terça-feira, setembro 14, 2021

* ANO 1931: A nova canalização da Fonte do Cruzeiro! O centro de dia da ARCOR em 2004 e a ligação de Óis da Ribeira a Requeixo em 2012 pelo caminho da pateira!

A fonte do Cruzeiro

José M. Estima



A Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, há 90 anos, «mandou descobrir os canos que conduzem a água à fonte do Largo Jacinto Bernardo Henriques (actual Largo do Centro Social), afim de serem substituídos por encanamento novo».
O melhoramento, ver AQUI, foi considerado «importante» e a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Águeda «contribuiu com 5 770$00 e a oferta do material de encanamento».
«É preciso, agora, mandar tirar todo o aterro depositado na mina «mãe de água» e limpá-la, se for preciso explorar a água suficiente para abastecer o povo desta freguesia, que luta com dificuldades, há anos, para obtê-la sem interrupção», referia a notícia da época, acrescentando que «urge que a Comissão Administrativa desta freguesia dê as necessárias providências para se reparar esta grande falta». 
A fonte é a que actualmente está no largo da Rua da Ponte, a Jacinto Bernardo Henriques, então no denominado Largo do Cruzeiro, depois Largo Jacinto Bernardo Henriques e agora Largo do Centro Social.
A Comissão Administrativa da JF óisdaribeirense da altura era presidida por José Maria Estima e integrava os vogais Joaquim Maria Viegas e Manuel Maria dos Reis. Tomou as previdências reclamadas.

Outros tempos,
outros factos !
O centro de dia da ARCOR em 2004 e a ligação de Óis 
da Ribeira a Requeixo em 2012 pelo caminho da pateira

Os primeiros dias do Centro de Dia: a assistente
social Ana Carolina Simões, Anacleto Estima, Ma-
ria Simões (Luz), Judite Tavares e Ilusinda Jesus


1 - ANO 2004,
há 17 anos !
- SEGURANÇA SOCIAL NA ARCOR PARA «CRIAR» O CENTRO DE DIA: Um grupo de técnicos do Centro Regional de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro (CRSSSA) visitou a ARCOR a 14 de Setembro de 2004, há precisamente 17 anos, para inspecionar o Centro Social.
O objectivo, em particular, era preparar a abertura do centro de dia para idosos e os técnicos da SS observaram e deram instruções sobre o seu funcionamento, sendo contrato-programa para os primeiros 15 utentes sido  assinado a 17 seguinte, pelo director regional dr. Jorge Campino (da SS de Aveiro) e pelo presidente Celestino Viegas (da direção da ARCOR).
O Centro de Dia abriu da ARCOR finalmente a 22 de Novembro desse mesmo ano de 2004 e, de acordo com o contrato-programa, poderia, no futuro, vir a ter 30 utentes.
Bico da Mota é ao fundo. O caminho segue para 
norte e para Requeixo, ao longo da uma vala !

2 - Ano 2012,
há 9 anos !
- LIGAÇÃO DE ÓIS A REQUEIXO PELO BICO DA MOTA: As freguesias de Ois da Ribeira a Requeixo «ganharam» um novo caminho em Setembro de 2012, há 9 anos e a partir do Bico da Mota.
As duas Juntas de Freguesia «associaram-se» e já anos antes tinha sido aberta uma vala, ao longo da pateira, ligeiramente abaixo do bico da mota, para norte. As lamas, depois de enxutas e preparadas, deram lugar a um caminho que serve terrenos (agora) agrícolas – até à chamada Quinta do Senhor. Depois, foi uma questão de melhor preparar o piso, compactando-o e alargando-o.
A autarquia ribeirense, presidida por Fernando Pires, rasgou o novo caminho, a partir do espaço que se vê na foto e já era parte troço do trilho pedestre. Desde então e em caminho por onde passam viaturas automóveis, vai-se do Bico da Mota até aos Gramais e Cubas, ligando ao caminho que, vindo da capela de Santo António, dá para o paredão do rio e para Requeixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário