terça-feira, setembro 14, 2021

«Gira Só» intimista e com figurinos em lençol de Óis da Ribeira !

O «Gira Só» é espectáculo «intimista e
relativamente próximo do público»
O «Gira Só» foi inspirado
em Óis da Ribeira e no centro
de dia da ARCOR

 

O espectáculo «Gira Só» é uma performance teatral concebida para um ambiente intimista. Inspirada nas memórias e histórias dos idosos do centro de dia da ARCOR e populares de Óis da Ribeira.
A actriz Bi Fernandes, autora, encenadora e intérprete,  explicou ao d´Óis Por Três que «é intimista e relativamente próximo do público, porque é, sobretudo, um momento de partilha e reflexão».
«Pretende fazer rir e emocionar, mas, sobretudo, dar a conhecer um outro lado daqueles que outrora foram parte activa deste mundo», disse Bi Fernandes, que, em palco, terá também a atriz Linda 
Utentes do Centro de Dia da ARCOR
desenharam o lençol para o «Gira Só»
Rodrigues, residente no Porto e que, profissionalmente, tem «um currículo invejável».
A música estará a cargo do aguedense Tiago Pereira, músico e compositor.
As personagens centrais terão figurinos resultantes de um lençol com muitos anos, desenhado pelas mãos dos utentes do centro de dia da ARCOR - como se pode ver na imagem ao lado e nas que ontem já AQUI mostrámos.
O «Gira Só» estará em cena durante 3 dias (24 e 25, às 21 horas, e 26 de Setembro, às 16), na casa do Adro em Águeda, no espaço reabilitado do Grupo Típico O Cancioneiro. 
Os bilhetes de entrada custam de 5 euros e todos os interessados em assistir terão de efetuar reserva pelo email girasoteatro@gmail.com e/ou pelo telemóvel 967679780.
«Pretendemos levar o projeto a outras cidades de Portugal, tendo já sido convidadas para atuar no Porto», disse Bi Fernandes, a actriz que actualmente
 reside em Óis da Ribeira e ontem disse ao d´Óis Por Três «estar disposta a ressuscitar o Grupo de Teatro da ARCOR».
A actriz Bi Fernandes


Quem é Bi Fernandes?
Teatro, ensino e televisão,
novelas, memórias e histórias tradicionais!


Bi Fernandes formou-se em Teatro pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto e em 2007.
Andreia Pereira de nome próprio, tem origem familiar em Sever do Vouga (da parte materna) e Santarém (da paterna). Reside em Óis da Ribeira, há já um ano.
O nome «artístico» não tem grande história, ou razão
especial. «Sou chamada assim desde pequena, uma forma carinhosa e familiar, sem qualquer relação com o meu verdadeiro nome», explicou a actriz, ao d´Óis Por Três.
A nível profissional, foi dirigida por Andrea Gabilondo, Peter Michael Dietz, Rogério de Carvalho, Howard Gayton, Diogo Dória, António Durães, Fernando Mora Ramos, entre outros. Apesar do seu trabalho incidir, sobretudo, como atriz de teatro, performer, professora de expressão dramática e encenadora, também participou nas novelas «Podia Acabar o Mundo» (SIC), «Feitiço de Amor» (TVI) e na série «Dentro» (RTP1).
Colaborou com a agência francesa La Lune Rousse, o Teatro Helena Sá e Costa, o Projeto EZ e o Dogma 12. Desenvolveu, em Junho de 2014, o projeto Fénix - Renascer das Memórias (teatro com idosos), vencedor do concurso Mentes Criativas e Inovadoras, pela Câmara Municipal de Águeda. É atriz e marionetista residente na Companhia Pandora Teatro - Marionetas para a Infância, de Vila Nova de Gaia, desde 2017.

O GTA da ARCOR está
em coma desde... 2012!

Encenação em Águeda !
A ressurreição do teatro
da ARCOR ?

A carreira de Bi Fernandes inclui a encenação de teatro comunitário e intergeracional em Águeda e apresentação de vários projetos da sua autoria, para bibliotecas e destinados a público familiar, de promoção da leitura e valorização da narração de histórias tradicionais. 
O ano de 2020 teve novo passo em frente: passou a integrar o elenco das Contilheiras, grupo de teatro de artes do espectáculo, da cidade do Porto.
Quem sabe se, amanhã, em futuro próximo, ficará na história da ARCOR e na muito desejada ressurreição do seu Grupo de Teatro Amador?
O GTA da ARCOR, que está em «coma» desde 2012! Ano em que, a 4 de Fevereiro, apresentou a peça «O Avarento», de Molière.

Sem comentários:

Enviar um comentário