sábado, setembro 25, 2021

* ANO 2001: Hinos a Óis da Ribeira e ARCOR! Ana Maria e filho Augusto emigraram para o Brasil em 1883; Junta proibiu lixo na pateira em 1998; apoio à agricultura e floresta em 2004!

Alfredo Oliveira
Capa do CD «É tão linda a minha
terra» de Alfredo Oliveira


O óisdaribeirense Alfredo Oliveira editou, em 2004, o CD «É tão linda a minha terra», com duas letras que escreveu e musicou: «Um Hino a Óis da Ribeira» e «ARCOR em frente», dedicados à freguesia e à associação.
A apresentação foi a 25 de Setembro: «Tinha este sonho e consegui realizá-lo, estou satisfeito e feliz», disse Alfredo Oliveira, na sessão de apresentação, que decorreu no restaurante «Pôr do Sol».
O solista foi Hercílio de Almeida, com coro formado elas Mariana Almeida e Andreia Almeida (dele netas), Catarina Marque e Lilia Reis, com direção musical de Tiago Abrantes (também clarinetista) e os músicos Gil Abrantes (saxofone alto), Brian Carvalho (trompete), Renato Salgado (bombardino), Abílio Liberal (tuba), Gilberto Figueiredo (acordeão) e Rui Figueiredo (percussão).
Os arranjos foram do capitão Amílcar Morais.
«É para a freguesia, ninguém me fica a dever nada», disse, então, o emocionado Alfredo Ferreira, que em 2013 e na festa dos seus 70 anos, teve prenda de família, com a edição de um livro do poemas, de sua autoria: «É tão linda a minha Terra», compilando temas sobre a freguesia natal, entre outros.

Outros tempos,
outros factos !
Ana Maria e filho Augusto emigraram para o Brasil em 1883; Junta proibiu lixo na pateira em 1998; apoio à agricultura e floresta em 2004!

Passaporte de Ana e Augusto


1 - ANO 1883,
há 138 anos !
- PASSAPORTE PARA ANA MARIA E 
FILHO AUGUSTO PARA O BRASIL: O Governo Civil de Aveiro emitiu a 25 de Setembro de 1893, há precisamente 138 anos, passaporte para a óisdaribeirense Ana Maria de Conceição, nele incluindo o seu filho Augusto Videira da Conceição, de 11 anos de idade.
O registo de passaporte tinha o nº. 1340 desse ano e Ana Maria era costureira, não sabia ler e escrever e tinha 28 anos, filha de Joaquim Videira, de altura regular, cabelo, olhos e sobrolhos castanhos. O filho, de 11 anos, tinha cabelo louro, media 1,38 metros de altura e olhos castanhos.
Provavelmente, mãe e filho ir-se-iam juntar ao marido e pai (porventura lá a viver), mas mais nada sabemos desta família de emigrantes, nem de quem, em Óis da Ribeira e actualmente deles será familiar descendente.
A pateira (vista aérea)


2 - ANO 1998,
há 23 anos !
- LIXO NA PATEIRA
PROIBIDO PELA JUNTA: O despejo de lixos nas margens da pateira de Óis da Ribeira foi oficialmente proibido a partir do dia 25 de Setembro de 1998, há 23 anos. Como se fosse necessário... proibir.
O edital tinha data de 25 de Setembro desse mesmo ano e falava em «qualquer espécie de lixo nas margens da pateira». 
Outra proibição do executivo autárquico era a de prenderam bateiras às árvores da Junta de Freguesia plantadas na margem ribeirinha da laga. A Junta, ao tempo, era presidida por Fernando Tavares Pires, com o secretário Manuel Almeida (Capitão) e o tesoureiro Rui Fernandes. EWxecutivo que se manteve ate 2003 - ano da União de Freguesias.

3 - ANO 2001,
há 20 anos !
- APOIO À FLORESTA
E À AGRICULTURA
: O Ministério da Agricultura organizou, a 25 de Setembro de 2001, há precisamente 20 anos e em Óis da Ribeira, uma acção de esclarecimento sobre apoios à floresta e agricultura.
O técnico José Matos, quadro superior do Ministério, considerou na altura que era «de todo o interesse a participação de produtores, nomeadamente para ficarem a conhecer os procedimentos a efectuar, em cada situação».
A acção decorreu na sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira (actual sede da Tuna/Associação Filarmónica de Óis da Ribeira), ao abrigo do Programa Operacional Regional AGRIS, que tinha financiamento do III Quadro Comunitário de Apoio - Portugal 2000/2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário