A comitiva do Bloco de Esquerda na pateira e em Óis da Ribeira |
Os três primeiros candidatos do BE na UFTOR, nas autárquicas 2021: Catarina Reis (2ª.), Romeu Fernandes (1º.) e Sónia Vidal (3ª.) |
O presidente do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, e Moisés Ferreira, um dos deputados eleito por Aveiro, estiveram ontem em Óis da Ribeira, em jornada de promoção da candidatura bloquista, liderada pelo óisdaribeirense Romeu Fernandes.
Os dirigentes e candidatos bloquistas salientaram «a importância da preservação ambiental e da luta pelo património natural», assumindo que a candidatura de Romeu Fernandes à União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira «é a melhor garantia de que a poluição e as espécies infestantes continuarão a ter um combate incansável».
Imediatamente antes, os bloquistas estiveram no Parque Botânico de Vale Domingos, onde elogiaram aquela iniciativa popular, que, no seu entender, «tem transformado a aldeia onde se localiza, bem como a sua comunidade».
«Somos uma lista jovem, mas muito comprometida com a verdade e com as nossas gentes. A equipa que apresentamos a eleições é marcada por uma forte consciência social e ambiental, preparada para os desafios do século 21», considerou Romeu Fernandes, frisando que «o poder autárquico e as pessoas podem beneficiar da nossa dinâmica e coesão».
A nº. 2 da lista é Catarina dos Santos Reis, tradutora e de 39 anos, que «emigrou» da CDU e também tem relações familiares em Óis da Ribeira, de onde era seu avô paterno, Gomercindo Reis, pai do professor Nuno Reis (morador em Travassô) e irmão dos já falecidos Valdemar (alfaiate) e Nilzalina Gomes dos Reis.
A terceira da lista é Sónia Vidal, de 21 anos e natural de Travassô, trabalhando como auxiliar de ação direta numa instituição da União de Freguesias. Vive em Travassô mas frequentou a já fechada Escola Primária de Óis da Ribeira e a ARCOR.
Outros candidatos
de Óis da Ribeira !
A lista bloquista travassÓisense incluiu mais 3 candidatos de Óis da Ribeira, entre os 9 primeiros que foram anunciados pela imprensa de Águeda.
Os seguintes:
- CARLOS FERNANDES, nº. 5: Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco), de 60 anos e trabalhador da construção civil, tio paterno de Romeu Fernandes. Já foi candidato
Diana Moreira |
O tio Victor Fernandes da Silva foi candidato do PS nas primeiras eleições autárquicas, em 1976 e na lista de Isauro Santos, a vencedora (6º. lugar).
- GABRIEL PIRES, nº. 8: Gabriel da Costa Pires, de 18 anos e estudante, filho de Ernesto Fernando de Almeida Tavares Pires e Ana Isabel Lopes da Costa.
É debutante da política, primo de Romeu Fernandes e neto materno de Danilo Soares da Costa, que foi candidato do PS em 1979 (11º. da lista), em 1982 (10º.) e 1989 (7º.).
- DIANA MOREIRA, nº. 9: Diana Moreira Martins, licenciada em sociologia, de 29 anos e responsável de armazém, é comissária da coordenadora concelhia de Águeda e da distrital de Aveiro do Bloco de Esquerda. É natural da Borralha e residente em Óis da Ribeira, casada com Romeu Fernandes.
É a segunda da lista de candidatos do Bloco de Esquerda para a Assembleia Municipal de Águeda nestas eleições de 26 de Setembro de 2021. Foi, com Romeu e Rúben, uma dos dinamizadores, em Novembro de 2017, do movimento «Mais Por Óis».
O óisdaribeirense Rúben Joel Ferreira dos Santos, de 30 anos e licenciado e mestrado em engenharia química, quadro na CIRES, em Estarreja, foi inicialmente indicado como nº. 2 da lista, o que não se confirmou, por razões que desconhecemos.
Para os interessados passo a esclarecer:
ResponderEliminarComo consequência da pandemia houve uma redução significativa da minha disponibilidade e flexibilidade de horários, impossibilitando-me de poder fazer parte da lista.