rua Nossa Senhora de Fátima.
Manuel Tavares de Carvalho foi proprietário e lavrador de profissão e músico por devoção, na Banda Alvarense, de Casal de Álvaro. Faleceu a 11 de Fevereiro de 1979, aos 84 anos. A viúva Otília, aos 97 e a 14 de Dezembro de 2005.
A ARCOR venceu o Torneio do Alvarense, há 41 anos. De pé,
Zé Edgar, Carlos Marques, Zé Melo, Fernando, Zé Celestino
Viegas, Diamantino Correia e Zé Ferreira. Em baixo, António
Vicente, António Framegas, Jorge Marques, Manuel Marques
 (Capitão), Custódio Ferreira e Zé Pires. E todos vivos!


2 - ANO 1980,
há 41 anos !
- ARCOR VENCEU ESPINHEL
NO TORNEIO DO ALVARENSE: A ARCOR, a 22 de Junho de 1980, há 41 anos, venceu (3-2) o Cultura Espinhel Clube, em jogo do Torneio de Futebol Popular da Associação Desportiva Alvarense, de Casal de Álvaro.
O jogo de há 41 anos, no segundo ano da história arcoriana, decorreu no Campo do Areeiro, em Travassô, e a ARCOR alinhou com António Vicente; Custódio Ferreira, Diamantino Correia, Zé Celestino Viegas (cap.) e António Framegas; Zé Ferreira, Zé Pires e Zé Edgar; Zé Melo, Daniel Marques e Jorge Marques. Suplentes: Fausto Melo e Carlos Marques.
Marcaram Daniel Marques (2) e Jorge Marques. O massagista foi Manuel Gomes da Conceição (Russo, já falecido). A equipa não tinha treinador e não treinava.
Uma semana depois, a 29 de Junho, a ARCOR venceu a final do torneio, derrotando (também por 3-2) a equipa de S. João.
ARCOR 2000


3 - ANO 2000,
há 21 anos!
- CAMPEÕES DISTRITAIS
DE CANOAGEM DA ARCOR: A ARCOR Canoagem conquistou 7 títulos de campeão distrital de regatas em linha, a 22 de Junho de 2000. Há 21 anos!
Alguns atletas bisaram os títulos e os campeões foram os seguintes:
- K2 seniores, 200 metros: António Costa/Pedro Carvalho.
- K2 seniores, 500 metros: António Costa/Pedro Carvalho.
- C2 seniores: Sérgio Soares/António Azevedo.
- C2 juniores 200 metros: Bruno Soares/Bruno Brandão.
- C2 juniores 500 metros: Bruno Soares/Bruno Brandão.
- C1 seniores 200 metros: Sérgio Soares.
- C1 seniores 500 metros: Sérgio Soares.
- C1 juniores: Bruno Brandão. Bruno Soares foi segundo classificado e vice-campeão.

Sem comentários:

Enviar um comentário