Os padres António Nunes da Fonseca e Frafncisco Júlio Granjeia Pinto |
Filho de Domingos Nunes da Fonseca e Maria Custódia da Silva, frequentou o Colégio de Ermesinde e os Seminários de Vilar, de Santa Joana Princesa e do Cristo-Rei, nos Olivais (Lisboa), sendo ordenado presbítero em 29 de Junho de 1945, na igreja de Pardilhó, por D. João Evangelista de Lima Vidal, Arcebispo-Bispo de Aveiro.
O padre Fonseca ainda sacerdotou, na sua paróquia natal, a de Monte (Arciprestado da Murtosa), depois de sair de Óis da Ribeira e Travassô, até 2005, e viveu os últimos anos da sua vida em Cedrim do Vouga, onde também paroquiou antes de, em 1969, chegar a Óis da Ribeira e Travassô, substituindo o padre Manuel Simões da Silva. Até 23 de Agosto de 1988, quando foi substituído pelo padre Francisco Júlio Grangeia Pinto, ainda hoje titular das duas paróquias.
A 9 de Novembro de 2008, poucas semanas antes da sua morte, esteve em Óis da Ribeira, participando nas cerimónias de bodas de ouro matrimoniais do casal Margarida Soares dos Reis e Santos e Diácono Fernando Reis Duarte de Almeida - falecido a 6 de Novembro de 2019, aos 88 anos. Supomos que a imagem principal deste post será (?) dessa data. Não estamos seguros de tal.
há 10 anos !
Abandonaram o clube com o treinador António José Gonçalves e para o Centro Cultural da Taipa e logo depois, em Outubro, foi criado o Clube Náutico de Requeixo, que, afinal (e agora já extinto) se viria a chamar Pateira Clube de Canoagem de Requeixo! E se extingiu pouco tempo depois, talvez uma época após a fundação.
O treinador António José Gonçalves saiu e com ele foi um grupo de atletas da formação da ARCOR: Cíntia Espinhal (infantil), Sara Soares, Rafael Gonçalves, Gabriel Gonçalves e Luís Santos (cadetes), Amílcar Pina, Manuel Tavares (juniores) e Miguel Tavares e Inês Espinhal (seniores). Outros, estiveram para sair. Pouco depois, saiu Arménio José.
«Não concordei com as imposições da direção e fiquei do lado dos atletas», disse António José Gonçalves, que tinha dois filhos (Rafael e Gabriel), na ARCOR, já transitados do GICA.
A direção da ARCOR era presidida por João Gomes e Sérgio Almeida era o vice-presidente e responsável pela Secção de Canoagem, na altura se mostrando surpreendido com a deserção.