O Projecto Náutica da Pateira há... um ano. Cadé, hoje? |
O projecto «Náutica de Lazer da Pateira», na margem e parque de Óis da Ribeira, foi entregue e disponibilizado há precisamente um ano, numa cerimónia de alguma pompa e propositada circunstância, presidida por Jorge Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Águeda.
O projecto tinha vencido o Orçamento Participativo de Águeda de 2016 e há um ano foi reanunciado para «dotar a pateira de equipamentos de náutica e lazer para fruição da lagoa».
O presidente Jorge Almeida, na oportunidade, especificou mesmo que «entre as actividades que se podem agora realizar estão stand up paddling, kayak, water bikes e ainda andar de gaivota».
«A nossa pateira passa a ter agora um conjunto de equipamentos de desporto e lazer ao dispor dos cidadãos e mais motivos de interesse naquela maravilhosa lagoa», disse Jorge Almeida, acrescentando que «Águeda somos todos!».
O primeiro, citemo-lo, «prende-se com as dificuldades financeiras com que a União de Freguesias se debate». O segundo, sublinhou, «porque não temos vontade de confraternizar à volta de uma mesa, depois da forma como a freguesia tem sido tratada por vós».
«Fomos ostracizados, boicotados e discriminados em relação a outras freguesias», lamentou Sérgio Neves.
Há um ano, porém, a mesma Junta de Freguesia que preside ofereceu o lanche de festa, não estando ele em pessoa.
O projecto há um ano concretizado tinha concorrido e vencido o Orçamento Participativo de Águeda de 2016, suportado numa proposta no valor de 50 000 euros.
Os proponentes foram João Paulo Brinco, Ana Sofia Framegas, João Ferreira, Paulo Oliveira, Liliana Resende e Sandro da Conceição, com o objectivo de dinamizar a lagoa através de
Os proponentes foram João Paulo Brinco, Ana Sofia Framegas, João Ferreira, Paulo Oliveira, Liliana Resende e Sandro da Conceição, com o objectivo de dinamizar a lagoa através de
Os equipamentos estiveram há alguns meses armazenados na cave do centro social de ARCOR - a entidade que, operacionalmente, gere o projecto, através da ARCOR Canoagem
E tem gerido, não sabemos bem como.
Há um ano, ainda algumas actividades desenvolveu, em poucos fins de semana. Três, quatro?
Este ano, nicles! Ainda não se viram barcos a navegar.
E estamos a acabar o terceiro fim de semana de Julho!
Estes factos, naturalmente, fazem «matar» a propaganda de há um ano.
A 24 de Junho e 11 de Julho deste ano, quisemos saber novidades do projecto «Náutica de Lazer da Pateira», mas António Brinco, actual vice-presidente da direção e homem grande da canoagem e do dia inaugurativo (como se vê na imagem), achou por bem não responder.
Lá terá as suas razões.
Hoje, dia 16 de Julho de 2021, exactamente um ano depois da «inauguração» de tão propalado projecto, afinal, de que valeu tanta propaganda e gastar 50 000 euros?
Onde param as gaivotas, as pranchas e os paddle kayaks sit-om-top, a oferta alargada há um ano anunciada, até como matéria inclusiva, a pessoas com deficiências motoras e/ou intelectuais?
Está tudo em Águeda... em bom funcionamento mas na cidade!
ResponderEliminarO projecto «Náutica de Lazer da Pateira»...~
ResponderEliminarFinalmente e descaradamente foi relevada a verdadeira finalidade, "MovÁgueda" pratique canoagem no nosso Rio Águeda!
Amanhã é a tua vez!!
Pateira já foi!!!
Que maldade, a perversidade trauliteira brincando de ser feliz e o castigo um tanto cruel que navegou para outro mar...
ResponderEliminar"Manhas da Saúde" e "Atividades náuticas".
Junto com a Comissão de festas de N.Sra da Saúde, a Junta de Freguesia vai disponibilizar atividades náuticas gratuitas para todos os que queiram usufruir.
Aparece!